Atividades Lúdicas de Natureza Didática
Jogos de Criatividade e Artes
Jogo das Palavras Enigmáticas...
Autor: Site de Dicas[1]
Atualizado: 04 de Outubro de 2024
"Em um ambiente acolhedor e repleto de desafios não existe aluno indisciplinado, desmotivado ou desatento..."
"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Nome do Jogo: Palavras Enigmáticas
Categoria: Criatividade, Lógica, Imaginação, Vocabulário, Atenção, Linguagem, Memória
Local de Desenvolvimento: Sala de aula, salão, ou sala comum
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Gravuras diversas ou objetos dispostos pelo ambiente.
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Criatividade, Imaginação, Estética, Memória associativa, Memória visual, Lógica, Senso de Organização, Linguagem, Conhecimentos Gerais, Vocabulário, Atenção, Concentração, Concatenação ou Organização de ideias, Conceituação, Planejamento, Expressão, Sociabilidade, Interação em grupo, etc.
Instruções Gerais:
É importante observar que todas as Atividades Lúdicas com Perfil Cognitivo precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.
Formação:
As crianças ficam sentadas à vontade, no chão ou em torno de uma mesa.
Desenvolvimento da Atividade e Regras Gerais:
Desenvolvimento: Os jogadores dividem-se em dois grupos, cada qual sentado em torno de uma mesa. Cada grupo envia um participante ao orientador, que lhes murmura no ouvido uma
Palavra Secreta.
De volta à mesa, os dois jogadores traçam desenhos no papel, procurando explicar a palavra dada; não podem falar, apenas acenar NÃO ou SIM com a cabeça diante dos palpites do grupo. Se a palavra for, por exemplo, "SOLDADO", basta desenhar um "SOL" e um "DADO".
Caso adivinhem a palavra, ele voltará ao orientador para receber uma nova. Vence o grupo que conseguir adivinhar o maior número de palavras dentro de um prazo definido. Exemplos de palavras para este jogo: Pé-de-Cabra, Quebra-Luz, Beija-Flor, Novela, Pelado, Casario, Casacão, Casaco (casa+saco), Bolachão, Guarda-roupa, Automóvel (alto+móvel), Barato, Papão, Parede, etc.
Nas composições ou construções das respostas às Palavras Secretas pode-se admitir alguns ajustes, como, por exemplo, para formar o vocábulo: CARTILHA. Nesse caso poderia o aluno mostrar a ilustração de uma CARTA + UMA ILHA. Poderia ainda excluir ou incluir algumas letras da Ilustração, como, por exemplo, na formação do vocábulo: PAPEL, que poderia ser demonstrada assim: A ILustração de uma PÁ + PÉ + a letra "L", e assim por diante. Cada uma dessas abordagens vai depender do nível cognitivo da turma ou do grau de dificuldade que pretenda o Educador(a).
Em todos esses casos avalia-se a Qualidade Geral do Repertório Cognitivo de cada um a partir de suas Soluções mais criativas; seja na elaboração dos problemas; seja elaboração das respostas dadas.
Na Figura 1 podemos ver uma ilustração que simula um provável desdobramento da Atividade.
Figura 1
Para grupos de maior faixa etária o educador poderá pensar em palavras ou frases mais complexas, tais como, Nomes de Objetos, Títulos de Livros e Filmes, e assim por diante.
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Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador pedagógico e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também desenvolverdor de Softwares Educativos, Ilustrador e Escritor de Contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br