Autor: Alberto Grimm[1]
Conteúdo Atualizado: 28 de Novembro de 2023
"O candidato bem preparado, é também bem informado, motivo pelo qual, mesmo diante de eventuais imprevistos, ainda assim será capaz de demonstrar desenvoltura, grande serenidade e impecável controle emocional..."
Por exemplo, examine a seguir as seguintes respostas que foram coletadas a partir de casos reais.
Todos os casos são verídicos e relatados por experientes gerentes de recursos humanos, quando foram convidados a enumerar as ocorrências mais estranhas já presenciadas ao longo dos anos, durante as muitas horas de entrevistas para seleção de pessoal.
"Depois de responder as primeiras perguntas, durante a conversa com o entrevistador, o candidato pediu uma pausa, pegou o celular, e diante dele, ligou para seus pais para que soubessem que a entrevista estava indo bem..."
"A candidata ao emprego interrompeu a conversa quando se discutia sobre as horas de trabalho e o ambiente do escritório, e disse que não queria ficar confinada em uma sala fechada, mas consideraria assumir o cargo se pudessem mover sua mesa para o pátio exterior, de modo que pudesse ficar longe de todos..."
"Quando solicitada pelo gerente de contratação para que explicasse os motivos pelos quais estava deixando seu trabalho atual, a candidata disse sem titubear: "Meu gerente é um idiota. Aliás, todos os gestores de pessoas são idiotas...""
"Depois de chegar para uma entrevista de manhã cedo, a candidata pediu para usar o telefone do gerente encarregado da contratação. Então, diante dele, começou a fingir um ataque de tosse e rouquidão, e enquanto falava com seu atual chefe que estava do outro lado da linha, disse que estava em casa, acamada, doente e febril..."
Embora seja improvável que você vá cometer erros bizarros semelhantes aos casos relatados, ainda assim, exemplos de situações desta natureza poderão ajudar no seu processo de preparação, catarse ou reflexão, antes de sentar-se diante de um entrevistador.
Não subestime a possibilidade. Pratique em casa com um amigo, familiar, ou mesmo diante do espelho, suas reações a estas eventuais questões, de modo a ganhar desenvoltura, autoconfiança e segurança, tornando-se capaz de dar respostas claras e concisas. E sempre lembrando de que o tempo ideal de cada resposta deve ficar em torno de 1 minuto, e jamais excedendo os dois.
E acima de tudo, durante a entrevista, diante do seu potencial empregador, seja você mesmo. As empresas procuram trabalhadores, não apenas dotados das habilidades e competências necessárias para realizar o trabalho, mas também com personalidade, flexibilidade, espontaneidade sem excessos, criatividade no modo de se expressar, uma postura não mecanizada, enfim, com um perfil original capaz de prosperar dentro da cultura corporativa.
[1]
Alberto J. Grimm - albertogrimm@gmail.com
Antropólogo, Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e Consultor em Recursos Humanos, Treinamento e Seleção, Requalificação Profissional, Educação Integral e Holística.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor em:
Mundo Simples - Profissão e Trabalho
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.