Autor: Alberto Filho[1]
Atualizado: 14 de Julho de 2024
Aprenda 9 Maneiras Inteligentes, simples e Eficientes de Ensinar Matemática em Casa aos seus filhos ou alunos de qualquer idade
"Para descobrir deficiências pessoais, ter o olho aberto não ajuda. Ter uma mente aberta e fugir da autoidolatria é o começo do caminho..."
Observação Importante:
Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor ou Educador", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Os pais sabem como é importante nos dias atuais o conhecimento de Matemática, uma vez que ela está mais presente que nunca em nosso dia a dia. Mais presente e necessária que nunca.
E é exatamente por estar tão presente que podemos virar o feitiço a favor das crianças e usar os eventos da vida diária para ensinar-lhes Matemática. E o melhor de tudo, é que elas sequer vão perceber que estão aprendendo!
Apenas lembrando que, exceto orientação em contrário, todas as atividades aqui descritas se adequam melhor para as crianças cuja idade exceda os 3 anos de idades.
Jogos mais complexos, a exemplo do Banco Imobiliário, ensinam uma Matemática mais avançada, finanças, gerenciamento de dinheiro e valores.
Jogos como da Velha, Damas e Xadrez, ensinam estratégia, planejamento e lógica.
Jogos como este ajudam a fixar as bases primárias de sequência, definição e uso de valores, contagem, Cálculo, coordenadas, direções, vetores, lógica, conjuntos, planejamento, organização e estratégia.
Os quebra-cabeças básicos ensinam Raciocínio Espacial, enquanto que outros mais elaborados ensinam formas e tamanhos. As Crianças também usam habilidades como, atenção, organização, sequência, visão espacial e ordenação para agrupar as peças dos Quebra-cabeças.
As crianças usam: tamanhos, formas e o conceito de sequência e estética para dar vida e expressão às suas criações.
Através do método de tentativa e erro elas aprendem qual a melhor técnica a ser usada, e qual é aquela que funciona.
Atividade adequada para crianças maiores de 5 anos.
Na seção de frutas e verduras, por exemplo, as crianças podem aprender sobre pesos, medidas, volumes e comparações:
"Quantas maçãs são necessárias para formar um quilo?"
"Qual pesa mais: cinco batatas ou cinco limões?"
As crianças também poderão praticar conhecimentos de Matemática básica: Adição, subtração, divisão, multiplicação e estimativa.
"O quê custa mais: 100 gramas de queijo por R$ 3,00 ou 150 gramas por R$ 6,00?"
"Quanto já gastamos até agora?"
"Quantas refeições podemos preparar para nossa família com dois quilos de feijão?"
"A conta foi R$ 35,70. Se eu pagar R$ 40,00, quanto vou receber de troco?"
Deve-se, entretanto, explicar que o dinheiro deverá ser usado com sabedoria para comprar seus brinquedos, revistas ou outras coisas que julgue necessárias.
Usar mapas da forma correta é uma habilidade Matemática frequentemente ignorada. Uma viagem de carro, ônibus ou até avião oferece oportunidades para praticar alguma coisa. Por exemplo:
"A que distância fica o lugar para onde estamos indo?"
"Quantas cidades ou estados vamos cruzar?"
"Quantos automóveis do modelo X, ou da cor Z vamos encontrar até chegarmos ao nosso destino?"
"Quantas placas de sinalização encontramos pelo caminho?"
"Qual será a média de consumo do carro por litro de combustível?"
"Se viajarmos a 80 Km por hora, quanto tempo vamos levar para percorrer 300 Kms?"
"Se levarmos 3 horas para percorrer tal distância, qual será nossa velocidade média?"
Atividade adequada para crianças maiores de 5 anos.
Poderá anotar todos os resultados dos jogos da sua equipe e calcular várias estatísticas referentes às partidas realizadas:
"Quantas cabeçadas o zagueiro do time adversário deu no primeiro tempo?"
"Quantos passes errados deu sua equipe durante toda partida?"
"Qual a média de faltas cometidas no jogo?"
"Quantos arremessos de 3 pontos?"
"Quantos cruzamentos na área?"
"Quantos chutes a gol ou arremessos à cesta deu o time adversário?"
"De quantos pontos vamos precisar para conseguir a classificação?"
"Qual seria o melhor ângulo para fazer um arremesso no basquete e marcar 3 pontos; ou fazer um lançamento no futebol para o atacante receber a bola fora do alcance dos defensores adversários?"
Estas são apenas algumas possibilidades que poderão ser exploradas. Use sua imaginação e invente outras.
Uma cozinha é um rico ambiente didático e nos oferece outros meios de usar, no dia a dia, conhecimentos de Matemática.
As crianças podem ler uma receita, e então saber a medida ou quantidade dos ingredientes necessários para fazer, digamos, um bolo, uma torta, uma porção de brigadeiros, biscoitos ou outros.
Poderão também modificar a receita usando divisão ou multiplicação para fazer uma porção maior ou menor, dependendo da quantidade de pessoas que serão servidas.
É um excelente exercício para fixação do seu conhecimento sobre frações:
"Se a receita para quatro pessoas precisa de 1/3 de farinha de trigo, de quanta farinha vou precisar para preparar uma porção para seis pessoas?"
Use sua imaginação e descubra outras maneiras.