Autor: Alberto Filho - Tradutor[1]
Revisto e Atualizado: 07 de Maio de 2024
Certa vez, um Touro, fugindo da perseguição de um feroz Leão, se escondeu numa gruta onde os Pastores costumavam abrigar seus rebanhos durante as tempestades, ou ao cair da noite.
Ocorre que um destes animais, uma Cabra, que estava escondida no fundo da gruta, se achando dona do lugar, tão logo viu o Touro entrar, distraído que estava, extenuado e tentando se recuperar do tremendo susto que levara lá fora, aproveitando-se da situação, pelas costas, covardemente o atacou com seus chifres.
Como o Leão ainda estava circulando em volta da entrada da gruta, o Touro teve que se submeter à aquela incompreensível agressão e injustificável insulto.
Então, com a voz grave e em tom de alerta, disse à Cabra:
"Você não acredita que estou me submetendo, sem reagir, a esta injusta e covarde agressão, porque tenho medo de você não é? Mas, te prometo uma coisa, tão logo o Leão for embora, aí sim, te colocarei no seu devido lugar, e acredite, disso tenho a mais absoluta certeza, te darei tamanha lição que dela, decerto, enquanto viveres, jamais irás esquecer..."
Moral da História 1:
O egoísta não admite compartilhar com os outros, aquilo que os outros com ele compartilham...
Moral da História 2:
Receber favores sem nunca retribuir, eis a máxima do egoísta...
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
A tradução desse texto foi realizada com exclusividade para o Site de Dicas por Alberto Filho.
[1]
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É autor, pesquisador e educador de Educação Infantil, Juvenil e Adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral, Holística e Consciencial. É também Ilustrador e escritor de contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br
Sobre as Fábulas:
Consideramos as Fábulas de Esopo publicadas neste site, quando comparadas com as versões disponíveis em meios digitais ou impressos, como as mais fiéis transcrições em língua portuguesa dos escritos originais deste grande sábio grego. Usamos como referência em nossas pesquisas históricas e bibliográficas a obra de Rev. Geo. Fyler Townsend, M.A., cujo trabalho resume uma vasta compilação a partir dos originais Gregos e que foi publicada orignariamente por George Routledge and Sons, London, 1905.
Acredita-se que já nasceu escravo e pertenceu a dois senhores. O Segundo viria a torná-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.
Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos ou coisas inanimadas do reino vegetal, mineral, ou forças da natureza.
O Editor