13 Maneiras Inteligentes de Ensinar Matemática e Números para Crianças e Jovens
Autora: Anne Marie Lucille[1] Atualizado: 14 de Julho de 2024
Aprenda por meio de 13 Atividades Recreativas com fins Educativos, maneiras super práticas e inteligentes de fazer a iniciação de Crianças e Jovens de todas as Idades, ao mundo dos Números...
"Qualquer Atividade que faça parte do nosso cotidiano pode ser revertida em material cognitivo útil, basta que o educador seja capaz de perceber as oportunidades..."
"O Ensino da Lógica permite ao Educador desenvolver habilidades nos seus alunos, tais como: Senso de Organização e competências extras para trabalhar a Solução de Problemas simples e complexos."
Observação Importante: Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor ou Educador", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Examinando as Oportunidades que poderão ser transformadas em meios práticos para o Ensino da Lógica e Matemática a Crianças e Jovens de qualquer idade...
Aprender sobre matemática pode começar de um modo totalmente informal, onde a criança sequer percebe que está aprendendo alguma coisa.
Em nosso dia a dia, as oportunidades de apresentar a uma criança o reino da Matemática e dos números são incontáveis. Cabe ao pai ou educador, usar de sua criatividade para descobrir quais são as opções mais favoráveis e adequadas a cada situação, ou perfil de cada criança ou jovem.
Mas, para que esta primeira abordagem tenha uma repercussão positiva, a forma lúdica ainda é uma das pedagogias mais eficientes, uma vez que o ato de brincar é um estado natural dentro da rotina infantil.
Ao se sentir livre de encargos, obrigações, fórmulas, protocolos e cobranças, a criança estará pronta para liberar sua atenção, assim como todo seu potencial criativo.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
Por outro lado, os pais, dentro do ambiente doméstico, poderão praticar matemática com suas crianças, por exemplo, conversando sobre o formato e tamanho das embalagens dos alimentos, volume e peso, assim como o custo de cada coisa.
Uma das brincadeiras possíveis e eficazes para uma iniciação básica à tabuada, é a contagem de pequenos objetos, sementes, quantidade de biscoitos em pacotes, palitos de fósforos e outros, onde a criança facilmente aprenderá soma e subtração.
E lembrando uma vez mais, crianças não têm preferências, e tudo para elas é aprendizado, sejam os exemplos negativos, ou as edificantes orientações positivas.
• Outros Artigos Publicados
A seguir, estão algumas dicas, na verdade reflexões, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção na condução de suas crianças e alunos.
É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...
Através das diversas atividades da pré-escola ou Básico, tais como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos, caixas e outros, a criança vai adquirir conhecimentos matemáticos simples.
Desta iniciação dependerá muito seu interesse pela Matemática no decorrer de sua vida.
O educador deve dar a criança oportunidades para observar tudo que a rodeia, contando, comparando, medindo, e assim por diante.
Deve o educador aproveitar as situações reais, para a iniciação aos conceitos matemáticos básicos, tais como, espaço, medidas, volumes, peso e outros.
A criança na idade pré-escolar é dotada de excelente memória.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
É conveniente ensinar pequenas quadrinhas e canções envolvendo assuntos matemáticos.
O educador, para dar conhecimentos numéricos, poderá criar exercícios como contar as rodas do automóvel, da carroça, as pernas de mesas e cadeiras, dedos da galinha, patas do cavalo, pétalas de uma flor, dedos das mãos e pés, quantidade de lápis de cor contidos em uma caixa, e assim por diante.
Deve o educador relacionar os números com as coisas que já sejam conhecidas da criança, a fim de auxiliar na formação e familiarização com o conceito geral.
No Ensino Básico, o educador deve limitar seus ensinamentos à primeira dezena e entre pequenos grupos de crianças.
Brincar com pequenos recipientes plásticos com líquidos, ajuda na compreensão do que vem a ser o volume, as medidas e suas variações.
A medida do tempo e do espaço não deve ser esquecida.
Para estes ensinamentos deve ser levada em conta a capacidade cognitiva de cada criança ou grupo etário.
A educação financeira simples, isto é, a explicação prática por meio de exemplos sobre o significado dos gastos e preços, deve começar já nesta fase etária. Use e abuse dos exemplos, pois, para uma criança, o exemplo seguido da respectiva explicação vale mais que um milhão de conceitos teóricos ou hipotéticos.
[1]Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia, Educação de crianças, jovens e Adultos. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Holística.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.