Atividades Lúdicas de Natureza Didática
Jogos Lógicos e Matemáticos
A Criança Desaparecida...
Autor: Site de Dicas[1]
Atualizado: 04 de Outubro de 2024
"Em um ambiente acolhedor e repleto de desafios não existe aluno indisciplinado, desmotivado ou desatento..."
"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Nome do Jogo: A Criança Desaparecida
Categoria: Lógica, Matemática, Dedução
Local de Desenvolvimento: Sala de aula, salão, ou sala comum
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Nenhum.
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Lógica, Analogia, Imaginação, Memória associativa, Memória visual, Conhecimentos gerais, Organização, Atenção aos Detalhes, Concentração, Concatenação ou Organização de ideias, Expressão, Sociabilidade, Interação em grupo, etc.
Instruções Gerais:
É importante observar que todas as Atividades Lúdicas com Perfil Cognitivo precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.
Formação:
Posicionado dentro de um círculo, o orientador ou a criança, fazendo o papel de mãe ou pai, chama outra criança, que fará o papel de um policial. O Policial fará de conta que está respondendo à uma chamada ou ocorrência. Em volta deles estarão as demais crianças que participarão da brincadeira.
Desenvolvimento da Atividade e Regras Gerais:
Desenvolvimento: O Orientador ou aluno, no papel de mãe ou pai, solicita então a ajuda do policial para encontrar sua criança que está desaparecida.
O Policial pergunta a mãe ou ao pai como está vestida a criança. A mãe ou pai deverá descrever o máximo de detalhes que lembrar. As roupas, cor do cabelo, sapatos, etc.
O Policial olha com atenção para as crianças em volta da roda comparando-as com a descrição feita pela mãe ou pai, até encontrar aquela que corresponda a descrição. Identificada a criança, escolhem-se novos personagens e o jogo prossegue.
Nesse caso avalia-se a Qualidade Geral do Repertório Cognitivo de cada um a partir de suas conclusões mais criativas ou mesmo das Analogias feitas.
Na Figura 1 podemos ver uma ilustração que simula um provável desdobramento da Atividade.
Figura 1
A brincadeira poderia ser incrementada se, ao invés de uma criança desaparecida, fossem duas, ou três, e tudo isso a depender do nível cognitivo do grupo.
Veja nosso novo Canal no YouTube!
Siga-nos nas Redes Sociais
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador pedagógico e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também desenvolverdor de Softwares Educativos, Ilustrador e Escritor de Contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br