Autor: Site de Dicas[1]
Revisado e Atualizado: 10 de Maio 2024
O tradicional jogo de Bingo pode ser adaptado para outras Atividades Recreativas de grande valor didático.
Importante: Nestas variações do jogo de Bingo, para a marcação das cartelas convém usar sementes de milho ou outras.
As cartelas conterão palavras escritas à mão ou impressas com o nome de diversas ilustrações, cerca de 20, que o educador tem dentro de uma pequena caixa ou saco. Cada jogador receberá uma cartela com 5, 6 ou mais ilustrações ou palavras aleatórias, dentre aquelas que o educador tem dentro de sua caixinha.
À medida que as figuras vão sendo retiradas da caixa de sorteio, cada participante, caso a tenha em sua cartela, deve marcar o nome correspondente. Vence quem primeiro completar um número de acertos pré-determinado pelo coordenador da tarefa. A Atividade também poderá ser realizada apenas com as ilustrações.
Veja exemplo dos dois modelos na Figura 12.
Variação do Jogo de Bingo com ilustrações. Veja exemplo no primeiro quadro da Figura 12.
O educador criará um grupo de 20 ou mais palavras chaves que serão recortadas em pequenos quadros e colocadas em sua caixa ou saco de sorteio.
Ao mesmo tempo, cada aluno receberá uma cartela contendo 6 quadros ou mais com os Sinônimos das palavras chaves escolhidas de maneira aleatória.
As cartelas conterão palavras escritas à mão ou impressas.
O educador vai então retirando de sua caixa, uma a uma, as palavras cujos Sinônimos os alunos deverão identificar e marcar em suas respectivas cartelas.
Vence quem primeiro preencher a sua cartela ou atingir uma cota de acertos pré-definida.
Variação: A cada rodada, pode-se eleger como meta final o preenchimento de apenas uma linha na horizontal ou vertical.
Veja um exemplo do método na Figura 13.
Outra Variação: A Atividade também poderá ser realizada com Antônimos.
Neste caso, cada cartela terá 5, 6 ou mais quadros contendo uma palavra, e a exemplo do exercício anterior, escolhidas aleatoriamente dentro do grupo de 20 ou mais vocábulos pré-selecionados pelo educador. Em seguida ele retira de sua caixinha ou saco as palavras que, se coincidentes com aquelas das cartelas, deverão ser marcadas.
Veja exemplo na Figura 14.
A exemplo da versão anterior, o educador pode determinar como objetivo final o preenchimento de apenas uma linha, seja na horizontal ou vertical.
Na próxima página: Veja mais Variações para o Jogo de Bingo e Outras Adaptações de Jogos Clássicos.
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