Autor: Alberto Filho - Tradutor[1]
Revisto e Atualizado: 07 de Maio de 2024
Certo dia, após contar suas Ovelhas, um hábito que já fazia parte de sua rotina, um Pastor deu pela falta de algumas delas.
Muito bravo, aos gritos, cheio de presunção e arrogância, disse que gostaria de pegar o responsável por aquilo, e com suas próprias mãos, dar-lhe um merecido e exemplar castigo.
Falava tudo isso, suspeitando de um Lobo que vira afastar-se em direção à uma região rochosa entre as colinas, onde existiam cavernas que lhes serviam de abrigo.
Mas, antes de ir até lá, fez uma promessa aos deuses, dizendo que lhes sacrificaria a mais gorda e bela das suas Ovelhas, caso o ajudassem a encontrar o responsável pelo roubo.
Após procurar em vão sem encontrar nenhum Lobo, quando passava diante de uma grande gruta ao pé da montanha, um enorme Leão, saindo de dentro, põe-se à sua frente. Carregava à boca uma de suas Ovelhas, e o encarou de maneira ameaçadora. Cheio de pavor, o Pastor cai de joelhos ao chão, e então suplica aos deuses:
"Piedade, bondosos deuses, os homens não sabem o que dizem! Para encontrar o ladrão ofereci em sacrifício a mais gorda e bela das minhas ovelhas. Mas agora, prometo o maior e mais belo Touro, desde que façam com que o ladrão vá embora para bem longe de mim..."
Moral da História 1:
O Sábio não soluciona um problema criando outros...
Moral da História 2:
Quando a razão se rende à imaginação, sai o bom senso e entra a precipitação...
Moral da História 3:
Ocorre de algumas vezes, a cura se mostrar mais prejudicial que a enfermidade...
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
A tradução desse texto foi realizada com exclusividade para o Site de Dicas por Alberto Filho.
[1]
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É autor, pesquisador e educador de Educação Infantil, Juvenil e Adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral, Holística e Consciencial. É também Ilustrador e escritor de contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br
Sobre as Fábulas:
Consideramos as Fábulas de Esopo publicadas neste site, quando comparadas com as versões disponíveis em meios digitais ou impressos, como as mais fiéis transcrições em língua portuguesa dos escritos originais deste grande sábio grego. Usamos como referência em nossas pesquisas históricas e bibliográficas a obra de Rev. Geo. Fyler Townsend, M.A., cujo trabalho resume uma vasta compilação a partir dos originais Gregos e que foi publicada orignariamente por George Routledge and Sons, London, 1905.
Acredita-se que já nasceu escravo e pertenceu a dois senhores. O Segundo viria a torná-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.
Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos ou coisas inanimadas do reino vegetal, mineral, ou forças da natureza.
O Editor