"Um indivíduo sem disciplina jamais poderá se tornar Criativo, muito menos Inteligente..."
Observação Importante: Quando usamos a Expressão "Os Pais", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Uma Introdução sobre o conceito da Disciplina...
A despeito das inúmeras polêmicas construídas em torno do termo Disciplina, quando examinamos o assunto à luz de fatos, aparentemente alguns aspectos sobre o assunto ainda são ignorados.
Na resolução de um problema, seja qual for sua natureza, algumas etapas ou passos são necessários. E tudo tem início quando iniciamos uma investigação para tentar descobrir quais são as causas que dão origem a questão.
Isto significa partir em busca de elementos factuais, seja por meio da cientificação acadêmica, ou ainda por meio da Autoexperimentação Lúcida, quando, por meio de nossa experiência de vida, também avaliamos as repercussões dos seus efeitos sobre nós mesmos e sobre os outros.
No entanto, empreender essa jornada em busca de uma resposta sem um mínimo que seja de Disciplina pessoal, equivale a tentar atravesar uma estrada de tráfego intenso com os olhos vendados.
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Para entendermos um pouco mais sobre Disciplina, eis uma relação de tópicos ou princípios, que poderão ser usados como sugestões ou pontos de partida para uma reflexão mais profunda sobre o tema. A lista poderá ainda servir como um prático guia introdutóro para quem deseja ampliar seus conhecimentos sobre o processo da Autodisciplina.
E como sempre, nunca acredite em nada sem antes avaliar, ponderar, investigar, e depois digerir. Neste caso, o processo digestório é sempre lento, pois requer alguma comprovação. Experimente, faça os testes, examine a lógica racional de cada tópico ou questão antes de passar adiante ou adotar como modelo para si mesmo.
12 Verdades sobre Disciplina e Ordem que, definitivamente, nunca vamos aprender na Escola
Qual a diferença entre Disciplina e Ordem? Na verdade não há, e ambas são aspectos complementares de um só atributo, a Inteligência. Inteligência não é a simples capacidade de aprender por meio do intelecto, mas, antes disso, trata-se do processo autoconsciente que permite ao indivíduo aprender o que é necessário ou útil. Sendo a Disciplina um dos principais atributos da inteligência, e quando em consonância com a Ordem, tornam-se potencializadores mútuos.
Disciplina é a arte de conduzir a si mesmo, firmemente comprometido com os resultados, sem desvios ou distrações. E tudo tem início quando os pais descobrem o óbvio, que eles próprios são indisciplinados.
A partir da constatação da própria indisciplina ou desordem interna, caso estejam verdadeiramente interessados na correta educação dos filhos, acabarão por se Autorreciclar. Eliminadas as atitudes dos pais que serviam de exemplos ou gabaritos para instauração de sua própria desordem interna, por reflexo também deixarão de contaminar seus filhos.
A disciplina surge quando há urgência por Mudanças, uma necessidade que ganha forma apenas quando percebemos a desordem à nossa volta. E como ainda não sabemos o que é a ordem, só nos resta estudar aquilo que não é. E a partir desta observação cuidadosa seguida do exame apropriado, quando se constata que tudo à nossa volta está em desordem, poderá, finalmente, surgir a ordem.
Paradoxalmente, a comprovação desta desordem é o marco inicial no processo da Autodisciplina.
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Disciplina não é a adoção de rotinas ou hábitos repetitivos, e sim, ao invés disso, a manutenção do foco, responsabilidade, comprometimento incondicional e empenho no cumprimento das tarefas ou encargos externos, a partir da vontade.
Entretanto, sem uma decisão pessoal, ela não pode florescer. E apenas quando aplicamos a Disciplina de maneira consciente e lúcida em nossa rotina diária, então poderá surgir a Auto-organização Integral.
Um burro de carga não é um animal disciplinado e sim domesticado. A domesticação é simples automatismo, conformação pela força de um hábito, obrigação ou sujeição pelo medo. Lembre-se sempre de que, adquirir um Hábito ou Vício é coisa bastante simples. No entanto, desfazer-se dele depois, é sempre um processo lento, doloroso, dramático, e na maioria das vezes, ineficaz.
Assim sendo, Disciplina não é conformação ou Domesticação. Em ambos os casos não há um mínimo de consciência, o que se opõe ao processo da disciplina, onde há um máximo. O disciplinado está consciente de que o é, enquanto que o domesticado pelo hábito, submissão, obrigação ou automatismo, nunca será capaz de perceber seu próprio condicionamento.
Mas a disciplina requer humildade, que não é servidão ou conformismo, a exemplo dos comportamentos sectários, ideológicos ou paradigmas culturais. O sectário de uma ideologia nunca será verdadeiramente disciplinado, uma vez que segue cegamente preceitos, ordens e padrões rígidos e fixos, o que pode contrariar sua natureza e predisposições inatas, mesmo que ele não seja capaz de perceber isso.
Seria o Estado de Disciplina um ilustre desconhecido da maioria das pessoas?
O estado de disciplina não pode coexistir onde existe subjugação ou conformação de qualquer natureza, uma vez que requer liberdade para ser capaz de se expressar com criatividade, uma condição que se opõe aos ritos da obrigação. E onde há obrigação predomina a passividade, inflexibilidade e submissão, cláusulas que são incompatíveis com o Exercício pleno da criatividade.
E se a auto-organização é um dos mais elevados estados existenciais do homem, a Disciplina é o processo por meio do qual ela finalmente ganha forma e se consolida. Organização é o meio através da qual a desordem é desfeita, enquanto que a disciplina é o meio, princípio e fim, que vai permitir que a Organização ganhe vida própria e se potencialize.
No conceito tradicional de Disciplina, durante a execução de alguma tarefa ou cumprimento de atividades regulares, logo se imagina o uso rotineiro de alguma técnica segundo um protocolo rígido e inflexível. Mas, a disciplina é um estado existencial livre, e não uma condição regida por leis, dogmas, tradições, prescrições da mesologia, desejo de ganho ou mérito, ou simplesmente motivada pelo medo.
A Infância é a melhor época para se disciplinar uma criança. Ela ainda não está contaminada com nossos vícios, hábitos, paranóias, crenças, paradigmas e tabus, princípios que nos obriga a seguir uma linha de ação muitas vezes contrária às nossas disposições inatas ou vontade, e que são totalmente contrários ao processo da Disciplina e Criatividade.
Por isso é mais simples lapidar este perfil ainda não recheado por hábitos, opiniões patológicas e posturas ideológicas. O cérebro inocente de uma criança é um domínio onde o Ego condicionado segundo a tradicional cartilha social ainda não fixou suas raízes.
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E para que a Disciplina aflore naturalmente, o hábito de recompensar a Criança ou Jovem apenas pelo fato de cumprir com seus deveres formais deverá ser descartado. O ato de cumprir uma tarefa ou compromisso o deverá ser sempre por Autoconsciência, Automotivação e Autocomprometimento, e nunca por coerção.
Na coerção jamais existirá o processo disciplinar natural, nem poderá surgir o dom da Criatividade, uma vez que no exercício regular de uma atividade motivada pelo medo, submissão ou obrigação, e sempre dependente de castigos ou gratificações, nunca haverá racionalidade. Vale lembrar que, este é o mesmo princípio já adotado ao longo da prática da Corrupção ou domesticação de animais domésticos, ou até mesmo dos brutos.
Uma reflexão Final:
Finalmente, reflita sobre o assunto antes de acolher o que aqui está escrito. Só o questionamento voluntário permite a autoexperimentação lúcida, que é o único caminho capaz de conduzir ao Aprendizado Integral. Teste em si mesmo, experimente antes de repassar adiante, não apenas isto, mas qualquer outra coisa que chegue aos seus olhos ou ouvidos, não importa qual seja o gabarito, Status social ou autoridade da fonte.
Jon Talber - jontalber@gmail.com
É Pedagogo, Pesquisador, Antropólogo e autor especializado em Educação Integral e Holística.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É orientador em educação infantil, juvenil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também ilustrador e escritor de Contos infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.