Atividades Lúdicas de Natureza Didática
Jogos de Criatividade e Artes
Em Que se Parece Comigo?
Autor: Site de Dicas[1]
Atualizado: 04 de Outubro de 2024
"Em um ambiente acolhedor e repleto de desafios não existe aluno indisciplinado, desmotivado ou desatento..."
"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Nome do Jogo: Em Que se Parece Comigo?
Categoria: Criatividade, Lógica, Imaginação, Vocabulário, Atenção, Linguagem, Memória
Local de Desenvolvimento: Sala de aula, salão, ou sala comum
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Nenhum.
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Criatividade, Imaginação, Estética, Memória associativa, Memória visual, Lógica, Conceituação, Analogia, Linguagem, Conhecimentos Gerais, Vocabulário, Atenção aos Detalhes, Concentração, Concatenação ou Organização de ideias, Expressão, Sociabilidade, Interação em grupo, etc.
Instruções Gerais:
É importante observar que todas as Atividades Lúdicas com Perfil Cognitivo precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.
Formação:
As crianças ficam em pé ou sentadas à vontade em um círculo ou semi-círculo.
Desenvolvimento da Atividade e Regras Gerais:
Desenvolvimento: Afastar-se-á um jogador e os outros escolherão uma
Pessoa, Animal ou Objeto, para o
"Motivo".
Aquele que se afastou voltará e, ao redor do círculo, irá perguntando: "Em que se parece comigo?", se referindo ele a pessoa, animal ou objeto escolhido em segredo pelos outros. E cada um apresentará a semelhança entre "Ele" e a Coisa Escolhida.
O jogador tentará adivinhar, tendo o direito a fazer três tentativas. Se acertar, escolherá um companheiro para substituí-lo; caso contrário, irá afastar-se outra vez da sala para uma nova rodada.
Nesse caso avalia-se a Qualidade Geral do Repertório Cognitivo de cada um a partir de suas conclusões mais criativas ou mesmo das Analogias feitas.
Na Figura 1 podemos ver uma ilustração que simula um provável desdobramento da Atividade.
Figura 1
O Educador(a) pode nomear um auxiliar para ajudar no processo de adivinhação. Esse auxiliar ficará de costas e fora do grupo principal no momento em que eles escolhem o Tema.
O educador tembém pode, a depender da faixa etária do grupo ou nível de dificuldade pretendido, ajustar a quantidade de respostas ou pistas necessárias ao acerto.
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Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador pedagógico e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também desenvolverdor de Softwares Educativos, Ilustrador e Escritor de Contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br