Autor: Alberto Filho - Tradutor[1]
Revisto e Atualizado: 07 de Maio de 2024
Um Cachorro e um Galo que viajavam juntos, resolveram se abrigar da noite, em uma árvore. O Galo se acomodou em cima de um galho lá no alto, enquanto que o cão deitou-se num confortável espaço oco, situado na base do tronco.
Quando amanheceu, o Galo, como de costume, logo cantou ao despertar.
Uma Raposa, que por ali procurava comida, ao escutar o canto, vendo ali uma grande oportunidade de conseguir seu jantar, se aproximou da árvore, e em tom dissimulado, foi logo dizendo o quanto lhe agradaria conhecer de perto o dono de tão encantadora voz...
"Se o senhor me permitir", disse ela em tom servil, "Ficarei muito grata e lisonjeada, de passar o dia em sua adorável companhia, claro, apenas apreciando sua bela e divina voz..."
O Galo, sem se abalar com o lisonjeio, então respondeu:"Sem problemas minha senhora, para isso, por favor, dê a volta na árvore, e peça para meu porteiro lhe abrir a porta, pois eu certamente a receberei de boa vontade em minha casa..."
Mas, quando a Raposa se aproximou da árvore, o Cachorro a atacou afugentando-a para longe.
Moral da História 1:
Quem usa de má fé para explorar a boa fé, de boa fé será explorado pela má fé...
Moral da História 2:
Prudente é desconfiar de um carneiro quando ele está de frente; de um cavalo quando está de costas; e dos velhacos de todos os lados...
Moral da História 3:
Quem julga pelas aparências, pelas aparências será enganado...
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
A tradução desse texto foi realizada com exclusividade para o Site de Dicas por Alberto Filho.
[1]
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É autor, pesquisador e educador de Educação Infantil, Juvenil e Adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral, Holística e Consciencial. É também Ilustrador e escritor de contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br
Sobre as Fábulas:
Consideramos as Fábulas de Esopo publicadas neste site, quando comparadas com as versões disponíveis em meios digitais ou impressos, como as mais fiéis transcrições em língua portuguesa dos escritos originais deste grande sábio grego. Usamos como referência em nossas pesquisas históricas e bibliográficas a obra de Rev. Geo. Fyler Townsend, M.A., cujo trabalho resume uma vasta compilação a partir dos originais Gregos e que foi publicada orignariamente por George Routledge and Sons, London, 1905.
Acredita-se que já nasceu escravo e pertenceu a dois senhores. O Segundo viria a torná-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.
Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos ou coisas inanimadas do reino vegetal, mineral, ou forças da natureza.
O Editor