Autor: Alberto Filho - Tradutor[1]
Revisto e Atualizado: 06 de Maio de 2024
Certa manhã, mamãe Cabra foi ao mercado comprar provisões para sua casa, onde vivia com seu filhote.
"Tome conta da casa meu filho", ela disse ao Cabrito, enquanto fechava a porta com cuidado. "Não permita que ninguém entre, a menos que o visitante diga a seguinte frase secreta: "Quero distância dos Lobos, e de todos da sua espécie!"
Bastante atento, um Lobo que estava à espreita ali perto, escutou cuidadosamente as recomendações de mamãe Cabra.
E assim, tão logo a mamãe Cabra sumiu de sua vista, caminhou até a porta, e após nela bater, com uma voz macia quase melodiosa, falou: "Quero distância dos Lobos, e de todos da sua espécie!"
Embora de fato fosse aquela a palavra secreta combinada com sua mãe, ao olhar por baixo da fresta da porta, viu a sombra de uma figura estranha, e por isso mesmo, não se sentiu totalmente seguro. E então disse: "Mostre-me sua pata branca, e apenas assim o deixarei entrar..."
Uma pata branca, é um atributo raro que quase nenhum Lobo possui, e sabendo disso, o senhor Lobo foi embora com a mesma fome que havia chegado.
"Você nunca está totalmente seguro...", suspirou aliviado o Cabrito, enquanto via pelo buraco da fechadura, o desolado Lobo que se afastava em direção à floresta.
Moral da História 1:
Sábio é aquele que dá um passo à frente com um pé atrás...
Moral da História 2:
Onde não há dúvida, não existe bom senso...
Moral da História 3:
O homem sábio duvida até de suas mais consistentes certezas...
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
A tradução desse texto foi realizada com exclusividade para o Site de Dicas por Alberto Filho.
[1]
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É autor, pesquisador e educador de Educação Infantil, Juvenil e Adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral, Holística e Consciencial. É também Ilustrador e escritor de contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br
Sobre as Fábulas:
Consideramos as Fábulas de Esopo publicadas neste site, quando comparadas com as versões disponíveis em meios digitais ou impressos, como as mais fiéis transcrições em língua portuguesa dos escritos originais deste grande sábio grego. Usamos como referência em nossas pesquisas históricas e bibliográficas a obra de Rev. Geo. Fyler Townsend, M.A., cujo trabalho resume uma vasta compilação a partir dos originais Gregos e que foi publicada orignariamente por George Routledge and Sons, London, 1905.
Acredita-se que já nasceu escravo e pertenceu a dois senhores. O Segundo viria a torná-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.
Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos ou coisas inanimadas do reino vegetal, mineral, ou forças da natureza.
O Editor