12 Dicas sobre a importância da Música no Desenvolvimento cognitivo e Psicológico de Crianças e Jovens
Autora: Anne Marie Lucille[1] Atualizado: 14 de Julho de 2024
Aprenda por meio destas 12 Dicas porque a música de boa qualidade, desde cedo, deve fazer parte do universo auditivo de Crianças e Jovens...
"Qualquer Atividade que faça parte do nosso cotidiano pode ser revertida em material cognitivo útil, basta que o educador seja capaz de perceber as oportunidades..."
"A Criança ou Jovem aprende cordialidade e respeito quando também assim é tratada por pais, educadores e demais personagens que façam parte do seu universo..."
Observação Importante: Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor ou Educador", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Examinando porque a Música de Boa Qualidade, desde cedo, deve fazer parte do mundo auditivo de Crianças e Jovens de todas as idades...
Quando falamos da importância da música, estamos nos referindo à música de verdade, e neste caso, precisamos excluir aquele conteúdo que é produzido com fins meramente comercial, contagiante, agressivo, geralmente feito com intenção de criar tendências ou promover produtos voltados ao público Infanto-Juvenil, e que vem embalado com o falso rótulo de música Infanto-Juvenil. Na verdade não existe música infantil, adulta ou direcionada apenas a certos grupos ou movimentos, existe apenas música.
E quando usamos o Termo Música, estamos nos referindo à Autêntica, aquele gênero que serve igualmente a todos, sem distinção de faixa etária, ou adequada a servir apenas a certos públicos ou nichos. Trata-se da música que, por suas propriedades singulares, é útil especialmente durante o período de ajuste da audição Infanto-Juvenil, assim como ao longo do processo do seu desenvolvimento Psicoemocional.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
As canções suaves, com ritmos equilibrados e melodias harmônicas, atuam de maneira positiva na formação e amadurecimento de suas engrenagens auditivas. Os ritmos instrumentais, desde que tenham harmonia e equilíbrio, com ou sem vocais, estimulam fortemente as emoções positivas, o sentimento de alegria, a Sensação de Relaxamento Corporal, a Autopacificação íntima e o Contentamento.
Por isso os ritmos musicais deverão compor o universo Infanto-Juvenil desde a primeira infância. Mas, não serve qualquer música, por isso o educador precisa estudar um pouco mais sobre o assunto, e apenas assim estará apto a descartar tudo aquilo que não serve, assim como valorizar o que é útil.
É importante ter consciência de que, assim como existem os Ritmos patrocinadores de Estados Emocionais Positivos, também existem os Ritmos Patológicos que atuam de maneira Negativa, a exemplo daqueles que provocam Estados de Ansiedade, Agressividade, Comportamentos Mórbidos, Paranóicos e Depressivos, Alienados, cujos desdobramentos sempre são desastrosos e completamente contrários ao saudável desenvolvimento sensorial e cognitivo deste grupo Estário.
• Outros Artigos Publicados
Lembre-se, Crianças e Jovens ainda não têm uma preferência musical, logo, a depender da oferta, irão aprender a gostar principalmente daquilo que sabidamente não presta. Cabe ao pai ou educador consciente e zeloso, fazer este crivo evitando contaminá-las com a sujeira auditiva que predomina no meio social, patrocinada por uma forte e desqualificada, mas bastante competente, corrente midiática.
A seguir, estão algumas dicas, na verdade Reflexões ou Meditações, que poderão ajudar Pais e Educadores a encontrar uma direção mais produtiva na condução de suas Arianças, Jovens e Alunos.
De algumas Regras Nunca devemos nos Esquecer...
A música deve estar tão unida às classes menores, como as flores, as gravuras e as histórias edificantes.
A música é indispensável, pois tanto a ginástica rítmica, como a ginástica imitativa e os movimentos corporais devem ser executados ao som de uma música. A mesma regra se aplica aos momentos de relaxamento.
A música proporciona alegria e espontaneidade às Criança e Jovens. Mas precisa ter harmonia, melodia, e nada de ritmos frenéticos, agressivos ou estravagantes, a exemplo dos repertórios comerciais, contaminados com letras de conteúdos patológicos e os repetitivos ritmos hipnóticos.
Entre os grupos de menor idade, Ao iniciar ou finalizar uma atividade, cantos alegres que motivem e excitem os movimentos corporais das crianças, deverão ser usados.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
Os cantos de ritmos suaves e sentimentais são apropriados para a hora de repouso, e para diminuir ou eliminar o estado de ansiedade, ou ainda para acalmar a inquietude ou agitação infantil.
Com um pouco de imaginação o educador ou pai poderá criar jogos ou brinquedos que façam a criança espontaneamente cantar, dançar, etc. Neste caso não se avalia a qualidade do canto infantil, mas apenas a forma de expressão e os efeitos terapêuticos.
A música, o canto e a dança são grandes instrumentos educativos que devem ser frequentemente utilizados para desenvolver a capacidade de expressão, o sentimento artístico e a Criatividade Infantil, assim como apra reforçar a Autoestima.
A dramatização de cenas da vida doméstica e da vida do Jardim de Infância ou Pré-escola, com ou sem auxílio da música, desenvolve na criança o gosto literário e a aptidão para inventar e aprender a refletir.
Os recitais e os cânticos terão por objetivo o enriquecimento do vocabulário e o exercício da dicção.
O canto espontâneo proporciona na criança uma excepcional melhora em sua Autoestima e Motivação, desenvolvendo ainda sua Autoconfiança e tornando-a mais Equilibrada, Serena e Amável.
Cantigas de roda é um formidável instrumento para socialização, companheirismo, remoção da timidez infantil, quebra de ansiedade, além de contribuir para despertar o sentimento de solidariedade, colaboração e respeito mútuo.
Ao criar suas próprias letras para as músicas ou cânticos, ensina-se a criança o valor dos seus atos, tornando sua mente mais flexível, o que acaba por lhe proporcionar grande Autoconfiança e capacidade de aceitar Mudanças de maneira natural, sem Conflitos ou Estresses desnecessários.
[1]Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia, Educação de crianças, jovens e Adultos. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Holística.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.