Autor: Alberto Filho - Tradutor[1]
Revisto e Atualizado: 06 de Maio de 2024
Um Leão e um Asno, combinaram que iriam caçar juntos. E em sua busca por presas, logo os dois caçadores vislumbraram um grupo de Cabras Selvagens, que se escondera em uma caverna. E assim, juntos resolveram traçar um plano de ação para capturá-las.
E desse modo, ficou combinado que o Asno entraria na caverna, e se encarregaria de atraí-las para fora. O Leão, claro, ficaria à espreita, pronto para atacá-las, tão logo deixassem a gruta.
O plano funcionou com perfeição. Distraídas e confiantes de que estavam em segurança em seu retiro, as Cabras não perceberam que o Asno ali adentrara. O animal invasor, de maneira inesperada, pulando e zurrando com toda força que lhe permitiam os pulmões, fez um barulho tão assustador, que as Cabras tomadas de surpresa e dominadas pelo pânico, não tiveram outra reação senão correr para todos os lados.
E logo, um pouco recuperadas do susto, finalmente conseguiram encontrar a saída do confinamento, e julgando que estariam mais seguras do lado de fora, saíram correndo em disparada, alheias ao Leão que de prontidão, espreitava-as à entrada.
Orgulhoso do seu feito, o Asno saiu para fora da caverna, e comentou: "Você viu como coloquei todas elas pra correr?"
Ao que o Leão lacônicamente comenta: "Sim, sem dúvida, e se eu não o conhecesse tão bem, é provável que tivesse a mesma reação delas..."
Moral da História 1:
O Convívio é capaz de remover todas as máscaras...
Moral da História 2:
As aparências são capazes de mostrar com notável precisão uma realidade que não passa de ilusão...
Moral da História 3:
Impossível é determinar a qualidade de um produto, julgando apenas a aparência de sua embalagem...
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
A tradução desse texto foi realizada com exclusividade para o Site de Dicas por Alberto Filho.
[1]
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É autor, pesquisador e educador de Educação Infantil, Juvenil e Adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral, Holística e Consciencial. É também Ilustrador e escritor de contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br
Sobre as Fábulas:
Consideramos as Fábulas de Esopo publicadas neste site, quando comparadas com as versões disponíveis em meios digitais ou impressos, como as mais fiéis transcrições em língua portuguesa dos escritos originais deste grande sábio grego. Usamos como referência em nossas pesquisas históricas e bibliográficas a obra de Rev. Geo. Fyler Townsend, M.A., cujo trabalho resume uma vasta compilação a partir dos originais Gregos e que foi publicada orignariamente por George Routledge and Sons, London, 1905.
Acredita-se que já nasceu escravo e pertenceu a dois senhores. O Segundo viria a torná-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.
Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos ou coisas inanimadas do reino vegetal, mineral, ou forças da natureza.
O Editor