Autor: Alberto Grimm[1]
Conteúdo Atualizado: 28 de Novembro de 2023
"O Currículo, quando está sobre a mesa do recrutador, tem aproximadamente 30 segundos para impressioná-lo de maneira positiva, caso contrário, dificilmente o candidato será selecionado para fazer a Entrevista..."
"O mercado de trabalho procura por profissionais que já estejam no ritmo, por isso, realizações muito antigas, caso não tenham passado por um processo de reciclagem ou requalificação, definitivamente, deverão ficar de fora do seu Currículo."
Acreditamos que Ninguém deseja receber uma mensagem, ligação ou email de "agradecimento", com um texto curto nada agradável informando que, "Nessa ocasião", seu Currículo não foi selecionado.
Depois de uma experiência como esta, é natural que a autoestima do candidato fique um pouco abalada. Mas, depois de fazer o Currículo, antes de clicar no botão de "Enviar", ou selar o envelope para mais uma tentativa, ou ainda entregar pessoalmente na portaria de alguma empresa, pare um pouco, respire, coloque as ideias em ordem. Afinal de contas, talvez tenha chegado a hora de você dar uma olhada no tipo de Currículo que está enviando, ou entregando, aos seus pretensos empregadores.
Ocorre que, a maioria dos Currículoss criados pelos "Caçadores de Empregos", usam um velho formato já desgastado; um Layout padrão, surrado, que existe em quase todos aplicativos de texto disponíveis no mercado, ou ainda em centenas de sites.
Não há nada de errado nisso, exceto pelo fato de que os empregadores já viram milhares de Currículos com essa cara. Mas, o que eles têm em comum? Simplesmente não são capazes de "Chamar a Atenção ou impressionar" nenhum recrutador profissional.
É isso mesmo, todo Currículo que se preze deve conter elementos com potencial para capturar a atenção do recrutador imediatamente, exatamente no momento em que ele faz a primeira varredura superficial, quando irá dedicar entre 20 ou 30 segundos do seu precioso tempo em busca daqueles que pretende examinar mais a fundo. Sim, ele não examina a todos, isso não seria possível em um mundo onde o fator tempo se tornou um ativo tão valioso e escasso.
Em primeiro lugar, ele vai olhar os cabeçalhos da página inicial em busca de informações que qualifiquem o candidato à vaga ofertada. Aqueles que chamam sua atenção serão selecionados para uma análise mais criteriosa; os demais, descartados, ou simplesmente ignorados.
Se você ainda insiste em enviar o mesmo Currículo para cada vaga à qual se candidata e ainda continua se perguntando por que não te responderam, então é tempo de mudar com urgência as regras do jogo.
Em tempo, os atuais programas de Inteligência Artificial que fazem a seleção de alguns Currículos, apenas escolhem aqueles que deverão ser examinados mais tarde por pessoas. Isso mesmo, o processo seletivo ainda é feito por pessoas de verdade, e não por robôs virtuais capazes de ser facilmente enganados.
Por isso você precisa ser mais criativo na elaboração e Design do Currículo. Não se trata de criar coisas complicadas, designs inovadores ou revolucionários, gráficos extravagantes, papéis coloridos e aparência exótica, e sim de criar um Documento capaz de mostrar em poucas páginas do que você é capaz. Isso quer dizer, um conteúdo objetivo, capaz de mostrar suas qualificações de maneira clara, fluídica, impactante, e no menor tempo possível.
Além disso, estamos falando do tempo necessário para "moldar" o Currículo de acordo com as características da vaga em questão, de modo a potencializar sua chance de conseguir uma entrevista.
Lembre-se, caso ainda não saiba, eis o primeiro segredo do mundo dos recrutadores: Eles dedicam apenas cerca de 30 segundos numa primeira análise visual de cada Currículo que está sobre sua mesa, quando então irão decidir ou não por sua seleção e posterior leitura. E neste curto período de tempo, o Currículo deve ser atraente o suficiente para lhe chamar a atenção, daí a importância de ser claro, de fácil leitura, com as informações essenciais bem à vista, aquelas que o qualificam como apto ou não para o exercício do cargo pretendido.
Acrescente os pontos mais relevantes e diferenciados de sua qualificação, e sempre levando em conta aqueles relacionados ao cargo pretendido. Em um curto parágrafo, informe seu objetivo, o que espera da colocação. Destaque as atividades ou projetos importantes que façam parte de sua lista de realizações profissionais até o presente momento. Enfatize tudo aquilo que o torna apto a ocupar aquele posto de trabalho. Veja também o artigo: As 16 Qualidades pessoais mais Valorizadas dentro de Qualquer Empresa.
O mercado procura profissionais que já estejam no ritmo, por isso, realizações mais recentes deverão ser as mais valorizadas. Lembre-se, cada mês que o candidato permanece desempregado, na cabeça do empregador, ele vale cada vez menos.
Por exemplo, caso esteja se candidatando a um posto de Administrador ou Gerência, mas nunca exerceu tais funções, enfatize que o exercício de sua ocupação anterior exigia grande responsabilidade, tomada de decisões e deveres, a exemplo da delegação de tarefas, condução de reuniões, coordenação de equipes de trabalho, treinamento de funcionários, e assim por diante.
Se você é candidato a uma vaga para gerenciamento de pessoas, por exemplo, o fato de ter sido capitão de sua equipe de futebol, ter organizado e conduzido os treinos do grupo, demonstra sua capacidade de liderança, gerenciamento de pessoas, trabalho em grupo, empatia, disciplina e habilidade organizacional.
Ou ainda, se você está de olho numa vaga de Designer, dê um jeito de informar que está atualizado sobre o assunto. Faça referências às exibições artísticas nas quais esteve presente ou envolvido ativamente, assim como quais são os Designers cujo trabalho acompanha mais de perto.
Alternativamente, você poderá encontrar valiosas informações no site ou redes sociais da empresa, o que poderá ajudá-lo a traçar um perfil básico daquilo que eles estão procurando, ou ainda o que esperam de um novo funcionário. Estas, enfim, são informações importantes que decerto que o ajudarão a "moldar" o Currículo de acordo com estes critérios e filosofia do grupo.
Assegure-se de que o Layout do Currículo é o mesmo em todo impresso. Evite também abarrotá-lo de informações desnecessárias nestas duas páginas. Evite o uso de molduras, ou mesmo aquele festival de realces, cores e negritos espalhados ao longo do texto.
Empregadores querem informações explícitas, objetivas, diretas. Além disso, eles não estão dispostos, muito menos têm tempo para forçar a vista em busca de detalhes, apenas porque o candidato escolheu um tamanho de fonte Minúsculo com a intenção de acomodar mais informações. Saiba antecipadamente que este tipo de material, sem hesitação, será descartado na hora.
Finalmente, o Currículo é um documento que tem começo, meio e fim. Assim, você precisa seguir uma ordem, estruturação lógica, e manter o mesmo padrão ao longo de todo seu escopo. Fique de olho nos detalhes do Currículo, às vezes, são eles que levam pro brejo suas aspirações.
Caso a distribuição das informações esteja confusa, ou se o texto está grande ou pequeno demais, ou ainda se a aparência está inconsistente com o cargo, ou mesmo se possui erros gramaticais, por mais simples que sejam, sua chance de conseguir a sonhada entrevista é quase Zero.
Veja também o artigo: As 16 Qualidades pessoais mais Valorizadas dentro de Qualquer Empresa.
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Alberto J. Grimm - albertogrimm@gmail.com
Antropólogo, Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e Consultor em Recursos Humanos, Treinamento e Seleção, Requalificação Profissional, Educação Integral e Holística.
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