Autor: Site de Dicas[1]
Revisado e Atualizado: 10 de Maio 2024
Um Jogo ou atividade, qualquer que seja, em primeiro lugar terá sempre como proposta inicial distrair seu praticante. Por isso chama-se Passatempo. Mas, se pudermos tirar deste Passatempo algum proveito cognitivo teremos encontrado o modo perfeito de ajudar a educar, instruir, criar comportamentos sociais mais equilibrados e a construir um disciplinado perfil psicológico em nossos filhos e alunos.
Um Jogo deve ter mais ou menos os elementos que iremos detalhar em seguida. Entendemos que estes itens poderão variar de acordo com a abordagem pretendida, ou conforme determinações do autor. No entanto, com os itens aqui apresentados, conseguimos até hoje, depois de mais de 30 anos de magistério, realizar todas as tarefas que tínhamos em pauta inicialmente apenas como ideias.
Jogos de salão, ao ar livre e outros - Serão classificados de acordo com o objetivo pretendido. Isto é, se estimula ou desenvolve a Atenção, a Lógica, Noção Espacial, Coordenação motora, etc.
São ainda, Jogos dramáticos – fingir cenas ou situações cotidianas.
Construção – Usar materiais para fazer objetos; algumas vezes usados nos Jogos dramáticos, outras vezes sem uma aplicação pré-determinada.
Jogos de exploração – Explorar as possibilidades dos materiais e dos processos; dos ambientes e situações; superar obstáculos, vencer desafios, etc.
Jogos diversos – Jogos de tabuleiro, de Cartas[2], de Ação não Violenta[3] e outros jogos com regras.
Também será preciso fazer uma descrição detalhada de todos os aspectos referentes ao seu conteúdo, aplicação, desenvolvimento, acompanhamento etc. Deve-se também descrever o número mínimo e máximo de participantes e o modelo de gabarito que será usado para aferição de resultados.
Um meio de aferir se os objetivos propostos foram alcançados é criar uma planilha simples com os seguintes tópicos:
1. Nome da atividade, duração, periodicidade, quantidade de alunos, horário da realização, nível de interesse antes e depois – pode-se ver isso pela atenção que a criança dá a atividade durante todo seu andamento assim como pela vontade de repetir.
2. Deve-se também elaborar testes específicos. Por exemplo, se for uma atividade que estimule à alfabetização, este se presta a verificar se as crianças estão aprendendo ou não. Pode-se usar como modelo de aferição o tempo médio gasto com o método tradicional de alfabetização, em comparação com o novo. O nível de interesse pela leitura, a fluidez no interpretar dos textos, tudo isso também poderá ser usado como medidas indicativas de que a atividade é eficiente ou se ainda precisa de ajustes.
Na Página Seguinte apresentaremos um Exemplo completo de Criação de um Jogo Didático usando as técnicas aqui descritas.
[2] Neste caso as cartas poderão ser usadas como peças de um jogo de memória, ou como nos jogos de paciência onde deverão ser organizadas em ordem numérica, etc., e nunca como num jogo de baralho tradicional.
[3] Jogos de ação, não nos referimos aos jogos violentos, e sim os jogos onde os personagens estão praticando algum tipo de atividade. Seja na exploração de ambientes em busca de objetos perdidos; seja o ato de superar obstáculos através da habilidade motora ou intelectual do jogador; seja no controle dos movimentos para pegar ou coletar objetos com alguma finalidade, e assim por diante.
O Curso: Criação de Atividades Recreativas com fins Educativos foi elaborado pelo nosso corpo docente para uso exclusivo do Site de Dicas.
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