Autor: Site de Dicas[1]
Revisado e Atualizado: 10 de Maio 2024
Afinal de contas, do que precisamos para a realização de nossas tarefas? No mercado corporativo é assim, primeiro criam um produto, depois nos convencem de que eles são necessidades. Para isso contam com uma sofisticada, competente e bem estruturada máquina publicitária, que como ninguém, conhece todas as dobras do comportamento humano. Sabem como impressionar e condicionar as pessoas, assim como criar novos consumidores e cativar os antigos. Sabem manipular suas emoções, e mais importante, conhecem profundamente os mecanismos emocionais necessários para garantir o sucesso de suas abordagens.
De verdade precisamos apenas de um computador que nos permita acessar a Internet, seja capaz de ler nossos CDs, DVDs – apesar do rápido declínio no uso destes acessórios –, cartões de memória ou Pen-drives; ler e escrever e-mails e executar programas simples, tais como planilhas de cálculo, editores de texto, jogos educativos e programas básicos para desenhos. E para tudo isso, os modelos mais simples e baratos são mais que suficientes.
Dê um tema e peça para que procurem na Rede dois artigos que retratem pontos de vista antagônicos para essa mesma questão. Aprenderão na prática sobre diversidade, pontos de vista antagônicos ou convergentes. Por isso mesmo se tornarão mais críticos quanto ao hábito de tomar partido de uma ideia ou corrente após consultar apenas uma fonte.
É inegável a utilidade na Internet em nossas vidas, mas a crença de que só existem pessoas bem intencionadas e que farão de tudo para construir um mundo melhor a troco de nada, convenhamos, isso não existe.
No mundo real existem os bem intencionados e os maus. Outra coisa: se há um mundo de informações disponíveis para qualquer tipo de uso, não devemos acreditar que tudo seja coisa útil. Por isso mesmo um Senso Crítico cada vez mais qualificado torna-se um atributo imprescindível.
Assim, o primeiro e mais importante item a ser trabalhado neste mundo repleto de informações é aprender a separar o útil do inútil; a realidade da fantasia. Aprender a identificar o que é Verdade factual ou Mentira Intencional nas trilhas do mundo virtual deveria ser uma disciplina formal em qualquer sala de aula. Ali é um mundo livre onde qualquer um pode publicar o que bem entende. Um bioma onde todas as formas de expressões não éticas e éticas são permitidas e convivem lado a lado. Um condomínio público onde as mentiras proliferam; onde os absurdos ganham visibilidade e notoriedade; onde as verdades de fato, podem nunca aparecer.
Sendo um mundo onde a maioria das fontes está oculta pelo Direito da Livre Expressão, qualquer informação não avaliada de uma maneira sensata e crítica é capaz de causar mais danos que benefícios. Daí a importância de uma avaliação prévia da integridade dos meios divulgadores dessas informações. É nesse momento que o bom senso deve prevalecer sobre a emoção e o desejo por respostas prontas.
Trata-se de um Mundo Hostil onde a reação por impulso e imediatismo tem um preço elevado. Neste mundo novo o discernimento com lucidez e bom senso são qualidades das quais não podemos abrir mão. Ali diante da opinião de uma maioria que se recusa a pensar, aquela turba que simplesmente prefere seguir a onda da vez, como cegos ávidos por uma fonte de luz, mais do que nunca deve prevalecer a virtude do questionamento pessoal imparcial.
Eis alguns sites que informam sobre a Veracidade de Notícias ou Vídeos publicados no meio virtual, seja na Internet, Mídia impressa e audiovisual, Redes Sociais ou aplicativos de mensagens.
Agência Lupa:
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/
Fato ou Fake:
https://g1.globo.com/fato-ou-fake/
Agência Pública - Truco:
https://apublica.org/
E-Farsas:
https://www.e-farsas.com/
Projeto comprova:
https://projetocomprova.com.br/
Aos fatos:
https://www.aosfatos.org/
Boatos:
https://www.boatos.org
UOL Confere:
https://noticias.uol.com.br/confere
Painel de Checagem de Fake News
Neste site você informa o link que deseja examinar e ele te dá uma resposta.
https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/painel-de-checagem-de-fake-news/
Tolice é imaginar que todas as pessoas estão bem intencionadas, especialmente quando se prestam a doar sem contrapartidas. Isso não existe, pelo menos em nosso atual mundo, onde os velhacos e enganadores virtuais nunca dormem. E nestes casos, infelizmente, suas primeiras vítimas são aqueles usuários mais eufóricos. Senso crítico neste novo mundo de promessas milagrosas nunca é um exagero, e sim sinônimo de moderação e inteligência.
Mas, isso se torna impraticável se tivermos em mãos Informações Erradas, Falsas Demandas ou Necessidades, Mentiras habilmente maquiadas pela poderosa e competente máquina de vender qualquer coisa. Uma estratégia publicitária bem elaborada sob a qualificada supervisão de um mecanismo que conhece como ninguém a natureza humana, e logo um absurdo se transforma em necessidade, comportamentos bizarros adotados pela maioria.
Outra reflexão que julgamos importante são os Falsos Boatos e a ação dos aproveitadores que sempre estão dispostos a enganar os inocentes e ignorantes. Mais do que nunca, ter um bom senso crítico é a regra básica, daí a necessidade de que desde cedo nossos alunos e filhos adotem para si o Princípio da Descrença ou Dúvida Lúcida.
Veja na próxima página: Usando a internet de maneira Racional e Produtiva:
O Curso: Criação de Atividades Recreativas com fins Educativos foi elaborado pelo nosso corpo docente para uso exclusivo do Site de Dicas.
Email: contato@sitededicas.com.br
Nota de Copyright ©
É expressamente Proibida a reprodução de qualquer parte do conteúdo desta página para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.