Autor: Site de Dicas[1]
Revisado e Atualizado: 10 de Maio 2024
Nesta última lição apresentamos aos leitores Pais e Educadores, diversas ideias comprovadas de Atividades Recreativas que poderão ser usadas com fins didáticos, tanto do modo como foram concebidas, quanto com algumas adaptações ou modificações, de modo a servir de modelo para a criação de novas Atividades.
Todas poderão ser usadas ou aplicadas a qualquer período do ano letivo, em sala de aula ou em ambiente doméstico.
Neste tópico vamos descrever as Atividades Recreativas como já são conhecidas em seu Modus Operandi tradicional, e a seguir apresentamos as mesmas com algumas modificações. Vale ressaltar que as sugestões apresentadas já foram testadas e aprovadas por nosso corpo docente dentro e fora da escola, de modo que não fique nenhuma dúvida em relação a sua aplicabilidade, benefícios Cognitivos e regras de uso.
Já conhecido desde a antiguidade clássica, O Jogo de Memória é uma Atividades Recreativa que pode ser jogada do modo tradicional, onde a formação de pares de figuras iguais é o objetivo, ou com algumas modificações de modo a ganhar novas funcionalidades e recursos cognitivos extras.
Nos exercícios propostos para estas Atividades, o educador vai definir a quantidade de cartões que terá à sua disposição. Por exemplo, ele poderá ter um universo de 30 ilustrações ou palavras em seu acervo, mas criará exercícios para a formação de 5, 6 ou mais pares de cada vez, de modo a evitar muitas repetições.
Incremento e qualificação da Memória, Senso de distinção, Comparação e Discriminação Visual, Ordem, Conceito de Similaridade e Proporcionalidade, Atenção, Concentração, Coordenação Motora e Senso Táctil (quando se trata da versão não virtual do jogo ); Reconhecimento de Formas Simples e Complexas, Qualificação do Vocabulário (quando usamos figuras associadas aos nomes), Autoconfiança, Sociabilidade (quando jogado em grupo).
A associação dos pares poderá ser feita entre os nomes dos objetos e a Ilustração correspondente. Outra opção muito interessante são os pares de Ilustrações semelhantes, mas não iguais.
Veja os dois exemplos na Figura 1, linhas 1 e 2.
A associação dos pares será entre a Ilustração e a Silhueta correspondente.
Neste caso o objetivo do jogo não será a formação dos tradicionais pares de iguais, mas descobrir a formação original de um arranjo de ilustrações previamente selecionadas e exibidas. Por exemplo, o educador mostra cinco objetos em uma ordem qualquer. Depois de um tempo de memorização, ele solicita que os participantes fechem os olhos, quando então irá alterar o arranjo original das ilustrações.
Feito isso é solicitado ao grupo, ou ao aluno, para que coloque-as outra vez na ordem correta.
Veja o exemplo na Figura 3, onde na primeira linha estão os objetos em seu arranjo original e na linha de baixo os mesmos objetos fora de ordem.
Na próxima página: Veja outra variação do Jogo da Memória e Outras Adaptações para outros Jogos Clássicos.
O Curso: Criação de Atividades Recreativas com fins Educativos foi elaborado pelo nosso corpo docente para uso exclusivo do Site de Dicas.
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