Autor: Alberto Filho - Tradutor[1]
Revisto e Atualizado: 07 de Maio de 2024
Um Urso, que procurava entre as árvores pequenos frutos silvestres para sua refeição matinal, deu de cara com o tronco oco de uma árvore caída, dentro do qual, um enxame de abelhas guardava seu precioso favo de mel.
O Urso, com bastante cuidado, começou a farejar em volta do tronco tentando descobrir se as abelhas estavam em casa.
Neste exato momento, uma das abelhas que voltava do campo onde fora coletar o néctar das flores para levar à sua colméia, deu de cara com o matreiro e curioso visitante.
Receosa e apreensiva com as pretensões daquele indesejado bisbilhoteiro, voou até ele, e deu-lhe uma ferroada, para desaparecer em seguida no interior oco da árvore caída.
O Urso, assolado pela dor da ferroada, tomado de fúria, numa reação incontrolável, pulou em cima do tronco com unhas e dentes, atacando a tudo e a todas. Estava mesmo disposto a se vingar pela injúria sofrida, destruindo a colméia. No entanto, isso apenas o fez provocar uma reação em cadeia de todas as abelhas.
Assim, ao pobre Urso, restou apenas fugir o mais depressa que pode em direção a um pequeno lago, onde, depois de nele mergulhar e permanecer imerso por um bom tempo, finalmente se pôs à salvo.
Moral da História 1:
É mais sábio suportar uma pequena provocação em silêncio, que com barulho desnecessário criar uma grande confusão...
Moral da História 2:
O poder maior está em ser capaz de controlar a si mesmo...
Moral da História 3:
A mais poderosa reação do sábio, é sempre a não reação...
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
A tradução desse texto foi realizada com exclusividade para o Site de Dicas por Alberto Filho.
[1]
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É autor, pesquisador e educador de Educação Infantil, Juvenil e Adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral, Holística e Consciencial. É também Ilustrador e escritor de contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br
Sobre as Fábulas:
Consideramos as Fábulas de Esopo publicadas neste site, quando comparadas com as versões disponíveis em meios digitais ou impressos, como as mais fiéis transcrições em língua portuguesa dos escritos originais deste grande sábio grego. Usamos como referência em nossas pesquisas históricas e bibliográficas a obra de Rev. Geo. Fyler Townsend, M.A., cujo trabalho resume uma vasta compilação a partir dos originais Gregos e que foi publicada orignariamente por George Routledge and Sons, London, 1905.
Acredita-se que já nasceu escravo e pertenceu a dois senhores. O Segundo viria a torná-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.
Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos ou coisas inanimadas do reino vegetal, mineral, ou forças da natureza.
O Editor