Autor: Alberto Grimm[1]
Conteúdo Atualizado: 28 de Novembro de 2023
"Então, você está diante de sua primeira oportunidade de emprego... E agora, o que fará em seguida?"
"A primeira impressão, além de ser a mais importante, pelo menos diante do seu entrevistador, dificilmente poderá ser desfeita. Ciente deste fato, sua principal tarefa é estudar com atenção seus gestos e postura para se sair bem neste singular e importantíssimo quesito..."
No entanto, a boa notícia é que, Tomando os devidos cuidados, será possível evitar eventuais situações embaraçosas ou gafes nesta hora.
Pensando nisso, preparamos uma pequena lista com Dicas preciosas e Procedimentosde como se comportar corretamente durante todo este processo, e como foi dito no início, até mesmo antes...
Aprenda mais sobre a natureza da vaga pretendida. Pesquise sobre o cargo no qual está interessado. Pergunte a si mesmo: "Por que eu sou o melhor candidato para ocupar esta função?" Você conhece alguém que trabalha na empresa? Converse com o mesmo sobre o cargo, o processo de entrevista, e se possível, qual o perfil do entrevistador. Pegue mais informações sobre a companhia e sua cultura.
Assista vídeos de entrevistas para emprego. Na internet existem várias opções. A intenção é se familiarizar com o processo. Selecione as dicas que poderão ajudá-lo nesta hora, desse modo estará mais preparado.
Agora, o mais importante: Não confie em sua memória. Durante o andamento da pesquisa, ou enquanto assiste aos vídeos, tome o cuidado de fazer anotações, pequenos lembretes dos pontos que julgue mais relevantes ou mereçam uma maior atenção.
Assegure-se de que tem uma cópia dos seus papéis de trabalho e também uma lista de referências; sem esquecer de levar consigo um bloco de notas e uma caneta. Comparecer ao local da entrevista sem uma caneta à mão, é um gesto fatal.
Durante a entrevista, é importante ficar atento e não tirar os olhos do seu interlocutor. Atender telefonemas ou ler mensagens de texto no celular durante uma entrevista, não é apenas uma interrupção, gesto de indelicadeza ou de absoluta falta de respeito, é rude e fatal; você seá queimado na hora. Por isso, não deixe o telefone no silencioso, desligue-o.
Imagine só, se você sequer consegue se conduzir ou expressar-se por conta própria, o que dirá de exercer alguma função que exija autonomia, iniciativa e responsabilidade?
Jamais faça uso de gírias ou expressões chulas. Seja cordial, positivo e mantenha uma atitude serena e profissional durante o andamento da entrevista. É importante olhar nos olhos do interlocutor enquanto ele fala, ou quando você responde.
Procure não se distrair para não perder o foco da conversa, ou das questões levantadas. Evite dar atenção a pequenos incômodos, tais como, coceira na cabeça, olhos, nariz, ou outras partes do corpo, afinal de contas, é tão pouco tempo, resista, não desperdice a oportunidade por algo tão insignificante. Após a entrevista, é importante agradecer ao entrevistador pelo tempo e atenção a você dispensados. Diga que ficará no aguardo de notícias positivas.
Não deixe de ler também o artigo: O que Você precisa saber sobre a Importância da Linguagem Corporal durante uma Entrevista de Emprego, neste mesmo site.
[1]
Alberto J. Grimm - albertogrimm@gmail.com
Antropólogo, Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e Consultor em Recursos Humanos, Treinamento e Seleção, Requalificação Profissional, Educação Integral e Holística.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor em:
Mundo Simples - Profissão e Trabalho
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.