15 Atividades Recreativas Infantis para todas Ocasiões
Autora: Anne Marie Lucille[1] Atualizado: 14 de Julho de 2024
15 Dicas super práticas de Atividades Recreativas com fins Educativos para Crianças e Jovens de todas as Idades...
"Qualquer Atividade que faça parte do nosso cotidiano pode ser revertida em material cognitivo útil, basta que o educador, de modo criativo, seja capaz de perceber as oportunidades..."
"Educar é acima de tudo ensinar uma criança a reconhecer com lucidez, não apenas tudo aquilo que útil, mas especialmente tudo aquilo que não é..."
Observação Importante: Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor ou Educador", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Examinando a importância das Atividades Recreativas com fins educativos na vida da Criança ou Jovem, assim como as aspectos primários de sua fisiologia mental...
Aprender significa principalmente compreender os muitos aspectos da complexa realidade humana, uma vez que este universo de relações com objetos, objetivos e pessoas está sempre em movimento, se reciclando todos os dias, adaptando-se às novas configurações das engrenagens sociais, se renovando por exigência dos “renovados” inquilinos com seus eternos velhos e novos problemas.
Para uma criança que está alheia a tudo isso, ela não terá outra opção senão aprender a conviver dentro deste bioma dramático e sob o inflexível jugo da tradição e das regras do mundo social patológico onde vivemos.
Desse modo, desde cedo precisa conhecer, senão o âmago dos problemas, pelo menos as muitas variáveis que lhes dão formas, assim como a composição do combustível que alimenta as carências humanas, e isso inclui toda diversidade de situações cotidianas, por mais irrelevantes que aparentemente sejam numa primeira abordagem.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
Assim, conviver com os pequenos dramas do cotidiano, brincar de resolver pequenas tarefas, conhecer o funcionamento das coisas mais simples, tudo isso servirá como importante repertório cognitivo para sua formação psicológica. E é a partir deste acervo, que mais tarde ela irá construir as soluções para os problemas reais que inevitavelmente terá diante de si clamando por soluções.
Por isso, cabe ao educador ser criativo e ficar atento as oportunidades que decerto surgirão nos momentos comuns do dia a dia; aquelas pequenas questões que poderão ser transformadas em úteis instruções indiretas. São os pequenos procedimentos operacionais de cada atividade ou rotinas, das quais, com a devida atenção, sempre podemos tirar algum proveito didático de grande utilidade.
• Outros Artigos Publicados
E lembrando uma vez mais, crianças não têm preferências, e tudo para elas é aprendizado, sejam os exemplos negativos, ou as edificantes orientações positivas.
A seguir, estão algumas dicas ou reflexões, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção mais produtiva na condução de suas crianças e alunos.
De algumas Regras Nunca devemos nos Esquecer...
O desenho é uma atividade espontânea na criança.
Desenhar é tão natural como tagarelar, cantar, ou assoviar.
A criança desenha simplesmente porque tem vontade de desenhar.
O Jardim-de-infância ou Maternal não é um curso primário ou básico em miniatura.
Um bom brinquedo deve ser isento de perigos, simples, fácil de limpar, durável.
Uma tesoura – sem ponta – é um dos brinquedos que mais agrada a uma criança de 3 ou 4 anos.
É necessário saber ser criança para poder brincar com as crianças.
O educador deve aproveitar todos os momentos para educar a linguagem e ampliar a experiência e o vocabulário infantil.
Todas as oportunidades devem ser utilizadas para a iniciação matemática.
O educador deve preferir as atividades criadoras, ou seja, aquelas que incitam a criatividade, ao invés das dirigidas, quer dizer, aquelas que as crianças apenas obedecem as instruções.
Por mais simples que seja uma tarefa, as comparações em relação ao desempenho individual ou coletivo deverão ser substituídas por orientações que enfatizem o aperfeiçoamento do indivíduo..
Não há problema algum que os meninos brinquem com as bonecas, assim como fazem as meninas.
Os modernos pedagogos afirmam: "Se a menina cresce para eventualmente ser mãe, o rapaz, também eventualmente, um dia não poderá vir a ser pai?"
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
Os Jogos de Memória são dos mais eficientes para potencializar o processo mental, e como preferência, é sempre uma unanimidade entre crianças de todas as idades.
Jogos com bolinhas de gude poderão ser jogados em ambientes fechados. Para isso basta substituir as bolinhas de gude por tampinhas de refrigerantes. Veja no link a seguir como fazer esta improvisação.
[1]Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia, Educação de crianças, jovens e Adultos. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Holística.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.