Autor: Alberto Filho - Tradutor[1]
Revisto e Atualizado: 06 de Maio de 2024
Um Leão, um Asno e uma Raposa, que caçavam juntos, conseguiram capturar muitas presas. E eis que ao Asno foi solicitado que fizesse a partilha de todo aquele espólio. Com muito jeito e delicadeza, ele dividiu tudo em três partes iguais.
A Raposa claro, ficou satisfeita com a divisão. Mas o Leão, furioso, pulou sobre o asno, e com um golpe certeiro de sua forte pata, jogou-o inerte sobre a pilha dos animais que jaziam amontoados no chão. Então, rosnando furioso, se voltou para a Raposa, e disse:
"Muito bem, agora é a sua vez de fazer a partilha..."
A Raposa não perdeu tempo falando. Rapidamente juntou toda caça em apenas uma grande pilha, e para si mesmo, retirou tão somente uma pequena parte, na verdade apenas os pedaços indesejáveis dos outros animais, tais como, os chifres e os cascos de uma Cabra selvagem, e a cauda de um Boi.
O Leão, agora bem humorado, gentilmente comenta:
"Estou impressionado com sua sabedoria... Mas, afinal de contas, quem te ensinou a fazer uma divisão tão justa e sábia como esta?"
"Eu aprendi a lição com o Asno...", cautelosamente respondeu a Raposa, enquanto se afastava do local levando na boca o seu quinhão.
Moral da História 1:
Sabedoria é ser capaz de aprender com o infortúnio dos outros...
Moral da História 2:
Algumas perdas representam ganhos evidentes...
Moral da História 3:
O sábio aprende a partir dos erros alheios...
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
A tradução desse texto foi realizada com exclusividade para o Site de Dicas por Alberto Filho.
[1]
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É autor, pesquisador e educador de Educação Infantil, Juvenil e Adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral, Holística e Consciencial. É também Ilustrador e escritor de contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br
Sobre as Fábulas:
Consideramos as Fábulas de Esopo publicadas neste site, quando comparadas com as versões disponíveis em meios digitais ou impressos, como as mais fiéis transcrições em língua portuguesa dos escritos originais deste grande sábio grego. Usamos como referência em nossas pesquisas históricas e bibliográficas a obra de Rev. Geo. Fyler Townsend, M.A., cujo trabalho resume uma vasta compilação a partir dos originais Gregos e que foi publicada orignariamente por George Routledge and Sons, London, 1905.
Acredita-se que já nasceu escravo e pertenceu a dois senhores. O Segundo viria a torná-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.
Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos ou coisas inanimadas do reino vegetal, mineral, ou forças da natureza.
O Editor