Autor: Site de Dicas
Ilustrações e Texto: Alberto Filho[1]
Revisto e Atualizado: 11 de Maio de 2024
Um menino foi buscar lenha na floresta com seu Burrico e levou junto seu Cachorro de estimação.
Chegando no meio da mata, o menino juntou um grande feixe de lenha, olhou para o Burro, e exclamou:
"Vou colocar uma carga de lenha de lascar nesse Jumento mirrado!"
Então, o animal bateu com os cascos, e virando-se para ele, disse em tom resignado:
"É... só diz isso porque não é você quem vai levar..."
O Menino muito espantado com o fato de ter o Burro falado, correu e foi direto contar tudo ao seu pai. Ao chegar em casa, quase sem fôlego, ele disse:
"Pai, eu estava na mata juntando lenha, e depois de preparar uma carga para trazer, quando eu disse que ia colocá-la na garupa do Burro, acredite se quiser, mas ele se virou para mim e disse: "É... só diz isso porque não é você quem vai levar..."
O Pai do menino, olhou-o de cima para baixo, e meio desconfiado, severamente o repreendeu:
"Você agora está dando pra mentir? Onde já se viu tal absurdo, animais não falam!"
Neste momento, o Cachorro que estava ali presente, saiu em defesa do garoto, e também falou:
"O Senhor pode acreditar... tudo que ele disse é a mais pura verdade, eu que também estava lá, sou uma testemunha viva disso..."
Assustado, o pobre camponês, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que estava encostado na parede, e o ergueu com a intenção de afastar o animal.
Neste momento, aconteceu algo ainda mais curioso. O machado começou a tremer em suas mãos, e de dentro dele saiu uma voz que soava temerosa:
"O melhor é que o senhor tenha cuidado, afinal de contas, esse Cachorro dentuço bem que pode me morder..."
Conto bastante popular em todo Nordeste do Brasil, e embora formalmente seja classificado como de origem desconhecida, possui fortes traços de influência da região central da Europa.
Nota de Copyright ©
É expressamente Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site
Os Contos da Carochinha, também conhecidos como Contos Tradicionais Brasileiros, são adaptações de antigas Histórias atemporais tiradas da tradição de todos os povos, de todas as Nações.
São contos que sempre resgatam, através de exemplos diretos e não ambíguos, de maneira divertida, um Ensinamento com proposta Ética e Edificante, de modo a orientar o leitor numa linguagem que esteja alinhada com sua realidade e nível de compreensão.
Email: contato@sitededicas.com.br