O desejo de progredir é um autoqualificador que sempre vai colocar o indivíduo em um patamar profissional acima da média.
Examinando de maneira mais detalhada à questão...
Você sabe quais são as maiores qualidades que os novos empregadores atualmente procuram em seus funcionários?
De fato, esta informação pode ser de grande relevância para quem está à procura de uma colocação, ou para aqueles que já estão trabalhando e desejam progredir na empresa, seja qual for seu ramo de atividade. Mas, uma coisa é certa: A qualificação que se valoriza, como já sabemos faz tempo, não mais se resume ao acúmulo de títulos acadêmicos, muito menos está relacionada com a qualidade da grife do Status profissional do indivíduo.
De acordo com diversas pesquisas realizadas em países da América, Europa, Ásia e Oriente Médio, os Especialistas em Recursos Humanos e Seleção de Pessoal fizeram uma lista com os atributos que um funcionário, ou candidato a emprego, vai precisar ter para agradar aos patrões, e, por que não, ter sucesso em sua carreira profissional, tanto agora, quanto no futuro.
O ideal seria que antes de ler a relação com os Requisitos, o leitor fizesse uma lista enumerando suas próprias Qualidades e competências, pelo menos aqueles atributos mais evidentes e já conhecidas que julga importantes.
Depois da leitura, poderá então conferir se está no caminho certo, ou se há necessidade de fazer algum ajuste para melhorar alguma coisa.
Veja a seguir, uma lista com os principais pontos, atributos, qualidades, diferenciais e competências, que tanto agora quanto no futuro, farão aquele patrão tratar o empregado como sócio.
1. Atitude Positiva
Empregadores valorizam empregados que ostentam alegria e otimismo, que demonstram aquela postura de
"sou capaz". Um bom senso de humor, sem ironia ou vulgaridade, é também um diferencial muito valorizado.
2. Facilidade de Comunicação
Quesitos como excelência em escrita e expressão verbal são obrigatórios. Saber se expressar de maneira clara e objetiva, tanto no modo escrito, quanto no falado, farão toda diferença. O fato de ser capaz de redigir corretamente relatórios e textos é um atributo dos mais valorizados por todos empregadores.
Construa um bom vocabulário e corrija sua dicção. Fique atento enquanto fala. A excelência na sua capacidade de comunicação repercute de maneira altamente positiva aos olhos dos observadores da empresa, inclusive aqueles que você não vê.
3. Habilidade para lidar com Dispositivos eletrônicos, Computadores, Ferramentas e Aplicativos do mundo digital, Redes Sociais, assim como os novos meios de Comunicação e Interação Social.
Atualmente, saber lidar com os computadores e dispositivos móveis é um item essencial. E dentro da atual e futura conjuntura corporativa, será cada vez mais crescente a necessidade por profissionais aptos a
usar aplicativos para redigir textos, acessar a internet, que esteja familiarizado com as redes sociais, aplicativos de Inteligência Artificial, ferramentas digitais que automatizam e agilizam processos burocráticos e rotinas administrativas, enviar e receber e-mails, operar acessórios eletrônicos inteligentes, e assim por diante.
E em pouco tempo, todas estas coisas se tornarão pré-requisitos obrigatórios, tanto para contratação, quanto para permanência no cargo, e naturalmente, para evolução profissional de cada um dentro de qualquer ambiente de trabalho.
4. Ética no Trabalho
Um funcionário firmemente comprometido com suas atividades e políticas internas da empresa é um dos mais valorizados. A dica é, sempre termine as tarefas que começa, mesmo quando o grau de dificuldade for grande. Melhor ainda, tente antecipar os prazos de entrega.
5. Honestidade e Integridade
Não pegue
"emprestado" objetos ou suprimentos da empresa sem a expressa permissão do seu empregador ou Supervisor. São coisas para uso no ambiente de trabalho; pertencem a empresa, não a você. Não minta, engane ou roube. Trabalhe o expediente inteiro, afinal de contas, você recebe um salário para isso; seja justo. Deixe as chamadas telefônicas pessoais, com exceção dos casos de urgência, para os horários de intervalo.
Pequenos gestos negativos podem arruinar uma brilhante carreira; pequenos gestos positivos podem garantir seu sucesso e ascensão profissional.
6. Pontualidade
Chegue sempre na hora. Do mesmo modo, cumpra o horário dos intervalos. Nas exceções, nos casos onde você não foi capaz de cumprir os horários, seja por chegar tarde ao local de trabalho, ou por atrasar a conclusão de tarefas, informe com antecedência ao seu supervisor ou superior, para que o mesmo seja capaz de tomar providências, evitando assim maiores prejuízos e contratempos, tanto para você, quanto para a performance da empresa.
7. Flexibilidade e Adaptabilidade
Disposição para se envolver com vários projetos, ajudar e encorajar os outros, ou ainda ter iniciativa para encontrar soluções criativas para problemas difíceis. É necessário ser capaz de se adaptar às mudanças com rapidez, facilidade e sem traumas, assim como não desanimar diante de obstáculos; Ter capacidade para rapidamente assimilar informações, aprender coisas novas, ou se integrar às novas atribuições,
são qualidades positivas que o tornarão tão desejado quanto um diamante Cor de Rosa.
Esteja atento e mantenha o foco ao acompanhar vários projetos simultaneamente. Esteja pronto para ir em frente, tome fôlego e aproveite as novas oportunidades que se apresentam para demonstrar publicamente, por meio de exemplos práticos, todo seu potencial.
8. Habilidade para Gerenciar ou Coordenar
Saber gerenciar a prioridade de tarefas, ter a habilidade de delegar atribuições sem comprometer os cronogramas de execuções ou a qualidade do produto final, são outras das mais valorizadas qualidades. Funcionários capazes de administrar ou coordenar o andamento de vários projetos simultaneamente se tornam peças estratégicas para o empregador. Estar apto a identificar e priorizar atividades é uma qualidade das mais notáveis.
Se dentre seus atributos não está relacionada a capacidade de gerenciar seu tempo, a valorizada técnica de saber fazer as coisas acontecerem, seu portfólio pessoal jamais terá um tratamento diferenciado.
A máxima do mundo dos negócios é: "Tempo é dinheiro", e empregados que possuam a habilidade de conduzir projetos de acordo com suas prioridades, cumprindo os prazos e as metas estabelecidas, são tratados como verdadeiras joias preciosas, ou ativos financeiros vivos da empresa.
9. Competência Técnica
Muitos cargos vão requerer um certo nível de qualificação. Eles são identificados pela própria designação da função.
Por exemplo, Engenheiro, Economista, Contador, Recursos Humanos, Programador, etc. Se você for contratado para trabalhar vendendo software, vai se sair melhor se for vendedor, já que seria a qualificação necessária para exercer a função. Dotado da devida competência técnica, aprender sobre as características do produto a ser comercializado, neste caso o software, torna-se apenas um detalhe.
10. Capacidade Analítica na Solução de Problemas
Não tenha medo de ser Criativo.
Muitos empregados têm medo de dar opiniões, assumir novas tarefas e responsabilidades simplesmente porque têm medo de falhar. Empregadores procuram por funcionários que estão dispostos a descobrir meios alternativos e criativos para solucionar velhos e novos problemas.
Saia um pouco do seu cubículo; deixe sua zona de conforto e estagnação de lado; acredite, existe vida inteligente fora do seu berço.
11. Motivacão, Determinação, Persistência e Iniciativa
Estes são pontos sensíveis e de extrema importância. Supervisores ou chefes geralmente dão aos funcionários metas que podem ser alcançadas sem muito esforço. O segredo é estar pronto para enfrentar desafios maiores que possam surgir. Isto significa, ter disposição para trabalhar duro, sem desanimar, para superar obstáculos fora da rotina, sempre que se fizerem presentes.
Adote a Automotivação como diferencial; seja aquele que começa sem que lhe peçam. Tenha entusiasmo e uma atitude pró-ativa e positiva no local de trabalho. Seja um trabalhador dedicado e flexível, aquele que está sempre disponível para novos desafios. Evite assumir a postura dos preguiçosos e acomodados, que se limitam a cumprir suas atividades formais ao pé da letra, apenas quando solicitados.
12. Eficiência
De que adianta ser altamente qualificado no papel, se na prática, ainda não mostrou serviço algum? Eficiência será para sempre pontuada como uma qualidade das mais interessantes e valorizadas durante um processo de seleção ou promoção dentro de qualquer empresa. Empregadores estão pagando pelo seu tempo e não desejam que desperdice suas horas de trabalho à toa.
Mostre serviço, cumpra os prazos. Melhor ainda, se esforce para entregar o trabalho antes do prazo do estabelecido, ou a apresentar resultados além das expectativas. Seja organizado, siga o cronograma, diga que está disponível, mostre interesse em realizar tarefas mais desafiadoras, mesmo que não estejam dentro do escopo de suas atribuições tradicionais. Empregados com este perfil terão ascensão garantida dentro de qualquer ambiente corporativo deste mundo.
13. Disposição e Vontade de aprender novas habilidades ou adquirir capacitações extras
A exemplo de flexibilidade e jogo de cintura, empregadores precisam de funcionários que possam e queiram aprender novas habilidades quando for necessário, assim como aqueles que se adaptam com facilidade aos novos desafios. Pessoas com interesse em aprender mais, ganham sempre mais, e para sempre, serão ativos altamente valorizados em qualquer organização.
14. Habilidades Interpessoais
No convívio com os outros, nunca é demais ser gentil, sensível, respeitador e acessível. Pratique a regra de ouro:
"Trate os outros como gostaria de ser tratado." Não se esqueça de vestir-se de maneira asseada e de acordo com os costumes da empresa. Cuidar do alinho e aparência é fundamental. Assegure-se de que suas roupas estão sempre limpas e de acordo com os padrões do local de trabalho, cabelo penteado, barba feita e, por favor, não cometa o desleixo de esquecer de usar desodorante, muito menos exagere na dose.
Veja também o artigo: Os 10 Hábitos Irritantes no Ambiente de Trabalho, neste mesmo site.
15. Habilidade e Facilidade para Trabalhar em Equipe
Um bom empregado tem habilidade para fazer parte de um grupo de trabalho em projetos, dentro ou fora da empresa. Esteja pronto para interagir, compartilhar e ouvir, e trabalhar de acordo com as ideias ou pontos de vista de outros membros do grupo. Lembre-se:
Em um ambiente de trabalho coletivo, o que interessa são os objetivos comuns que favoreçam todo grupo e as metas da empresa, e não as opiniões individuais que se prestam tão somente a envernizar Egos pessoais.
16. Lealdade
Sempre fale bem da sua empresa, supervisor ou cargo. Não comente assuntos confidenciais com ninguém que não esteja autorizado a saber. Lembre-se, este mundo têm ouvidos muito sensíveis. Hoje, as notícias se propagam numa velocidade acima da compreensão humana. Você nunca terá certeza se o seu melhor amigo, aquele a quem conta tudo, não tem como confidente outra pessoa que de alguma forma tenha ligações diretas ou indiretas com outros membros do seu trabalho. Por isso, discrição e ética profissional são atributos fundamentais; deixe a vaidade pessoal de lado e contenha-se.
Conclusão:
Então, quais foram os Pontos com os quais Você mais se Identificou? Coloque estas qualidades em prática e irá maximizar suas chances de continuar empregado e ainda ser promovido regularmente. Não precisa dizer para ninguém que possui tais qualidades, basta praticá-las no seu dia a dia, incorporando-as naturalmente à sua rotina e personalidade, e logo, com certeza, será um ativo altamente valorizado dentro de qualquer corporação.
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O Senso de Empreendedorismo ainda é um dos atributos mais valorizados dentro de qualquer corporação, faça este teste,
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Notas:
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[1]
Alberto J. Grimm - albertogrimm@gmail.com
Antropólogo, Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e Consultor em Recursos Humanos, Treinamento e Seleção, Requalificação Profissional, Educação Integral e Holística.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
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