Fábulas Edificantes para todas as Idades
A Mulher que Possuía uma Galinha - Questões
Autor:
Site de Dicas, Esopo [1]
07 de Janeiro de 2016
As questões se prestam a uma melhor fixação do texto após a leitura da fábula, ou mesmo para debates em grupos de estudos em Salas de Aula
O desejo de ter sempre mais, na maioria das vezes, induz ao sentimento de ter sempre menos...
O desejo de ter sempre mais, na maioria das vezes, induz ao sentimento de ter sempre menos...
- O que a Mulher ganhava todos os dias?
- O que fez a Mulher para aumentar seus ganhos diários? Ela obteve êxito?
- Na vida real, você conhece ou lembra de alguma situação parecida com esta?
- O autor tenta retratar algum sentimento, comportamento humano nessa fábula? Qual seria?
- Você é capaz de explicar, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?
- Você seria capaz de criar uma "Moral da História" alternativa para esse conto?
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Sobre a Autoria:
As Fábulas publicadas nesse site, quando comparadas com as versões disponíveis no ocidente, são consideradas as mais fiéis transcrições em língua portuguesa dos escritos originais de Esopo. Usamos como referência a obra de Rev. Geo. Fyler Towwnsend, M.A., cujo trabalho resume uma vasta compilação a partir dos originais Gregos, e publicada por George Routledge and Sons, London, 1905.
A tradução dessa obra foi realizada com exclusividade para o Site de Dicas.
email: contato@sitededicas.com.br
Notas sobre O Autor:
[1]
Esopo, o mais conhecido dentre os fabulistas, foi sem dúvida um grande sábio que viveu na
antiguidade. Sua origem é um mistério cercado de muitas lendas. Mas, pode ter ocorrido por volta
do ano 620 A.C.
E embora várias localidades reivindiquem o posto maternal, é comum que o tratem como originário de uma cidade chamada Cotiaeum na província da antiga Frígia, Grécia.
Acredita-se que já nasceu escravo e pertenceu a dois senhores. O Segundo, viria a torná-lo livre ao
reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.
Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo
os personagens humanos por animais, objetos, ou coisas inanimadas do reino vegetal e mineral.