Autor: Alberto Filho - Tradutor[1]
Revisto e Atualizado: 07 de Maio de 2024
Um Pastor contemplava tranquilo seu Asno, animal de carga, a pastar em uma verde e extensa campina, onde uma fresca e agradável brisa soprava sem parar.
De repente, escuta ao longe os gritos e o tropel dos cavalos de uma tropa de soldados inimigos, que rapidamente se aproximava do local onde se encontrava.
Com receio de ser capturado e apriosionado pelo inimigo, suplica ao animal para que este o carregue em seu dorso, o mais rápido que puder, para o mais longe possível daquele lugar.
O Asno então, pensativo lhe pergunta: "Senhor, me responda com toda sinceridade: por que eu deveria temer o inimigo? O senhor acha provável que o meu novo senhor, que no caso é o seu inimigo, coloque em mim, além dos dois pesados cestos de carga que já carrego todos os dias, mais outros dois?"
E lhe responde de imediato, embora claramente constrangido e com voz embargada, o Pastor: "Suponho que não, pois sequer haveria espaço em seu dorso para este fim..."
"Então, assim sendo," Ressalta o resignado animal, "contanto que eu carregue os dois cestos que já carrego todos os dias, que diferença fará a qual Senhor estarei servindo?"
Moral da História 1:
Quando assume o novo governante, para o servo cativo e pobre, nada muda além do nome do seu novo Senhor...
Moral da História 2:
Cativo rico, cativo pobre, pouco importa o status de um ou outro, se ambos são Prisioneiros...
Moral da História 3:
O homem livre nunca é um escravo das obrigações...
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
A tradução desse texto foi realizada com exclusividade para o Site de Dicas por Alberto Filho.
[1]
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É autor, pesquisador e educador de Educação Infantil, Juvenil e Adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral, Holística e Consciencial. É também Ilustrador e escritor de contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br
Sobre as Fábulas:
Consideramos as Fábulas de Esopo publicadas neste site, quando comparadas com as versões disponíveis em meios digitais ou impressos, como as mais fiéis transcrições em língua portuguesa dos escritos originais deste grande sábio grego. Usamos como referência em nossas pesquisas históricas e bibliográficas a obra de Rev. Geo. Fyler Townsend, M.A., cujo trabalho resume uma vasta compilação a partir dos originais Gregos e que foi publicada orignariamente por George Routledge and Sons, London, 1905.
Acredita-se que já nasceu escravo e pertenceu a dois senhores. O Segundo viria a torná-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.
Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos ou coisas inanimadas do reino vegetal, mineral, ou forças da natureza.
O Editor