Autor: Alberto Grimm[1]
Conteúdo Atualizado: 28 de Novembro de 2023
"Quando nos propomos a bancar um projeto, na maioria das vezes, embora o estágio inicial tenha a fama de ser a parte mais difícil da empreitada, quando observamos com mais atenção, sem dúvida, o lado mais dramático e crítico ainda é seu processo de conclusão..."
Se este for o seu caso, acreditamos que estas “Cinco Dicas de como montar um Currículo Primoroso” lhe serão muito úteis. Portanto, vejamos quais são elas.
Um CV normalmente começa destacando o nível de escolaridade, seguida da experiência profissional, a exemplo de todos os trabalhos temporários ou voluntários já realizados. Um candidato novato em busca do seu primeiro emprego deve se concentrar inicialmente em sua experiência acadêmica e atividades extracurriculares. Um item que chama bastante a atenção dos empregadores, são aqueles candidatos com experiência em Atividades Voluntárias, especialmente quando estas demandam um perfil de liderança ou protagonismo.
"Vinte segundos não é tempo suficiente para alguém ler sua biografia completa. Caso sua experiência seja sólida, você não precisa se explicar em detalhes. Vá direto ao que interessa e deixe que suas credenciais digam o resto...", é o conselho dos especialistas. "Você não vai precisar de mais que 4 tópicos para ilustrar os títulos das mais importantes atividades profissionais que exerceu, assim como para o detalhamento de cada uma delas. Todo seu Currículo deverá ficar restrito a um volume máximo de duas Páginas. Quando se trata de Currículos, pode acreditar, o menos é sempre mais..."
Use sempre fontes de fácil visibilidade, letra de tamanho regular, nunca pequena ou grande demais. Ninguém gosta de usar uma lupa para ser capaz de enxergar o que está escrito, muito menos gostará de vasculhar um volumoso conteúdo que facilmente caberia em uma ou duas páginas, não fosse o exagerado tamanho das fontes.
"Grandes realizações que não estão relacionadas com a carreira ainda merecem um destaque em seu Currículo", afirmam os especialistas em recrutamento. "Por exemplo, realizações esportivas poderão mostrar que você é competitivo e sabe como trabalhar eficazmente em equipe. Realizações onde tenha se colocado na posição de líder demonstram capacidade para apoiar e motivar os outros na consecução de um propósito estabelecido. O voluntariado mostra que você sabe como trabalhar com grupos heterogêneos em prol de objetivos coletivos ou comuns."
"Escolha suas palavras com sabedoria!", recomendam os especialistas. “Há palavras de ação que tendem a cativar o leitor e a dar mais destaque às suas realizações, mesmo com um rápido olhar. Certifique-se de usar uma variedade destas ao longo do Currículo. São exemplos de palavras eficazes: Objetivos alcançados, Direção ou Coordenação, Encarregado, Bem sucedido, Êxito, Gerenciamento, Condução, Inovação com êxito, Construído, Crescimento, Lucro, Resultados acima das expectativas ou expressivos, Redução de Custos, e assim por diante. Descubra outras palavras de efeito, especialmente aquelas que melhor se aplicam ao seu caso particular."
"O candidato a emprego deve rever o Currículo várias vezes em busca de erros ortográficos e gramaticais. É muito mais fácil identificar os erros quando o Currículo é impresso e visto por várias pessoas. O Currículo que se preze deve incluir palavras de ação impactantes. Palavras como "Responsável e Auditor", além de vagas, convenhamos, não são capazes de explicar muita coisa, e provavelmente não vão seduzir o recrutador. O importante é que o candidato ao emprego compreenda com clareza quais são seus objetivos antes de colocar a mão na massa na confecção do Currículo, e assim destacar as experiências que estejam mais alinhadas às qualificações exigidas pelo cargo."
Um Currículo bem trabalhado é o primeiro passo para a conquista de um emprego novo, e seguindo estas Dicas Simples, mas de grande impacto, você já está se autoqualificando para que isso venha a se tornar uma realidade.
[1]
Alberto J. Grimm - albertogrimm@gmail.com
Antropólogo, Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e Consultor em Recursos Humanos, Treinamento e Seleção, Requalificação Profissional, Educação Integral e Holística.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor em:
Mundo Simples - Profissão e Trabalho
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.