12 Dicas e Reflexões que nos ajudam a compreender o processo de desenvolvimento da Criatividade e Comportamento das Crianças
Autora: Anne Marie Lucille[1] Atualizado: 14 de Julho de 2024
Aprender a conviver em grupo é o grande segredo para o saudável desenvolvimento da Psique Infantil, e a grande chave para o florescimento do respeito mútuo entre indivíduos, assim como da compaixão, e por que não, da Inteligência e Criatividade.
"Criatividade também se aprende, especialmente se o educador estiver disposto a ensinar de Olhos Abertos, e não apenas recriminar de Olhos fechados..."
"A reprodução eventual de música instrumental, especialmente aquelas do repertório instrumental harmônico, permite a pacificação interior, sensibilização e melhora da capacidade auditiva da criança..."
Observação Importante: Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor ou Educador", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Uma das mais importantes atribuições do processo cognitivo infantil é sem dúvida a socialização...
Isso simplesmente quer dizer, interagir com outras crianças e ter experiências coletivas, compartilhar ainda de atividades lúdicas especialmente dirigidas, onde o indivíduo como entidade singular, temporariamente, deixa de ser o centro das atenções, atuando a favor de um projeto possível de ser realizado apenas em grupo.
Neste experimento de excepcional valor cognitivo, todos são iguais em importância, e todos são necessários como agentes ativos em prol de uma causa de interesse comum. Este tipo de convivialidade faculta ainda o emprego da ajuda mútua, companheirismo, assim como o florescimento do respeito pelas limitações de cada um.
E se todos trabalham para a concretização de um objetivo comum, os menos capazes serão ajudados pelos mais capazes, mas sem aquele sentimento de inferior ou superior; sem a ânsia do mérito a favor de apenas um dos indivíduos, uma condição que no tradicional modo Egocentrista preconizado em todas as instituições acadêmicas, é, e sempre será, a causa de todo antagonismo, separatismo, conflitos e segregação entre pessoas.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
O educador Lúcido sabe de tudo isso, e não poupará esforços para que seus educandos se libertem dessa maldição moderna, a pedagogia egoísta, competitiva e predatória que criou todas as fronteiras étnicas, morais e sociais que conhecemos.
A seguir, estão algumas dicas, na verdade reflexões ou meditações, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção mais produtiva na condução de suas crianças e alunos, seja dentro de casa ou no ambiente escolar.
• Outros Artigos Publicados
É muito importante que VOCÊ, no papel ativo de Educador, desde já fique sabendo que...
A criança se educa socialmente quando trabalha em grupo.
Quando a criança divide o seu trabalho com outros ou ajuda alguém, aprende também a praticar hábitos de cortesia, disciplina, respeito mútuo e ordem.
Ao ser amada pelo que é, a criança compreenderá melhor suas fraquezas, e isto facilita e potencializa todo seu processo de aprendizagem.
A bondade, aliada à firmeza e não a rudeza de palavras, estes itens são poderosos instrumentos para se conseguir, sem traumas ou dramas, a obediência ou Disciplina da Criança ou Jovem.
Bons brinquedos e jogos inteligentemente dirigidos são ferramentas com potencial para transformar o mundo da criança.
Dos quatro aos seis anos, a criança deve ter à sua disposição e em grande abundância, brinquedos e jogos de todo tipo, e atividades que estimulem o seu espírito criador.
Os materiais que estimulam a atividade criadora são, por exemplo, papel em folhas grandes, tesoura sem ponta, lápis, canetas hidrocor, tinta, pincéis, giz de cera, quadro-negro, massas, brinquedos de recortes, caixas velhas de papelão ou cartolina, e outros.
Os brinquedos que precisam ser puxados ou empurrados pela criança auxiliam-na a desenvolver o equilíbrio, a ter noção de espaço, e a aprender a andar e correr.
Brinquedos de armar estimulam a habilidade manual, disciplina e o senso de organização.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
Brinquedos compostos por mais de uma parte exercitam a coordenação e sincronização do tato com a visão.
Quando são ensinadas a praticar a cortesia e a camaradagem, logo se tornam naturalmente sensíveis, mais serenas, menos ansiosas, mais reflexivas, organizadas e autoconfiantes.
Dica Bônus:
Dentro de casa, tente atribuir pequenos papéis proativos às suas crianças. Pode ser na lavagem das verduras, na arrumação da cama, no preparo de receitas de bolos e biscoitos, na arrumação dos armários de roupas ou suprimentos, e assim por diante. Esta prática mostrará a elas a importância do trabalho em equipe, estimulando ainda de maneira determinante sua autoconfiança, comprometimento, disciplina, motivação e a compreensão do valor do seu protagonismo social.
[1]Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia, Educação de crianças, jovens e Adultos. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Holística.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.