Atividades Lúdicas de Natureza Didática
Jogos de Criatividade e Artes
O Jogo do A.B.C...
Autor: Site de Dicas[1]
Atualizado: 04 de Outubro de 2024
"Em um ambiente acolhedor e repleto de desafios não existe aluno indisciplinado, desmotivado ou desatento..."
"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Nome do Jogo: Jogo do A.B.C.
Categoria: Vocabulário, Criatividade, Atenção, Linguagem, Memória
Local de Desenvolvimento: Sala de aula, salão, ou sala comum
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Gravuras diversas ou objetos dispostos pelo ambiente.
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Criatividade, Imaginação, Memória associativa, Memória visual, Senso de Organização, Linguagem, Vocabulário, Atenção, Concentração, Concatenação ou Organização de ideias, Expressão, Sociabilidade, Interação em grupo, etc.
Instruções Gerais:
É importante observar que todas as Atividades Lúdicas com Perfil Cognitivo precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.
Formação:
Duas ou três crianças observarão uma gravura com múltiplos elementos colocada, ou sobre a mesa, ou afixada no quadro negro.
Desenvolvimento da Atividade e Regras Gerais:
Desenvolvimento: Uma delas mencionará uma pessoa, coisa ou animal que esteja representando na gravura, cujo nome tenha a
"inicial A".
A segunda, depois a terceira, usando nomes que se iniciem pela mesma letra, citarão, respectivamente, outros dois objetos. Em seguida, a começar pela segunda, nomearão mais três objetos, empregando dessa vez a "inicial B".
Ao passarem a "letra C", a terceira criança irá começar, tendo, portanto, cada uma, sucessivamente, a oportunidade de ser a primeira a falar. Assim, irá prosseguir o Jogo até a "letra Z", ou letra mais próxima.
A vitória caberá ao jogador que completar o Alfabeto, ou nomear com o maior número de letras, com menor número de faltas.
Faltas: Uma criança não poderá citar um objeto já referido anteriormente, embora este se encontre repetido na Gravura. Marcar-se-á uma falta cada vez que o jogador não conseguir realizar o objetivo do jogo dentro do tempo que ficou previamente determinado.
Nessa abordagem avalia-se o repertório de Conhecimentos Gerais de cada um a partir do grupo de "coisas" que ele é capaz de identificar e dar nomes.
Veja um exemplo da Atividade na Figura 1, podemos ver ilustração que simula um provável desdobramento da Atividade.
Figura 1
As crianças, em grupo maior, poderão citar objetos presentes na sala, observando as regras do jogo acima descrito. Os objetos poderão estar dispostos sobre uma mesa ou distribuídos em diversos cantos do ambiente.
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Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador pedagógico e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também desenvolverdor de Softwares Educativos, Ilustrador e Escritor de Contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br