Autor: Site de Dicas[1]
Revisado e Atualizado: 10 de Maio 2024
Uma tarefa de natureza mais complexa, na maioria das vezes, vai requerer uma abordagem mais simples. Podemos adotar o mesmo princípio como regra para a criação de Atividades Lúdicas com fins Cognitivos.
E como sempre, devemos nos lembrar de que, Boas e eficientes brincadeiras educativas com o uso de materiais baratos, com a substituição de outros, ou até mesmo sem uso de nenhum material, são opções a se considerar.
Na criação de uma Atividade recreativa com fins Educativos, em primeiro lugar devemos determinar o objetivo, ou seja, qual sua utilidade ou valor didático, afinal de contas nosso propósito é educar através de Atividades Lúdicas.
Por exemplo, desejando desenvolver uma atividade para trabalhar a Atenção, em primeiro lugar vou precisar aprender o que é o Estado de Atenção. Sabendo o que é o Estado de Atenção, fica mais fácil criar uma atividade que melhor se adapte ao perfil dos meus filhos ou alunos.
Conhecendo bem o assunto que desejamos explorar, sua natureza e mecanismo de ação, torna-se mais fácil compreender como as pessoas interagem com aquele Status. Este conhecimento nos permite criar modelos alinhados como nossos objetivos, e então, por meio de uma atividade lúdica, trabalhar ou desenvolver esta Habilidade ou Qualificação.
A regra se aplica para todas as situações de nossa vida e não apenas para a criação de Atividades Lúdicas com fins Didáticos.
Uma Atividade Lúdica com fins Didáticos deve, em primeiro lugar, ter seu objetivo claramente definido. Feito isso, o próximo passo será identificar qual a melhor ferramenta que podemos usar para atingir esta meta. Orientar e esclarecer a criança com a intenção de criar um lastro cognitivo de valor, este é o principal objetivo da aplicação de uma Atividade Educativa.
Isto é, através de brincadeiras, vou criar condições sensoriais ou psicológicas adequadas para que as crianças sejam capazes de entender e interagir de uma forma inteligente com o seu mundo. Isto é, desejando despertar em meus filhos ou alunos o gosto pela leitura, em primeiro lugar precisamos entender a razão pela qual eles não gostam de ler, e em seguida aprender sobre todas as técnicas que estimulam e potencializam este hábito.
Caso tenha a pretensão de ser ainda mais eficaz em minha abordagem pedagógica, devo refletir do seguinte modo: "Como fazer para que entre as crianças daquele grupo haja interesse genuíno e uma motivação natural, de modo que realizem com prazer uma Atividade qualquer?" O caminho mais simples é perguntar diretamente a cada uma delas, e depois complementar a abordagem com um estudo mais profundo sobre o assunto.
O Curso: Criação de Atividades Recreativas com fins Educativos foi elaborado pelo nosso corpo docente para uso exclusivo do Site de Dicas.
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