20 Maneiras Inteligentes de Maximizar o Aprendizado de Crianças e Jovens
Autores: Alberto Filho e Jon Talber[1] Atualizado: 14 de Julho de 2024
20 Dicas que ensinam a você o que deve ser feito para Potencializar de modo eficaz a Cognição do seu filho
"Eis algumas coisas simples que qualquer pessoa pode fazer para motivar seus filhos, em casa ou em qualquer outro lugar, a desenvolver a cognição e se tornarem mais criativos, tolerantes, questionadores e, o mais importante, sem o uso de recursos que exijam custo algum."
"Os filhos aprendem na prática o real significado do respeito quando os pais Estão sempre presentes, especialmente durante seu aprendizado preliminar..."
Observação Importante: Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor, Educador ou Mestre", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
"Talvez a mais importante qualificação cognitiva seja a leitura, afinal de contas, sem ela nosso processo consciencial fica estagnado, nosso cérebro fossilizado, e consequentemente, torna-se impossível o desenvolvimento de nosso Autodidatismo e Inteligência."
Introdução...
São coisas tão simples que até podemos duvidar se o efeito será de fato compensador. Entretanto, o segredo para a solução de muitos problemas considerados complexos está exatamente na abordagem simplificada.
O caminho para ser bem sucedido na Escola começa logo cedo, principalmente em casa. Boa saúde, bons relacionamentos e oportunidades para aprender de tudo, ajudam a criança a preparar a base para o êxito pessoal. No entanto, muitos Pais se perguntam: "Como faço para dar estas coisas tão essenciais aos meus Filhos?"
Pais e responsáveis que estão encarregados de cuidar de suas crianças, em geral são pessoas que se consideram muito ocupadas. Estão sempre saturados de responsabilidades, tais como, emprego fora de casa, roupa para lavar, casa para cuidar, compromissos sociais, falta de interesse, e assim por diante.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
No entanto, mesmo supondo que estejam se afogando em meio a tantos afazeres, eis aqui algumas sugestões de atividades que poderão realizar sem atrapalhar esta "Rotina do Outro Mundo, ou pauta de Compromissos sagrada."
São tarefas que vão auxiliar as crianças no processo de Autoaprendizagem, assim como na construção de um acervo de conhecimentos que mais tarde será fundamental para enfrentarem a Escola e a vida.
E como bem poucos pais estão dispostos a deixar de lado suas obrigações ou deveres diários apenas para dar um pouco de atenção às suas crianças, eis aqui algumas sugestões que poderão ajudar a solucionar este problema.
São Pequenas tarefas, gestos, posturas e atitudes de grande valor cognitivo, e o mais importante, além de não demandar custo algum, são tão naturais e simples que poderão ser realizadas sem alterar o ritmo das "atribuladas" rotinas diárias dos pais.
• Outros Artigos Publicados
Eis aqui, portanto, 20 Atitudes, gestos ou posturas Simples que qualquer Pai ou responsável poderá fazer, dentro ou fora de casa, para ajudar suas crianças na Construção e Potencialização do seu Repertório Intelectual e Consciencial, assim como de sua Autoestima.
Escute suas crianças e dê mais atenção aos seus problemas ou probleminhas. Descubra os traços fortes dos seus temperamentos, trabalhe isso em casa antes que alguém da rua tome a iniciativa e deforme tudo.
Conte-lhes histórias da família, pessoais e dos seus ancestrais.
Limite seu tempo diante da televisão, computador ou celular, e principalmente Redes Sociais.
Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa.
Ajude-as a encontrar "aquelas palavras difíceis" no dicionário.
Motive-as a usar e consultar uma Enciclopédia ou fontes de referência confiáveis, mesmo que seja o modelo virtual, ao invés de pegar respostas prontas para tudo.
Compartilhe com elas suas histórias pessoais, Livros, Reflexões e Canções favoritas.
Leve-as à Biblioteca para que tenham seu próprio cartão de acesso aos livros e adquiram o hábito de pegar e tocar nas obras.
Leve-as, sempre que possível, aos Museus e Lugares Históricos da cidade.
Discuta as novidades do dia, ou aquilo que achar mais interessante do ponto de vista da boa convivência, padrão ético, escolhas, cidadania, responsabilidade social e evolução consciencial.
Compartilhe com elas as boas novidades que tornaram seu dia mais agradável.
Compartilhe as soluções criativas que usou para resolver problemas que pareciam insolúveis.
Explore as coisas com elas e aprenda sobre plantas, animais, alimentação saudável, história, geografia, convivência pessoal e assim por diante.
Ache um lugar sossegado para elas estudarem.
Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa, comente e demonstre interesse pelo que fazem.
Mantenha sempre contato com seus professores.
Dê um jeito de criar para cada uma delas, pequenos desafios que se reverterão em benefícios cognitivos importantes.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
Saiba quem são seus amigos e o que estão fazendo ou aprendendo quando estão fora de casa.
Desenvolva o hábito pessoal de incluir as necessidades delas em sua lista de pendências, buscando sempre soluções criativas que exijam a ativa participação das próprias crianças na resolução destes problemas.
Lembre-se sempre de que, com atenção, paciência e interesse você poderá descobrir e incluir em sua rotina diária muitas Outras Atividades capazes de ser usadas para qualificar o processo cognitivo inicial dos seus filhos, e o mais importante, sem que eles percebam.
E, Por último: Seja paciente. Saiba que as crianças aprendem mais depressa quando o adulto não está com pressa.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador pedagógico e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também desenvolverdor de Softwares Educativos, Ilustrador e Escritor de Contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Jon Talber - jontalber@gmail.com É Pedagogo, Pesquisador, Antropólogo e autor especializado em Educação Integral e Holística.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Bibliografia: Departamento de Educação Pública dos Estados Unidos Projeto: Ensinando os Pais a Ensinar. Texto adaptado e revisado por: Alberto Filho e Jon Talber.