Autor: Site de Dicas[1]
Atualizado: 15 de Julho de 2024
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas, oferecendo ainda diversos cursos gratuitos para diversas especialidades além daqueles voltados apenas ao empreendendorismo.
A entidade atua em todo o território nacional. E além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores.
Todos os Cursos online Gratuitos oferecidos pelo Sebrae são de excelente qualidade e foram elaborados por profissionais super qualificados em suas respectivas áreas. A instituição, além de capacitar novos profissionais e empreendedores, ainda fornece certificados autenticados aos alunos após a conclusão dos estudos.
Os Cursos Virtuais estão à disposição de qualquer pessoa que queira obter uma nova Especialização ou Requalificação para o mercado de trabalho, durante 24 horas por dia, sete dias por semana.
Como utilizar recursos do smartphone para aulas remotas
O curso é desenvolvido por meio de videoaulas, divididas em módulos específicos sobre o uso de recursos e ferramentas tecnológicas para o planejamento, gravação e transmissão de aulas remotas; assim, espera-se que ao finalizar a jornada de aprendizagem os professores sejam capazes de:
- Criar roteiros de gravação e gravar videoaulas;
- Produzir storytelling e aplicar em ambientes de aprendizagem online;
- Produzir PPT utilizando recursos de áudio e vídeo;
- Gravar e editar videoaulas usando o celular;
- Criar roteiros e aplicar oficinas utilizando plataformas de videoconferência.
Duração: 40h.
Pré-requisitos: Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.
Público Alvo: Professores, gestores escolares e demais interessados.
Fornece Certificado: Sim.
Prazo: Você terá 60 dias para concluir este curso.
Como planejar aulas remotas na plataforma Google Classroom
O Google Classroom é uma plataforma inovadora e gratuita que conta com um sistema de ferramentas que proporciona aos educadores em geral diversas possibilidades de uso dentro e fora da sala de aula. Tem sido utilizada para a realização do ensino remoto em situações onde os encontros presenciais são inviáveis ou restritos.
O curso é desenvolvido por meio de vídeo tutorial dividido em módulos que abordam os principais recursos da ferramenta, como organização, comunicação, avaliação e outros, que facilitam a interação entre professores e estudantes e dinamizam as atividades pedagógicas.
Duração: 10h.
Pré-requisitos: Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.
Público Alvo: Professores, gestores escolares e demais interessados.
Fornece Certificado: Sim.
Prazo: Você terá 30 dias para concluir este curso.
Como melhorar a gestão da sua loja virtual em marketplace
Curso online gratuito do Sebrae em Parceria com a Magazine Luiza. O curso "Como melhorar a gestão de sua loja virtual em marketplace" ensinará ao participante quais são os principais aspectos da gestão de uma loja virtual em marketplaces, bem como seus indicadores e ferramentas oferecidas pelas operadoras de marketplaces.
No conteúdo do curso você vai aprender:
1) Como gerenciar a retaguarda das operações da sua empresa no marketplace
2) Gestão de compras e estoques para operações em marketplaces
3) Formação do preço de venda
4) Gestão do fluxo de caixa do Seller
5) Administração dos pedidos
6) Gestão do relacionamento com os clientes
7) Principais métricas para gestão da performance de marketplaces
8) Principais ferramentas de gestão oferecidas pelos marketplaces
Duração: 2h.
Pré-requisitos: Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.
Público Alvo: Microempreendedor individual, Microempresa, Empresa de pequeno porte, Artesão, Candidato a empresário, Produtor rural.
Fornece Certificado: Sim.
Prazo: Você terá 15 dias para concluir este curso.
Marketing digital para sua empresa: equipe comercial
Saiba como fazer o seu negócio crescer rápido e de forma ágil.
Neste curso, você aprenderá como buscar oportunidades para sua empresa e entenderá a importância dos parceiros-chave para o crescimento do negócio.
Duração: 3h.
Pré-requisitos: Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.
Público Alvo: Microempreendedor individual, Microempresa, Empresa de pequeno porte, Candidato a empresário.
Fornece Certificado: Sim.
Prazo: Você terá 30 dias para concluir este curso.
Marketing digital para sua empresa: primeiros passos
Aprenda a utilizar ferramentas de marketing digital para aumentar os resultados do negócio.
É comum confundir que ter redes sociais da empresa é o mesmo que ter uma estratégia de marketing digital. No entanto, isso não é verdade. Uma estratégia de marketing digital para sua empresa deve ir além. Ter uma estratégia de marketing digital significa definir quem são seus potenciais clientes, saber como interagir com o público, determinar como você será encontrado, entre outros.
Neste curso você aprenderá a utilizar ferramentas de marketing digital e entenderá a diferença que elas podem fazer na sobrevivência de um negócio, principalmente no contexto atual em que empresas e consumidores continuam enfrentando a pandemia do novo coronavírus e o mundo digital se torna cada vez mais importante.
Contéudo deste curso:
- Marketing de Conteúdo
- Inbound Marketing
- Outbound Marketing
- Copywriting
Duração: 6h.
Pré-requisitos: Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.
Público Alvo: Microempreendedor individual, Microempresa, Empresa de pequeno porte, Candidato a empresário.
Fornece Certificado: Sim.
Prazo: Você terá 30 dias para concluir este curso.
Marketing digital - módulo 1
O principal objetivo deste curso é ajudar o empresário a posicionar sua marca na internet, gerando valor para os clientes e se relacionando da melhor forma com o público em tempos de crise.
Sobre o Curso:
Você ainda acha que ser digital não é para sua empresa? Não sabe por onde começar? O curso de Marketing Digital vai te provar que você pode começar a construir a estratégia de marketing digital da sua empresa agora mesmo.
Vamos te ensinar a vender no Instagram e nas demais redes sociais, como fazer anúncios, como usar ferramentas gratuitas para edição de postagens, como entender a jornada de compra do seu cliente, como montar seu funil de vendas e muito mais!
Conteúdo:
- Motivos para o Empreendedor ser Digital
- Conceitos de Marketing Digital
- O que é Marketing de Conteúdo e motivos para adotar essa Estratégia
- Como construir um Planejamento Digital
- Ferramentas Gratuitas
Duração: 1h.
Pré-requisitos: Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.
Público Alvo: Microempreendedor individual, Microempresa, Empresa de pequeno porte.
Fornece Certificado: Sim.
Prazo: Você terá 15 dias para concluir este curso.
Comercialização e distribuição para o Audiovisual
O objetivo deste curso é fornecer ferramentas e caminhos para que o produtor audiovisual comercialize seu conteúdo/projeto para o mercado comprador e atinja multidões, impactando na sustentabilidade econômico-financeira a longo prazo das empresas audiovisuais.
Este módulo você vai aprender a desenvolver a capacidade de distribuição e comercialização do conteúdo audiovisual, seja no cinema, TV ou streaming, em todas as suas etapas, desde a concepção do projeto até produtos já finalizados, através de estratégias assertivas para o sucesso da comercialização.
Duração: 34h.
Pré-requisitos: Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.
Público Alvo: Microempresa, Empresa de pequeno porte.
Fornece Certificado: Sim.
Prazo: Você terá 30 dias para concluir este curso.
Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença
Saiba como impulsionar os resultados do seu negócio através do marketing digital.
Você sabe que o mundo está cada vez mais digital, certo? E onde estão os seus clientes? Bem, eles estão navegando na internet, rolando suas timelines e procurando respostas nos motores de busca. E adivinha só? Eles estão procurando por você! Mas aqui está a questão: você está aparecendo para eles?
É aqui que entra o marketing digital. Com técnicas poderosas como SEO (Search Engine Optimization), você não apenas aparecerá nos resultados de busca, mas estará no topo! Isso significa mais visibilidade, mais tráfego e, é claro, mais vendas para o seu negócio.
Mas não é só isso. Com estratégias de influência digital, você estará conectando com seu público de forma autêntica, construindo relacionamentos duradouros que se traduzem em mais vendas.
Este curso não é apenas sobre teoria, é sobre ação. É sobre você colocar as mãos na massa e transformar conhecimentos em resultados tangíveis. Quer saber como planejar sua estratégia digital? Quer descobrir os segredos para ser encontrado pelo seu público? Quer aumentar suas vendas e ver sua empresa decolar no mundo digital?
Então, junte-se a nós e vamos tornar o sucesso da sua empresa uma realidade no mundo digital. Vamos lá, o futuro está esperando por você!
Duração: 6h.
Pré-requisitos: Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.
Público Alvo: Microempreendedor individual, Microempresa, Empresa de pequeno porte, Candidato a empresário.
Fornece Certificado: Sim.
Prazo: Você terá 30 dias para concluir este curso.
Como usar sites de busca para sua empresa
Entenda como utilizar os sites de busca para melhorar sua posição estratégica no mundo virtual e obter informações para a tomada de decisões no negócio.
Sobre o curso
Hoje, os mecanismos de busca na internet desempenham um papel importante no dia a dia das pessoas: por meio deles, podem ser encontrados todos os tipos de informação, incluindo, claro, dados sobre empreendimentos e seus produtos e/ou serviços.
Por isso, é fundamental saber como usar sites de busca para sua empresa, para não ficar por fora e ser encontrado quando as pessoas procurarem por seu negócio.
No curso Como usar sites de busca para sua empresa, será aprofundada a utilização de um dos maiores sites de busca do mundo, o Google. Utilizado por mais de 92% dos usuários da internet, esse mecanismo oferece bem mais do que a pesquisa de termos, envolvendo outros serviços que podem ajudar os empresários na gestão de seus empreendimentos. Pronto para saber quais são eles?
Os 2 (dois) módulos contemplam:
- Conhecendo as ferramentas de busca
- Busca como ferramenta estratégica para o negócio
Duração: 2h.
Pré-requisitos: Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.
Público Alvo: Microempreendedor individual, Microempresa, Empresa de pequeno porte, Artesão.
Fornece Certificado: Sim.
Prazo: Você terá 15 dias para concluir este curso.
Inteligência emocional
O objetivo deste curso é desenvolver a inteligência emocional tanto em você empreendedor quanto em sua equipe, é produzir um tesouro inimaginável para o mundo dos negócios. Sim, porque diariamente você vai querer melhorar a sua performance e massificar seus resultados, não é mesmo? Com esse conteúdo online, você vai poder entender, estudar e colocar em prática as inúmeras estratégias para potencializar a sua inteligência emocional e a de seus liderados. Leia, faça as atividades propostas, aplique-as no seu dia a dia e dedique-se a pesquisar ainda mais.
Você vai aprender a desenvolver a inteligência emocional tanto em você empreendedor quanto em sua equipe, é produzir um tesouro inimaginável para o mundo dos negócios. Sim, porque diariamente você vai querer melhorar a sua performance e massificar seus resultados, não é mesmo?
Com esse conteúdo online, você vai poder entender, estudar e colocar em prática as inúmeras estratégias para potencializar a sua inteligência emocional e a de seus liderados. Leia, faça as atividades propostas, aplique-as no seu dia a dia e dedique-se a pesquisar ainda mais.
Duração: 15h.
Pré-requisitos: Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.
Público Alvo: Microempreendedor individual, Microempresa, Empresa de pequeno porte, Candidato a empresário.
Fornece Certificado: Sim.
Prazo: Você terá 30 dias para concluir este curso.