Autor: Site de Dicas[1]
Revisado e Atualizado: 10 de Maio 2024
A improvisação de materiais, ou uso de alternativos, pode transformar, de um modo bastante simples, atividades já consagradas em novas.
Podemos, por exemplo, substituir um DADO, aquele clássico acessório quadrado com pontinhos pretos que é usado em muitas atividades recreativas, por diferentes variedades de sementes de feijões, inclusive aquela comum tradicionalmente encontrada na despensa de todas as cozinhas
Vale esclarecer que, com a maioria das Atividades Recreativas já consagradas, sempre será possível improvisarmos, criando outras completamente novas. no Capítulo 8 veremos vários exemplos práticos e Ilustrados dessa abordagem.
No caso atual, Vejamos como tudo funciona: Primeiro vamos pegar Três grãos de feijão e cortá-los ao meio, conforme pode ser visto na Figura 1. Então teremos seis peças que poderão substituir os Dados. Eis a seguir como todo processo funciona
O aluno vai pegar as seis metades dos grãos com uma das mãos e em seguida jogá-las sobre uma mesa, tabuleiro ou chão. Eis como o resultado deverá ser interpretado: Os grãos com a parte escura voltada para cima representam um ponto.
Exemplo: cinco com casca para cima é igual a cinco pontos, assim como seria com o objeto conhecido como DADO.
O simples fato de trocarmos os DADOS por sementes de feijão ou outra qualquer, dá uma nova perspectiva ao jogo ou a aquela Atividade que tradicionalmente seria jogada com os já conhecidos acessórios. Além disso, cada jogador terá que desenvolver sua própria técnica de arremessar as sementes, o que exigirá do mesmo mais atenção, melhor Coordenação Motora, maior interatividade como participante, o que sem dúvida trará mais diversão e atração à brincadeira.
Outra atividade que podemos improvisar com materiais novos ou alternativos são os conhecidos Jogos de Memória. Nessa categoria de atividade podemos criar as mais variadas tarefas lúdicas usando materiais simples tais como: papelão recortado em quadrinhos, tampas de refrigerantes, embalagens de ovos e outros objetos de qualquer natureza.
Podemos ainda alterar um pouco a brincadeira substituindo o tradicional modelo de formação de pares iguais, para, por exemplo, a formação de palavras; grupos de cores; figuras e suas silhuetas; nome do objeto que formará par com a respectiva ilustração; partes de um objeto que complementa outro; palavras em inglês formando par com a tradução em Português; objetos que foram colocados fora de ordem, etc.
Uma atividade deste tipo, se bem explorada, poderá render excelentes resultados quase sem custo algum, exceto pela mão de obra. Outra vantagem é sua versatilidade e variabilidade, o que pode render material sempre novo para o ano letivo inteiro.
Veja alguns exemplos práticos de Jogos da Memória Alternativos no Capítulo 8 – Sugestões de Atividades Didáticas.
O Curso: Criação de Atividades Recreativas com fins Educativos foi elaborado pelo nosso corpo docente para uso exclusivo do Site de Dicas.
Email: contato@sitededicas.com.br
Nota de Copyright ©
É expressamente Proibida a reprodução de qualquer parte do conteúdo desta página para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.