Autor: Site de Dicas[1]
Atualizado: 15 de Julho de 2024
Criada em 2001, a Escola Virtual é um portal de E-learning dedicado a oferecer cursos gratuitos e 100% online por meio do uso de recursos multimídia e exercícios interativos em diferentes áreas, tais como Administração, Contabilidade e Finanças, Tecnologia, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Educação.
Todos os Cursos oferecidos são gratuitos e na modalidade à distância.
Os cursos livres oferecidos pela Escola Virtual possibilitam a aprendizagem autônoma e emitem Certificados com suas respectivas cargas-horárias e conteúdos programáticos. Aqueles que optam por fazê-los enriquecem seus Currículos e aumentam suas chances de ingresso no mercado de trabalho.
Os Certificados emitidos pela Escola Virtual podem ter sua autenticidade checada por meios digitais disponibilizados no próprio site da instituição.
Outra vantagem dos Cursos Virtuais é que estão à disposição de qualquer pessoa que queira obter uma nova Especialização ou Requalificação para o mercado de trabalho, durante 24 horas por dia, sete dias por semana.
Para fazer um curso na Escola Virtual é necessário ter, no mínimo, 14 anos, possuir CPF e uma conta de e-mail válida.
Após realizar a avaliação final do curso e obter o aproveitamento igual ou superior a 70%, cada participante será automaticamente aprovado e poderá realizar a impressão do respectivo Certificado de Conclusão.
E embora alguns cursos da Escola Virtual não possuam avaliação final, para esses casos, são emitidos Certificados de Participação, de modo que o aluno, para efeito de Currículo, seja capaz de comprovar sua qualificação.
Design Thinking para Educadores
O objetivo deste curso é apresentar aos educadores a abordagem do design thinking, considerando seu contexto e relevância e as possibilidades de uso na educação.
O conteúdo está organizado em quatro módulos, contendo vídeos, ilustrações, infográficos e exemplos práticos.
Inicialmente, o conteúdo traz uma abordagem sobre a importância da educação como um direito; o conceito e a origem do termo design thinking e as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que podem ser desenvolvidas com o uso da abordagem do design thinking na educação.
Na fase da Descoberta e Interpretação são abordadas a importância da definição de um desafio para o processo de design thinking, o uso do Mapa da Empatia e de recursos visuais gráficos para destacar as informações relevantes que apareceram no decorrer do trabalho.
Durante a fase de Ideação e Experimentação o foco está na importância da colaboração, cocriação e do feedback no processo de design thinking. Também é o momento de estudar as possibilidades de protótipos, o que torna esta fase bem lúdica!
No módulo final, são apresentadas algumas experiências educacionais com o uso do design thinking pelo Brasil e, também, um passo a passo bem resumido para quem deseja realizar um processo de design thinking em sala de aula.
Conteúdo:
Módulo 1 – Contexto e relevância
Módulo 2 – Descoberta e interpretação
Módulo 3 – Ideação e experimentação
Módulo 4 – Experiências e passo a passo
Duração: 20h - Nível Iniciante.
Pré-requisitos: Não Há.
Idade mínima: 14 anos.
Prazo: Você terá 60 dias para concluir este curso.
Educação Inclusiva
No Brasil, de acordo com o censo 2010, existem 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de dificuldade e deficiência. Levando em consideração esse número, é notável a presença marcante das pessoas com deficiência em nossa sociedade.
Assim, precisamos construir uma sociedade comprometida com todas as pessoas, tenham elas deficiência ou não. E esse compromisso começa com o entendimento sobre os aspectos que permeiam a educação inclusiva e prossegue no envolvimento de todos, em busca da garantia de direitos, acessos e oportunidades.
Neste curso, você vai conhecer conceitos e princípios que permeiam a educação inclusiva e entender como ela se relaciona com a educação especial.
Vamos explorar o percurso legislativo brasileiro sobre educação inclusiva desde seu início, além dos atuais marcos legais.
Esta será uma boa oportunidade para você refletir sobre os paradigmas da educação inclusiva e atribuir um novo sentido à sua prática pedagógica, com recursos, estratégias e atividades.
Para que você trabalhe com os alunos dentro dessa perspectiva, será essencial também compreender aspectos relativos ao planejamento e à avaliação.
Seu comprometimento e sua participação são muito importantes. Organize sua rotina de estudos e aproveite o curso!
Conteúdo:
Módulo 1 – Conceitos e reflexões sobre educação inclusiva
Módulo 2 – Aprendizagem para todos os estudantes
Módulo 3 – Ressignificando a prática na educação inclusiva
Módulo 4 – Desenvolvimento dos estudantes: transtorno do espectro autista e deficiência intelectual
Duração: 20h - Nível Iniciante.
Pré-requisitos: Não Há.
Idade mínima: 18 anos.
Prazo: Você terá 60 dias para concluir este curso.
Conceitos de Aprendizagem Criativa
A Aprendizagem Criativa é uma abordagem pedagógica que busca desenvolver conexões pessoais na qual o professor cria um ambiente propício ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração, buscando, assim, despertar os interesses dos estudantes.
Esse curso tem como objetivo apresentar os conceitos básicos relacionados a essa abordagem pedagógica, além de mostrar as formas como ela pode ser utilizada na promoção de processos mais criativos de ensino e aprendizados mais relevantes para os alunos.
O curso começa explorando as Metodologias Ativas e o Ensino Mão na Massa, que estão intimamente ligados à Aprendizagem Criativa.
Além de abordar conceitualmente esses tópicos, vamos entender como eles podem ser desenvolvidos nas atividades escolares.
Conteúdo:
Módulo 1 – Introdução às Metodologias Ativas
Módulo 2 – Ensino Mão na Massa
Módulo 3 – Espiral e os 4 Ps da Aprendizagem Criativa
Módulo 4 – Os micromundos da Aprendizagem Criativa
Duração: 6h - Nível Iniciante.
Pré-requisitos: Não Há.
Idade mínima: 18 anos.
Prazo: Você terá 60 dias para concluir este curso.
Boas Práticas na Produção de Videoaulas
Este curso tem como objetivo ser uma espécie de guia para você, professor(a), conhecer técnicas e ferramentas para iniciar a produção de videoaulas.
Você passará pelas fases de planejamento e construção dos vídeos, conhecendo quais são os formatos mais indicados, os tipos de roteiro, as variáveis que devem ser consideradas, a necessidade de organizar o que será exibido, a definição do tema, quais são os aspectos relevantes na hora da edição e muito mais!
Ao final deste percurso, você terá uma base mais consistente para iniciar a produção desse formato de aula para os seus alunos, que é um recurso cada vez mais utilizado e que veio para ficar!
Conteúdo:
Fase 1 – Planeje-se
Fase 2 – Mão na Massa
Duração: 5h - Nível Iniciante.
Pré-requisitos: Não Há.
Idade mínima: 18 anos.
Prazo: Você terá 60 dias para concluir este curso.
Educação Financeira
Como você lida com seu dinheiro? Você sabe quanto gasta por mês? Você consegue guardar dinheiro? Você gasta com coisas que não precisa? Quem termina primeiro, o mês ou o seu salário?
Com certeza você já ouviu muitas dessas perguntas, não é mesmo?
Vivemos em uma sociedade consumista, em que há uma grande oferta de produtos e serviços, facilidade de crédito e um apelo muito grande da mídia para o consumo. Por outro lado, nossos ganhos não são infinitos e precisamos saber como ganhar, como gastar e como guardar dinheiro.
A educação financeira possibilita exatamente isso, que você faça um planejamento financeiro, que aprenda a gerenciar sua economia pessoal e seus hábitos de consumo.
Neste curso, você conhecerá qual é o seu perfil financeiro, aprenderá a fazer uma análise e a elaborar um controle financeiro de qualidade e conhecerá os conceitos básicos e fundamentais sobre investimentos e sustentabilidade.
Toda a jornada de aprendizado deste conteúdo passa por cinco etapas:
1) Start – Comece a pensar sobre o tema do módulo
2) Bússola – Descubra o que é preciso saber para cumprir a missão
3) Desafio – Reveja os conceitos apresentados no módulo
4) Missão – Coloque em prática o que você aprendeu
5) Quiz – Teste seus conhecimentos sobre o que você aprendeu
Conteúdo:
Módulo 1 – Perfil Financeiro
Módulo 2 – Análise e Controle Financeiro
Módulo 3 – Investimentos
Módulo 4 – Sustentabilidade
Duração: 4h - Nível Iniciante.
Pré-requisitos: Não Há.
Idade mínima: 14 anos.
Prazo: Você terá 60 dias para concluir este curso.
Recursos Educacionais Abertos (REA)
Recursos Educacionais Abertos são “materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Os REA podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.”
Essa definição mais difundida de REA foi construída colaborativamente, a partir de diversos fóruns de discussão.
O objetivo deste curso é aproximar os educadores das possibilidades de uso e criação de recursos educacionais com licenças abertas.
O conteúdo traz uma abordagem para retomar as origens do uso da tecnologia digital na educação; compreender a concepção de conhecimento livre; entender o que são os REA, quais são seus benefícios e conhecer os principais aspectos da Lei de Direito Autoral no Brasil.
O conteúdo é composto por quatro módulos, contendo vídeos, exemplos práticos, ilustrações e infográficos.
Conteúdo:
Módulo 1 – Contexto e relevância Histórico dos Recursos Educacionais Abertos no Brasil e no Mundo
Módulo 2 – Buscar e usar Licenças de direito autoral e Creative Commons, formatos abertos e formatos fechados
Módulo 3 – Criar e compartilhar Adaptação, remix, formatos abertos, repositórios
Módulo 4 – Projetos e iniciativas Escolas, universidades, ONGs, governos, etc.
Duração: 20h - Nível Iniciante.
Pré-requisitos: Não Há.
Idade mínima: 18 anos.
Prazo: Você terá 60 dias para concluir este curso.
Controle de Impulso e Manejo de Raiva, Vergonha e Inveja
Você já parou para pensar o que se passa em nossa cabeça quando estamos com raiva?
Tudo acontece muito rápido, mas o sentimento da raiva está acompanhado de diversas avaliações: de quem é a culpa, qual a intenção da pessoa responsável pelo sentimento, qual a intensidade do dano provocado e, até mesmo, se vale a pena reagir com raiva.
Mas é possível controlar a raiva?
A resposta é sim! E o melhor: quando controlada, ela pode produzir a energia necessária para esclarecer os incômodos e buscar soluções apropriadas.
Quando a raiva funciona dessa forma, dizemos que se trata da raiva saudável ou raiva assertiva. Nesse caso, a raiva busca atacar suas próprias causas. Em vez de responder com violência e impulsividade (o que só piora a situação), ela se volta para os eventos que a originaram.
Outras duas emoções que trataremos neste curso são a vergonha e a inveja.
Ninguém gosta de sentir vergonha, não é mesmo? E a inveja é tão complicada para nós que, muitas vezes, nem admitimos sentir inveja de alguém.
É muito importante conhecer essas emoções e aprender a lidar com elas. Isso pode ajudar, diante de uma situação que nos faz mal e nos deixa incomodados, a recuperar a calma – essa, sim, uma emoção geralmente tida como positiva, mas que nem sempre é tão valorizada como deveria.
Neste curso, vamos aprender estratégias bem efetivas para lidar com esses sentimentos!
Conteúdo:
Aula 1 – Raiva e seus estados
Aula 2 – Vergonha e inveja
Aula 3 – Manejo da raiva
Aula 4 – Controle de impulso
Duração: 4h - Nível Iniciante.
Pré-requisitos: Não Há.
Idade mínima: 14 anos.
Prazo: Você terá 60 dias para concluir este curso.
Língua Portuguesa sem Complicações
Este curso foi desenvolvido especialmente para você estudar os aspectos da língua portuguesa que mais causam dúvidas. O resultado esperado é que você aprimore sua competência comunicativa, compreendendo as diferenças entre situações formais e informais e reconhecendo a norma culta como uma ferramenta essencial para escrever ou falar com desenvoltura.
Neste curso serão abordados temas, como a competência comunicativa, as principais dúvidas de português, regras de acentuação gráfica, entre outros. Ao longo dos módulos, além da teoria, você encontrará dicas práticas e exercícios de fixação.
A expectativa é que, ao final do curso, você entenda melhor o funcionamento da língua portuguesa e tenha condições de aplicar os conhecimentos adquiridos na comunicação do dia a dia.
Duração: 20h - Nível Iniciante.
Pré-requisitos: Não Há.
Idade mínima: 14 anos.
Prazo: Você terá 60 dias para concluir este curso.
Comunicação Escrita
Ao realizar este curso de Comunicação Escrita você estará apto a compreender pontos gramaticais essenciais para escrever corretamente, entre eles, pontuação, crase e ortografia.
O curso ainda oferece informações básicas para você redigir um texto com objetividade, clareza e concisão. Também mostramos como começar um texto, a importância de conhecer o leitor e satisfazer suas expectativas, e como desenvolver ideias e concluí-las.
Para completar, o conteúdo também aborda exemplos práticos e exercícios para ajudá-lo a fixar os ensinamentos.
Este curso está atualizado em relação ao Novo Acordo Ortográfico.
Duração: 40h - Nível Iniciante.
Pré-requisitos: Não há.
Idade mínima: 14 anos.
Prazo: Você terá 60 dias para concluir este curso.
Comunicação e Expressão
Neste curso, você vai relembrar vários temas que já aprendeu ao longo de sua jornada estudantil.
Você vai ver como a comunicação acontece, quais são seus elementos, os tipos de comunicação e que as regras gramaticais foram criadas para que as pessoas tenham um parâmetro de como escrever e falar uma língua, evitando ruídos na comunicação.
Conteúdo:
Módulo 1 – Regras Gramaticais
Módulo 2 – Concordância Verbal
Módulo 3 – Ortografia
Módulo 4 – Produção Textual
Módulo 5 – Gerundismo
Duração: 6h - Nível Iniciante.
Pré-requisitos: Não Há.
Idade mínima: 14 anos.
Prazo: Você terá 60 dias para concluir este curso.