Autor: Site de Dicas[1]
Revisado e Atualizado: 10 de Maio 2024
Pensar em Atividades é definir, escolher, planejar, a brincadeira ou tarefa que será usada, assim como qual o objetivo da mesma em relação à sua utilidade para a Formação ou Qualificação do aluno ou criança. Trata-se de determinar “A UTILIDADE DAQUELA ATIVIDADE”, seu objetivo ou propósito como instrumento auxiliar para a formação e desenvolvimento cognitivo do indivíduo, independente de sua faixa etária.
Pensar em Atividades requer duas condições básicas: Definição do Objetivo e os Meios Necessários para que a mesma venha a ser realizada ou colocada em prática. Uma Atividade Lúdica com fins Cognitivos, que é nosso propósito, pode ser tirada de qualquer situação do nosso dia-a-dia, mas o direcionamento para os fins desejados, isto pode não ser tão simples como parece.
Podemos trabalhar nas crianças, jovens e adultos, várias Qualidades ou Traços Positivos de suas personalidades, sempre com a intenção de aperfeiçoar, melhorar ainda mais, cada uma destas potencialidades. Estes ganhos poderão ser verificados a partir da eliminação de manias ou vícios negativos, ou na requalificação e ampliação de hábitos positivos. O fim desejado irá determinar o tipo de abordagem ou técnica que deverá ser usada.
1. Introdução ao Princípio da Dúvida
2. Aprender a Aprender
3. Autossuficiência
4. Flexibilidade Pensênica
5. Pensamento ou Raciocínio Lógico, Analógico e Matemático
6. Capacidade Artística, Memória Comum, Memória Emocional
7. Capacidade de Relacionar-se com Pessoas ou Pensamento Altruísta
8. Despertar das Habilidades Motoras
9. Leitura, Escrita, Vocabulário e Linguagem
10. Organização, Atenção e Disciplina
11. Criatividade e Estética
12. Atenção e Organização
13. Paciência, Autocontrole, Disciplina, Afetividade
14. Percepção Sensorial
15. Estratégia, Associação de Ideias
16. Noção de Tempo, Espaço, Dimensões, Formas Geométricas
17. Discriminação Auditiva, Táctil, Visual, Olfativa
18. Contagem, Sequência Numérica, Noção de Começo, Meio e Fim
19. Noção de Tempo Cronológico e Tempo Psicológico
20. Interação Social, Sociabilidade, Cooperação e Trabalho em Equipe
Cada um dos itens relacionados acima é capaz de subdividir-se em outros tantos. Cada um tem seu valor e modo distinto de aplicação. Por exemplo, para trabalhar o Raciocínio Lógico, inicialmente é preciso saber o que isto significa. Sem esta informação o educador não saberá escolher a Atividade mais adequada, perfilada para estimular, despertar ou aprimorar esse Status cognitivo no indivíduo. A Lógica é a capacidade de organizar as ideias segundo um modelo ordenado, coerente, metódico e racional, de modo que a solução de problemas simples ou complexos se torne factível.
Desejando o educador trabalhar a Lógica nas crianças, em primeiro lugar deve pensar nas Atividades mais adequadas para este fim. Neste caso, ele precisa saber o que é Pensamento Lógico, qual sua importância na prática Cognitiva, e o mais importante, como tal habilidade ou qualificação se desenvolve.
Exercício prático 1: O educador deve mostrar a ilustração abaixo aos seus alunos e pedir para que decidam, depois de observar a figura, o que deveriam fazer em seguida. A questão seria: Conforme a lógica da situação demonstrada pela ilustração, que COR deveria completar a sequência?
Este pequeno exemplo, embora simples, abre infinitas possibilidades para atividades em salas de aula, ou mesmo em reuniões de grupos familiares.
Eis uma Atividade de natureza Lógica. Agora, já sabendo o que é uma Atividade de Natureza Lógica, o educador tem em mãos a capacidade de criar suas próprias tarefas. O mesmo processo de criação servirá como base para trabalhar todas as Qualificações que mais tarde deverão ser descobertas, estimuladas ou potencializadas.
O Curso: Criação de Atividades Recreativas com fins Educativos foi elaborado pelo nosso corpo docente para uso exclusivo do Site de Dicas.
Email: contato@sitededicas.com.br
Nota de Copyright ©
É expressamente Proibida a reprodução de qualquer parte do conteúdo desta página para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.