Atividades Lúdicas de Natureza Didática
Jogos Lógicos e Matemáticos
O Jogo das Vinte Perguntas...
Autor: Site de Dicas[1]
Atualizado: 04 de Outubro de 2024
"Em um ambiente acolhedor e repleto de desafios não existe aluno indisciplinado, desmotivado ou desatento..."
"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Nome do Jogo: O Jogo das Vinte Perguntas
Categoria: Lógica, Matemática, Dedução
Local de Desenvolvimento: Sala de aula, salão, sala comum ou ao Ar Livre.
Idade: 8 anos e acima
Material necessário: Nenhum
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Lógica, Analogia, Imaginação, Memória associativa, Memória visual, Conhecimentos gerais, Organização, Atenção aos Detalhes, Concentração, Concatenação ou Organização de ideias, Linguagem, Noção de Espaço, Medidas, Sociabilidade, Interação em grupo, etc.
Instruções Gerais:
É importante observar que todas as Atividades Lúdicas com Perfil Cognitivo precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.
Formação:
Afastar-se-á um jogador do grupo. Os demais irão escolher um dos companheiros ou um objeto que estiver à vista, e guardarão em segredo seu nome.
Desenvolvimento da Atividade e Regras Gerais:
Desenvolvimento: Então o jogador que foi afastado antes será chamado de volta. Ele terá que fazer até Vinte perguntas aos demais, e cada resposta só poderá ser SIM ou NÃO.
Se conseguir adivinhar o nome da pessoa ou do objeto que foi escolhido, poderá indicar um substituto para uma nova rodada. Caso contrário, ele mesmo voltará a tentar adivinhar outro objeto ou o mesmo.
Nesse caso avalia-se a Qualidade Geral do Repertório Cognitivo de cada um a partir de suas habilidades Lógicas e Dedutivas, Atenção aos detalhes e Compreensão das Instruções recebidas.
Na Figura 1 podemos ver uma ilustração que simula um provável desdobramento da Atividade.
Figura 1
O Orientador(a) poderá, por exemplo, nas classes de menor faixa etária, para facilitar a resposta, atribuir a opção de fornecer pistas ao adivinhador.
A depender do desempenho do grupo, ou para ajustar o nível de dificuldade de acordo com as diversas faixas etárias, o educador pode reduzir ou aumentar o número de perguntas possíveis.
Veja nosso novo Canal no YouTube!
Siga-nos nas Redes Sociais
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador pedagógico e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também desenvolverdor de Softwares Educativos, Ilustrador e Escritor de Contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br