13 Maneiras Inteligentes de Ensinar Matemática e Números para Crianças e Jovens
Autora: Anne Marie Lucille[1]
Conteúdo Atualizado: 18 de Dezembro de 2023
Aprenda por meio de 13 Atividades Recreativas com fins Educativos, maneiras super práticas e inteligentes de fazer a iniciação de Crianças e Jovens de todas as Idades, ao mundo dos Números...
"Qualquer Atividade que faça parte do nosso cotidiano pode ser revertida em material cognitivo útil, basta que o educador seja capaz de perceber as oportunidades..."
Foto de Prostock-studio - stock.adobe.com"O Ensino da Lógica permite ao Educador desenvolver habilidades nos seus alunos, tais como: Senso de Organização e competências extras para trabalhar a Solução de Problemas simples e complexos."
Observação Importante:
Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor ou Educador", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Examinando as Oportunidades que poderão ser transformadas em meios práticos para o Ensino da Lógica e Matemática a Crianças e Jovens de qualquer idade...
Aprender sobre matemática pode começar de um modo totalmente informal, onde a criança sequer percebe que está aprendendo alguma coisa.
Em nosso dia a dia, as oportunidades de apresentar a uma criança o reino da Matemática e dos números são incontáveis. Cabe ao pai ou educador, usar de sua criatividade para descobrir quais são as opções mais favoráveis e adequadas a cada situação, ou perfil de cada criança ou jovem.
Mas, para que esta primeira abordagem tenha uma repercussão positiva, a forma lúdica ainda é uma das pedagogias mais eficientes, uma vez que o ato de brincar é um estado natural dentro da rotina infantil.
Ao se sentir livre de encargos, obrigações, fórmulas, protocolos e cobranças, a criança estará pronta para liberar sua atenção, assim como todo seu potencial criativo.
Por outro lado, os pais, dentro do ambiente doméstico, poderão praticar matemática com suas crianças, por exemplo, conversando sobre o formato e tamanho das embalagens dos alimentos, volume e peso, assim como o custo de cada coisa.
Uma das brincadeiras possíveis e eficazes para uma iniciação básica à tabuada, é a contagem de pequenos objetos, sementes, quantidade de biscoitos em pacotes, palitos de fósforos e outros, onde a criança facilmente aprenderá soma e subtração.
E lembrando uma vez mais, crianças não têm preferências, e tudo para elas é aprendizado, sejam os exemplos negativos, ou as edificantes orientações positivas.
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A seguir, estão algumas dicas, na verdade reflexões, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção na condução de suas crianças e alunos.
É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...
- Através das diversas atividades da pré-escola ou Básico, tais como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos, caixas e outros, a criança vai adquirir conhecimentos matemáticos simples.
- Desta iniciação dependerá muito seu interesse pela Matemática no decorrer de sua vida.
- O educador deve dar a criança oportunidades para observar tudo que a rodeia, contando, comparando, medindo, e assim por diante.
- Deve o educador aproveitar as situações reais, para a iniciação aos conceitos matemáticos básicos, tais como, espaço, medidas, volumes, peso e outros.
- A criança na idade pré-escolar é dotada de excelente memória.
- É conveniente ensinar pequenas quadrinhas e canções envolvendo assuntos matemáticos.
- O educador, para dar conhecimentos numéricos, poderá criar exercícios como contar as rodas do automóvel, da carroça, as pernas de mesas e cadeiras, dedos da galinha, patas do cavalo, pétalas de uma flor, dedos das mãos e pés, quantidade de lápis de cor contidos em uma caixa, e assim por diante.
- Deve o educador relacionar os números com as coisas que já sejam conhecidas da criança, a fim de auxiliar na formação e familiarização com o conceito geral.
- No Ensino Básico, o educador deve limitar seus ensinamentos à primeira dezena e entre pequenos grupos de crianças.
- Brincar com pequenos recipientes plásticos com líquidos, ajuda na compreensão do que vem a ser o volume, as medidas e suas variações.
- A medida do tempo e do espaço não deve ser esquecida.
- Para estes ensinamentos deve ser levada em conta a capacidade cognitiva de cada criança ou grupo etário.
- A educação financeira simples, isto é, a explicação prática por meio de exemplos sobre o significado dos gastos e preços, deve começar já nesta fase etária. Use e abuse dos exemplos, pois, para uma criança, o exemplo seguido da respectiva explicação vale mais que um milhão de conceitos teóricos ou hipotéticos.
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Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia, Educação de crianças, jovens e Adultos. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Holística.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor(a) em: https://www.mundosimples.com.br