Autor: Site de Dicas[1]
Atualizado: 13 de Junho de 2024
Trata-se de uma plataforma de Cursos online 100% Gratuitos patrocinada pelo Google. Sua proposta é contribuir socialmente para que, por meio de ferramentas e treinamentos qualificados, pessoas ou comunidades se capacitem, seja no âmbito profissional, ou na gestão de negócios. Qualificado, o aluno poderá alavancar sua carreira profissional, criar novos empreendimentos, ou consolidar seu modelo de negócio já estabalecido.
Os especialistas do Ateliê Digital vão ajudá-lo a ter sucesso online. Todas as pessoas podem se beneficiar, independentemente do nível de habilidades, dos objetivos ou da experiência.
Ao final de cada curso, espera-se que o aluno esteja qualificado a aproveitar ao máximo todo o potencial da Web em seu negócio. Adquirir as habilidades digitais necessárias para aproveitar a revolução tecnológica e compartilhar esse crescimento, é a proposta da plataforma.
Depois de visualizar tutoriais em vídeo de especialistas que já estiveram no seu lugar, irá consolidar competências para promover a sua empresa online. Você aprenderá a captar a atenção das pessoas certas e a aproveitar ao máximo o potencial da Web para alcançar os seus objetivos.
Existem muitas formas de utilizar a Web para expandir a sua empresa ou desenvolver a sua vida profissional, desde que tenha os professores certos que lhe mostrem como fazer. Os "especialistas" do Google, por meio de recursos próprios ou com a ajuda de instituições parceiras, vão ajudá-lo em cada passo ou desafio ao longo do caminho, com tutoriais em vídeo, atividades e recursos. Você irá aprender com a experiência e adquirir competências digitais do mundo real que pode começar a aplicar desde já.
Uma das vantagens dos Cursos Virtuais é que estão à disposição de qualquer pessoa que queira obter uma nova Especialização ou Requalificação para o mercado de trabalho, ou no campo do empreendedorismo, durante 24 horas por dia, sete dias por semana.
E embora nem todos os cursos da plataforma forneçam Certificados de Participação, aos alunos poderão obter um Selo de Aprovação que poderá comprovar sua qualificação naquela especialidade.
Fundamentos do marketing digital
Domine os princípios básicos do marketing digital com nosso curso gratuito credenciado pelo Interactive Advertising Bureau. Ele inclui 26 módulos, todos criados por instrutores do Google, com exercícios práticos e exemplos do mundo real que ajudam a transformar conhecimento em ação.
Habilidades que você aprenderá:
Análises e Insights de Dados: Google Analytics, como coletar e analisar dados do usuário e transformá-los em insights acionáveis.
Estratégia Comercial: Definir e acompanhar metas claras, segmentar públicos-alvo e analisar dados para melhorar seu marketing online.
Marketing de Conteúdo: Promovendo sua marca, gerando mais conversões, criando e distribuindo conteúdo de alto valor para clientes em potencial.
Marketing de Display: Criando presença online identificando os públicos-alvo, redes de anúncios e as estratégias adequadas para anúncios gráficos.
Comércio Eletrônico: Estratégias e ferramentas essenciais para criar lojas online, vender com eficiência na Web e otimizar a experiência do usuário.
Marketing por e-Mail: Técnicas básicas de marketing por e-mail, como acompanhamento de respostas, criação de páginas de destino simples e uso de testes A/B.
Marketing Local: Como interagir com clientes em potencial nas proximidades usando diretórios locais, marketing para dispositivos móveis e criando uma presença de pesquisa local.
Dispositivos Móveis: Veja as diferenças entre sites e aplicativos para dispositivos móveis e desenvolva as estratégias mais eficientes de SEO e publicidade para essas plataformas.
SEM: Introdução ao Google Ads. Conheça as diferentes ferramentas de pesquisa disponíveis, além de aprender a escolher palavras-chave e otimizar campanhas para melhorar o retorno.
SEO: Diferenças entre pesquisa orgânica e paga. Aprenda a desenvolver o plano de SEO mais eficaz e otimize as páginas da Web para que os usuários possam encontrar conteúdos com mais facilidade.
Mídias Sociais: Como identificar as redes sociais ideais para sua estratégia, além de criar ótimos conteúdos para seus usuários e avaliar seu sucesso.
Vídeo: Como integrar vídeos a uma estratégia online, criar anúncios em vídeo a baixo custo e garantir que sejam vistos pelas pessoas certas.
Otimização da Web: Identifique os canais digitais ideais para atingir suas metas de negócios e melhorar as experiências online dos usuários.
Duração: 40h.
Número de Módulos: 26.
Pré-requisitos: Não Há, curso aberto para todos.
Fornece Certificado: Sim.
Prazo para a conclusão deste curso: Não há.
Leve sua empresa para a Web
Descubra o que é preciso para começar e manter uma empresa bem-sucedida online. Você também aprenderá a construir uma presença digital, utilizar o comércio eletrônico, manter a empresa protegida de hackers e ganhar destaque na sua região.
Habilidades que você aprenderá:
Estratégia Comercial: Definir e acompanhar metas claras, segmentar públicos-alvo e analisar dados para melhorar seu marketing online.
Análises e Insights de Dados: Google Analytics, como coletar e analisar dados do usuário e transformá-los em insights acionáveis.
Marketing de Display: Criando presença online identificando os públicos-alvo, redes de anúncios e as estratégias adequadas para anúncios gráficos.
Comércio Eletrônico: Estratégias e ferramentas essenciais para criar lojas online, vender com eficiência na Web e otimizar a experiência do usuário.
SEM: Introdução ao Google Ads. Conheça as diferentes ferramentas de pesquisa disponíveis, além de aprender a escolher palavras-chave e otimizar campanhas para melhorar o retorno.
SEO: Diferenças entre pesquisa orgânica e paga. Aprenda a desenvolver o plano de SEO mais eficaz e otimize as páginas da Web para que os usuários possam encontrar conteúdos com mais facilidade.
Mídias Sociais: Como identificar as redes sociais ideais para sua estratégia, além de criar ótimos conteúdos para seus usuários e avaliar seu sucesso.
Duração: 3h.
Número de Módulos: 7.
Pré-requisitos: Não Há, curso aberto para todos.
Fornece Certificado: Fornece selo de Capacitação.
Prazo para a conclusão deste curso: Não há.
Garanta que os clientes encontrem você online
Saiba como as empresas podem alcançar mais clientes e se conectar a eles online. Aprenda também a melhorar seu desempenho nos mecanismos de pesquisa (SEO) e usar a publicidade online (SEM) para aumentar o reconhecimento da marca e o volume de vendas.
Habilidades que você aprenderá:
Análises e Insights de Dados: Google Analytics, como coletar e analisar dados do usuário e transformá-los em insights acionáveis.
SEM: Introdução ao Google Ads. Conheça as diferentes ferramentas de pesquisa disponíveis, além de aprender a escolher palavras-chave e otimizar campanhas para melhorar o retorno.
SEO: Diferenças entre pesquisa orgânica e paga. Aprenda a desenvolver o plano de SEO mais eficaz e otimize as páginas da Web para que os usuários possam encontrar conteúdos com mais facilidade.
Otimização da Web: Identifique os canais digitais ideais para atingir suas metas de negócios e melhorar as experiências online dos usuários.
Duração: 3h.
Número de Módulos: 4.
Pré-requisitos: Não Há, curso aberto para todos.
Fornece Certificado: Fornece selo de Capacitação.
Prazo para a conclusão deste curso: Não há.
Como Promover sua empresa com publicidade online
Aprenda a criar uma estratégia bem-sucedida de publicidade e marketing, além de explicar como o marketing por e-mail e os anúncios gráficos e em vídeo podem ajudar a alcançar e atrair os clientes certos.
Habilidades que você aprenderá:
Estratégia Comercial: Definir e acompanhar metas claras, segmentar públicos-alvo e analisar dados para melhorar seu marketing online.
Comércio Eletrônico: Estratégias e ferramentas essenciais para criar lojas online, vender com eficiência na Web e otimizar a experiência do usuário.
Marketing Local: Como interagir com clientes em potencial nas proximidades usando diretórios locais, marketing para dispositivos móveis e criando uma presença de pesquisa local.
Mídias Sociais: Como identificar as redes sociais ideais para sua estratégia, além de criar ótimos conteúdos para seus usuários e avaliar seu sucesso.
Vídeo: Como integrar vídeos a uma estratégia online, criar anúncios em vídeo a baixo custo e garantir que sejam vistos pelas pessoas certas.
Marketing de Display: Criando presença online identificando os públicos-alvo, redes de anúncios e as estratégias adequadas para anúncios gráficos.
SEM: Introdução ao Google Ads. Conheça as diferentes ferramentas de pesquisa disponíveis, além de aprender a escolher palavras-chave e otimizar campanhas para melhorar o retorno.
SEO: Diferenças entre pesquisa orgânica e paga. Aprenda a desenvolver o plano de SEO mais eficaz e otimize as páginas da Web para que os usuários possam encontrar conteúdos com mais facilidade.
Duração: 3h.
Número de Módulos: 5.
Pré-requisitos: Não Há, curso aberto para todos.
Fornece Certificado: Fornece selo de Capacitação.
Prazo para a conclusão deste curso: Não há.
Desenvolva seus negócios em outros Países
Quer saber o que é preciso para se tornar uma empresa global? Saiba como entrar em novos mercados e vender para clientes em todo o mundo.
Habilidades que você aprenderá:
Estratégia Comercial: Definir e acompanhar metas claras, segmentar públicos-alvo e analisar dados para melhorar seu marketing online.
Lições deste tópico:
1. Introdução ao marketing internacional e à exportação
2. Validar o seu novo mercado
3. Ser compreendido noutros países
4. Anunciar além-fronteiras
5. Os sistemas de apoio de que necessitará
6. Ajudar os clientes no estrangeiro a comprar os seus produtos
7. Fornecimento aos clientes em todo o mundo
Duração: 1h.
Número de Módulos: 1.
Pré-requisitos: Não Há, curso aberto para todos.
Fornece Certificado: Fornece selo de Capacitação.
Prazo para a conclusão deste curso: Não há.
Conecte-se com os clientes em Dispositivos Móveis
Amplie sua presença online e conquiste novos clientes em Dispositivos Móveis. Aprenda a aumentar a presença online da sua empresa e alcançar clientes novos e valiosos que usam Dispositivos Móveis.
Habilidades que você aprenderá:
Dispositivos Móveis: Aprenda quais são as diferenças entre sites e aplicativos para Dispositivos Móveis e desenvolva as estratégias mais eficientes de SEO e publicidade para essas plataformas.
Lições deste tópico:
Tire partido dos dispositivos móveis:
1. Apresentação da publicidade em dispositivos móveis
2. Campanhas da Rede de Pesquisa para dispositivos móveis
3. Campanhas da Rede de Display para dispositivos móveis
4. Campanhas de redes sociais para dispositivos móveis
5. Vídeo para dispositivos móveis
Descubra as possibilidades dos dispositivos móveis:
1. A evolução dos dispositivos móveis
2. Compreender a web para dispositivos móveis e as aplicações para dispositivos móveis
3. Compreender as aplicações para dispositivos móveis
Duração: 1h.
Número de Módulos: 2.
Pré-requisitos: Não Há, curso aberto para todos.
Fornece Certificado: Fornece selo de Capacitação.
Prazo para a conclusão deste curso: Não há.
Gere Conteúdo para promover sua Empresa
Saiba como o marketing de conteúdo e vídeo, as Mídias Sociais, os Vídeos e outras ferramentas podem ajudar as empresas a serem notadas e se conectarem com mais clientes online.
Habilidades que você aprenderá:
Marketing de Conteúdo: Promovendo sua marca, gerando mais conversões, criando e distribuindo conteúdo de alto valor para clientes em potencial.
Mídias Sociais: Como identificar as redes sociais ideais para sua estratégia, além de criar ótimos conteúdos para seus usuários e avaliar seu sucesso.
Vídeo: Como integrar vídeos a uma estratégia online, criar anúncios em vídeo a baixo custo e garantir que sejam vistos pelas pessoas certas.
Otimização da Web: Identifique os canais digitais ideais para atingir suas metas de negócios e melhorar as experiências online dos usuários.
Duração: 1h.
Número de Módulos: 2.
Pré-requisitos: Não Há, curso aberto para todos.
Fornece Certificado: Fornece selo de Capacitação.
Prazo para a conclusão deste curso: Não há.
Entenda as Necessidades e o Comportamento online dos Clientes
Após adquirir algumas habilidades básicas de análise da Web, as empresas podem medir a eficácia do marketing online com facilidade e gerar resultados ainda mais promissores. Este curso vai capacitar o aluno para que seja capaz de aplicar estas técnicas com excelentes resultados.
Habilidades que você aprenderá:
Análises e Insights de Dados: Google Analytics, como coletar e analisar dados do usuário e transformá-los em insights acionáveis.
Estratégia Comercial: Definir e acompanhar metas claras, segmentar públicos-alvo e analisar dados para melhorar seu marketing online.
Duração: 1h.
Número de Módulos: 3.
Pré-requisitos: Não Há, curso aberto para todos.
Fornece Certificado: Fornece selo de Capacitação.
Prazo para a conclusão deste curso: Não há.