Autora: Anne Marie Lucille[1]
Atualizado: 14 de Julho de 2024
15 Reflexões sobre atitudes que servirão de orientação para Pais, Responsáveis ou Educadores, no processo educativo e disciplinar infantil, seja em casa ou na escola...
"Disciplina não é o cumprimento de tarefas por obrigação ou dever, mas, ao invés disso, o comprometimento de cumprir os compromissos sem o inflexível e cruel peso da obrigatoriedade..."
Observação Importante:
Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor ou Educador", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
E nunca é demais lembrar que, no processo de educação infantil, o exemplo pessoal ainda é o mais eficaz instrutor...
A autodisciplina surge naturalmente quando nos tornamos organizados, conscientes de nossos direitos e objetivos, comprometidos com nossas obrigações e atos, e responsáveis pelos nossos deveres.
E a base de tudo isso está dentro de casa, nas mãos dos pais ou responsáveis, que são os primeiros e mais importantes educadores. Educação de berço é isso, e tudo começa com o exemplo pessoal, seja por meio de atos e gestos inconscientes, ou diligentemente planejados e dirigidos.
De uma coisa já sabemos: Filhos com pais que se comportam de modo exemplar dentro de casa, dificilmente serão contaminados pelas delinquentes e bizarras posturas patológicas do mundo lá fora.
Poderão até mesmo conviver dentro do caos, com suas distorções e alienações, mas jamais se deixarão seduzir ou contaminar pelo lado negativo, não importando de onde venha o apelo, indução ou chamado.
Lembre-se, as crianças ainda não têm preferências, logo, a depender do que recebem em casa, vão construir um modelo mental negativo ou positivo. Cabe ao pai ou educador consciente e zeloso, fazer esse crivo e não contaminá-las com a sujeira psicológica que já faz parte da mesologia doente e dos comportamentos pessoais dos adultos.
A seguir enumeramos algumas dicas, na verdade reflexões que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção ou inspiração para a condução de suas crianças e alunos. São algumas atitudes que, apesar de simples, farão toda diferença na educação de qualquer criança ou jovem.