"A Lógica é bastante simples: Quando temos interesse verdadeiro em alguma coisa, o questionamento ainda é o caminho natural para o esclarecimento..."
Imagem - Waseem Farooq from PxHere"O papel ativo ao longo da entrevista, dentro das normas do bom senso, já confere ao candidato uma imediata distinção dentre os demais concorrentes. O ato de participar demonstra sua capacidade de integração, facilidade de comunicação, sociabilidade, dinamismo e competência..."
Examinando a Questão mais de perto...
Você comprou uma roupa nova, deu uma calibrada na aparência e está pronto para sentar diante do entrevistador. Sem contar que seu
Curriculum Vitae (CV) estava impecável, e pelo menos dentro daquelas folhas de papel, você, ao invés de parecer um simples candidato, mais parece uma espécie de super-herói que foi enviado para resolver todos os problemas daquela empresa.
No entanto, ainda falta cumprir mais um ato dentro deste verdadeiro drama teatral da vida real. A questão é: Neste momento, todas as suas fichas serão colocadas sobre a mesa. É chegada a hora de impressionar o seu já impressionado recrutador, ou seja, confirmar tudo aquilo que está escrito para que, finalmente, ele o declare oficialmente como candidato vencedor.
Mas, como você fará isso? Como assegurar que causou uma boa Impressão além daquelas que já foram tão habilmente trabalhadas e depois impressas em forma de Currículo, que, aliás, é o motivo pelo qual você está ali, sentado, diante da derradeira porta de acesso ao tão desejado posto de trabalho?
Para que isso ocorra basta mudar um pouco aquele ritmo sempre igual das entrevistas padrão, e caso o ambiente se mostre favorável, que tal adotar uma postura ativa e experimentar fazer perguntas, ao invés de ficar apenas no tradicional modo passivo, onde, a exemplo de um autômato, espera para respondê-las?
Além de demonstrar seu interesse pelo cargo e pela empresa, o ato de fazer perguntas lhe confere um papel proativo dentro da entrevista, sem contar que lhe dará a oportunidade de conduzir a conversa para as áreas nas quais mais se destaca.
Desse modo, Para assegurar que sua próxima entrevista esteja à altura do asseio de sua impecável indumentária e Currículo, tente levantar estas 10 questões,, ou algo semelhante, e senão todas, pelo menos algumas delas. Mas, antes disso, prepare-se da maneira adequada, sempre tomando o cuidado de escolher as palavras com inteligência e bom senso, sem esquecer de modular seu tom de voz para que o tiro não saia pela culatra.
Eis, portanto, as 10 Questões que você poderá levantar ao longo do andamento da entrevista.
"Que tipo de crescimento e possibilidade de progresso, ou aperfeiçoamento, a empresa oferece aos funcionários que exercem esta função?"
Isto informa ao entrevistador que você tem uma visão a longo prazo sobre seu futuro profissional dentro da empresa, e que não se trata de um simples aventureiro tipo abelha coletando néctar nas flores e incapaz de permanecer por muito tempo num mesmo local, ou que não está apenas interessado no salário. Demonstra ainda que você está procurando por oportunidades para construir uma carreira profissional sólida com eles, se tornando um ativo cada vez mais qualificado, o que por reflexo, se reverterá em benefícios para o empregador.
"Como você me vê contribuindo efetivamente para o crescimento da empresa?"
Descobrir porque você seria selecionado dentre dezenas de possíveis candidatos, lhe dá uma excelente oportunidade de vender ainda mais suas qualificações e as habilidades necessárias ao cargo. Este gesto irá lhe conferir uma elevada pontuação no momento da avaliação final de todos os candidatos.
"Quais são exatamente as principais responsabilidades deste cargo?"
Embora os próprios anúncios da oferta da vaga por regra já destaquem em linhas gerais quais são as responsabilidades e atribuições relativas ao cargo oferecido, nunca é demais confirmar quais são estas obrigações, que neste momento, em caso de uma eventual contratação, estariam sob seus cuidados.
Ninguém deseja começar um novo emprego com a promessa de que vai exercer a função de engenheiro para depois descobrir que irá ocupar um cargo de promotor de vendas em um Stand de salgadinhos, dentro de um supermercado popular, num bairro a 3 horas de distância da própria empresa, e a seis da sua casa.
"Em caso de contratação, Qual será meu primeiro projeto dentro da Empresa?"
Isto lhe dá a exata ideia do que supostamente está à sua espera caso seja admitido na empresa, já no primeiro dia de serviço após a contratação. Isto também lhe dá a oportunidade de saber o que esperam de você, permitindo assim que ressalte e promova ainda mais suas qualificações e competências, ou demais itens que julgue atender à expectativa do empregador durante o processo da entrevista.
"Quem irá me avaliar caso eu seja contratado?"
Ao fazer esta pergunta, você terá um panorama geral sobre a estrutura e os departamentos da empresa na qual pretende ingressar.
Por exemplo, você se reportará diretamente ao vice-presidente, diretor, gerente, supervisor, ou há ainda uma sucessão de chefes, supervisores e encarregados como intermediários entre vocês e o departamento onde ficará alocado?
Isso lhe dará uma ideia clara da importância estratégica do cargo. Também é uma excelente oportunidade, a depender da resposta dada, para que fale ainda mais de suas experiências na condução de projetos semelhantes, trabalho em equipe, e assim por diante.
"Vocês ou a empresa têm planos de educação continuada e ênfase em aperfeiçoamento profissional para os funcionários?"
Isso deixa bastante claro seu desejo de progredir, aprender novas habilidades e adaptar-se a novos desafios ou iniciativas. Adaptabilidade ou flexibilidade é um dos atributos mais valorizados hoje em dia pelos empregadores, especialmente diante de tantas mudanças nas economias e modelos de negócio, e esta qualidade pode ser a chave da sua permanência no emprego durante eventuais reestruturações.
"Qual é a filosofia ou cultura da empresa? ou, Você poderia me falar um pouco mais sobre a filosofia da empresa?"
Esta questão serve para informá-lo sobre aqueles pontos
"intocáveis" de uma empresa, cláusulas que não têm nenhuma relação com experiência profissional ou nível de educação. Se você precisa de um ambiente tradicional tipo sala/cubículo, ou de um escritório para se manter focado no seu trabalho, horários rígidos, ou um
ambiente mais flexível que permita ouvir música no computador, ou ainda de um ambiente mais agitado com horários ultraflexíveis, a depender da resposta, a atual filosofia deles poderá ou não se enquadrar no seu perfil de produtividade.
"Por que você escolheu esta empresa para trabalhar?"
Escutar porque o atual recrutador optou por trabalhar naquela empresa pode dar a você uma visão geral da solidez e oportunidades que existem dentro daquela organização.
"Quando será tomada a decisão final para a escolha do candidato a ser contratado?"
Conhecer esta informação irá ajudá-lo a determinar e conhecer, além da duração, quais são as atividades e etapas posteriores que ainda precisam ser cumpridas durante o processo seletivo. Trata-se, portanto, de uma informação estratégica que faz toda diferença. Caso precise ligar posteriormente se informando sobre o andamento do processo, ter esta informação o ajudará a não cometer gafes, nem parecer importuno.
"Posso entrar em contato com você para outros esclarecimentos, caso venha a ter alguma dúvida?"
É sempre bom colocar esta pergunta ao entrevistador. Isto mantém as portas abertas para futuros contatos, dando a você uma última chance de conseguir atingir seu objetivo.
Nota de Copyright ©
Este conteúdo é de propriedade Intelectual exclusiva do Site de Dicas e seus Autores, sendo expressamente Proibida sua reprodução Total ou Parcial para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site
Veja nosso novo Canal no YouTube!
Siga-nos nas Redes Sociais
Notas:
Editoria de Educação do Site de Dicas.
Email: contato@sitededicas.com.br
Veja mais detalhes sobre o autor ou autores nas notas abaixo.
[1]
Alberto J. Grimm - albertogrimm@gmail.com
Antropólogo, Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e Consultor em Recursos Humanos, Treinamento e Seleção, Requalificação Profissional, Educação Integral e Holística.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor em:
Mundo Simples - Profissão e Trabalho
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.