12 Dicas de Educação Artística e Pintura para Crianças e Jovens de todas as idades
Autor: Alberto Filho[1] Atualizado: 14 de Julho de 2024
Estas 12 Dicas, posturas ou atitudes, se bem assimiladas por Pais ou Educadores, irá ajudar de maneira significativa no processo de educação Artística e Pintura para o público Infanto-Juvenil.
"Se o educador é capaz de transformar um passatempo lúdico em uma atividade potencializadora da cognição, a este, podemos chamar de mestre..."
"Até que se prove o contrário, aprender brincando ainda é uma prática pedagógica das mais inteligentes e produtivas dentro do universo infanto-juvenil."
Observação Importante: Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor ou Educador", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Considerações iniciais sobre a Questão do processo artístico e da pintura dentro do universo infanto-juvenil...
Ao contrário da crença comum, as Aulas de Arte, se bem pensadas e adequadamente conduzidas, poderão se tornar um dos mais eficientes recursos didáticos no processo de estruturação da cognição infantil entre todas as faixas etárias.
Mas, o educador precisa saber o que está fazendo. Não se trata da aplicação de simples e aleatórias brincadeiras com a intenção de entreter o grupo para ajudar a passar o tempo.
No entanto, será que nossos educadores conhecem as propriedades cognitivas que se escondem por trás de cada Brincadeira ou Atividade Recreativa que se pratica em sala de aula, especialmente aquelas relacionadas aos dotes artísticos?
Lembre-se sempre de que, toda atividade didática com Arte é benéfica à qualificação cerebral, uma vez que trabalha ao mesmo tempo a abstração, disciplina, criatividade, todas as formas de expressão e os conceitos lógicos que dão suporte ao processo do planejamento, disciplina e auto-organização.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
A seguir enumeramos algumas Dicas, ou Sugestões, que poderão servir como "Portas de Acesso" para que pais e educadores compreendam um pouco mais sobre estas importantes atividades.
Em primeiro lugar, Pais e Educadores nunca deveriam esquecer de que...
Não se deve nunca fazer por uma criança aquilo que ela pode fazer por si só...
A natureza da criança reflete, ou se manifesta, em todos os seus atos o ambiente em que vive.
• Outros Artigos Publicados
Se a criança utiliza espontaneamente a mão esquerda para comer, jogar bola, segurar objetos ou gesticular, é porque ela é canhota.
Obrigar a criança a trabalhar e a comer com a mão direita, nesse estágio etário, é um erro grave.
Corrigir tal "defeito" pode trazer graves consequências como gagueira, timidez, aversão geral pelo trabalho escolar, conflitos com os pais e mestres, insegurança pessoal, baixa autoestima, e outros.
Depois de crescida, por volta dos 7 anos de idade, não há mal algum em incentivar para que pratique também a escrita com a outra mão, mas sem o sentimento de pressão ou a condição da obrigatoriedade.
Os lápis e giz de cores são instrumentos de fácil manejo, e de que as crianças gostam muito.
A criança tem no desenho uma de suas atividades preferidas, afinal de contas, ali ela pode se expressar sem ressalvas exercitando sua capacidade de abstração, e o mais importante, de maneira absolutamente natural, sendo ainda capaz de representar graficamente suas emoções, tais como, alegrias, receios, aspirações, sem contar que a atividade funciona como uma espécie de Calmante Natural ou controle da Ansiedade.
Através do desenho ou pintura a criança desenvolve sua capacidade de observação, afina a coordenação motora, a imaginação criativa, qualifica o gosto artístico e o olhar estético, adquirindo conhecimentos úteis e bons hábitos de camaradagem, disciplina e amor ao trabalho.
O desenho de imaginação é o mais indicado, sendo preferível o espontâneo. Espontâneo quer dizer, retratar aquilo que ela sente a partir dos recursos que estão disponíveis. Lembre-se, ensinar a forma correta de se pegar no lápis ou pincel é uma coisa necessária. Já sugerir o tipo de desenho que deverá ser feito como forma de se expressar, este processo de escolha deve ficar inteiramente a cargo da criança.
A pintura com as mãos cria o sentimento de liberdade no processo criativo; desenvolve a autoconfiança e espontaneidade na forma de demonstrar seus sentimentos mais profundos.
Deverá haver, na sala de aula, à disposição das crianças, que deles se utilizarão livremente, de acordo com a preferência ou o interesse do momento, papel liso em folhas grandes e espessas, lápis e giz de cores, estojos de aquarela, canetas hidrocor, quadro negro, cavaletes, brochas e pincéis.
Dicas Bônus...
Para as crianças maiores de 7 anos, pedir para que expressem sentimentos, tais como, angústia, ansiedade, medo e raiva, desde que conheçam o Status Quo de cada um desTes estados, vai ajudar o educador ou pai a traçar um Perfil Psicológico que se aproxima bastante de sua realidade e atual padrão de personalidade.
Estudar o trabalho artístico das crianças antes e depois de uma Prática Meditativa simples, constitui um processo que ajudará o educador a avaliar os efeitos resultantes, após a prática, no estado emocional de cada uma delas, assim como a qualidade dos atos praticados a partir das características, ou natureza, de cada um destes exercícios.
[1]Alberto Filho, É pesquisador pedagógico e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também desenvolverdor de Softwares Educativos, Ilustrador e Escritor de Contos Infantis, Juvenis e Adultos.
Email: albfilho@gmail.com