Autores: Alberto Filho e Jon Talber[1]
Atualizado: 14 de Julho de 2024
9 Dicas que mostram a você o que deve ser feito para ensinar uma Criança a Ler e a gostar da Leitura.
"Com gestos simples que podem ser aplicados desde cedo, em casa ou na escola, você pode resolver um dos maiores dilemas entre os jovens de hoje, que é o "Despertar do Hábito pela Leitura."
Veja como isso é falso e como nossa preguiça ou a ausência dela pode fazer toda diferença na formação cognitiva das nossas crianças e jovens.
Você sabe como qualificar uma criança para que se torne autossuficiente em sua busca voluntária por conhecimento, item imprescindível para sua formação e capacitação antes de se tornar adulta? Simples, basta ler em voz alta para ela, começando desde cedo, antes que ela seja capaz de compreender uma só palavra.
O gosto pela leitura deve começar antes da alfabetização, quando a criança fica fascinada pelo conteúdo dos livros que os pais lêem para ela. A qualidade dessa curiosidade é diretamente proporcional ao tamanho do interesse e esmero dos pais durante o processo de leitura, e acredite, este gesto simples irá determinar seu futuro como leitora.
A habilidade para ler e entender o que está escrito, isso capacita seus filhos a se tornarem independentes, estudantes mais qualificados e mais confiantes. A independência da autossuficiência conquistada graças a habilidade adquirida de saber ler e compreender o que está escrito, dará ao indivíduo a chance de galgar as melhores oportunidades na jornada profissional, uma condição capaz de lhe proporcionar uma vida mais produtiva, tranquila e agradável.
Leia em Voz Alta para a criança diariamente. Do nascimento até os seis meses, ela provavelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas não se preocupe com isso. A ideia é que ela fique familiarizada com o som de sua voz, crie uma expectativa positiva em relação a hora da leitura, vá se acostumando a ver e tocar em Livros, assim como descobrir sua utilidade.
Para começar use Livros Ilustrados e sem textos, ou com poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar à criança coisas que mais tarde irão servir de aliados no desenvolvimento do seu processo de leitura.
Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem, isto é, que existem espaços entre as palavras, e que a escrita vai da esquerda para a direita.
Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida com os personagens ou situações da trama, conforme a história vai se desenvolvendo. Aponte para as coisas ou objetos no livro que ela seja capaz associar com o seu dia a dia. "Veja este desenho da casa, avião, automóvel, navio, trem. Você se lembra do avião, automóvel ou bicicleta que vimos outro dia?"
Procure por Programas, clubes de Leitura ou compre pacotes de assinaturas de livros em livrarias virtuais. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais existentes na sua comunidade ou cidade e que são voltados para o desenvolvimento da leitura poderão lhe dar a oportunidade de melhorar sua própria compreensão dos textos, assim como ensinar a forma correta de ler para as crianças.
Amigos e parentes também poderão ler para elas, assim como voluntários que estão disponíveis e gostam de fazer isso. É possível encontrá-los em centros comunitários e outras instituições, ou até mesmo na vizinhança. Na ausência destas opções, arregace as mangas, aprenda como se faz e cumpra com seu papel de educador.
Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então comece a desenvolver o hábito de, ao brincar com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isso significa?"
Providencie para que Materiais de Escrever, tais como, lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas hidrocor, blocos e cadernos estejam sempre disponíveis e à vista de todos; e o mais importante, não faça ressalvas ou crie restrições quanto ao seu uso.
Procure assistir programas Educativos na TV, DVDs, ou mesmo nos canais midáticos disponíveis na Internet. Descubra programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra. E mais uma vez, na ausência destas opções, aprenda e ensine você mesmo, sem esquecer, contudo, de usar o filtro do bom senso enquanto tenta se informar, para não cair nas armadilhas do Centros de Desinformação que proliferam como pragas virais por todos os lados.
Visite com frequencia uma Biblioteca. Comece fazendo pelo menos visitas quinzenais ou mensais à biblioteca ou livraria enquanto seu filho ainda é pequeno. Se possível, cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que a criança tenha o próprio cartão personalizado com seu nome impresso, exigindo apenas que um adulto se responsabilize por ela.
Leia você mesmo e deixe que as crianças o vejam fazendo isso. Inevitavelmente, o que você faz servirá de exemplo para elas. Lembre-se sempre de que, a Postura Exemplar ainda é o mais eficaz educador do mundo, e o mais importante, educa sem sequer fazer uso das palavras.