Autora: Anne Marie Lucille[1]
Atualizado: 14 de Julho de 2024
13 Atitudes ou posturas pessoais que ajudarão o Educador de crianças a se posicionar de modo Ativo e de fato disciplinador durante todo processo de orientação infantil...
"Um bom Mestre não deixa escapar a oportunidade de conhecer os limites e potencialidades dos seus pequenos educandos..."
Observação Importante:
Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor, Mestre ou Educador", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Como sempre, no processo de educação infantil, o exemplo pessoal ainda é o mais eficaz instrutor...
Entretanto, ensinar a aprender não é uma tarefa para qualquer um. Em primeiro lugar, o educador vai precisar descobrir se já é um Autodidata, e não apenas um conhecedor teórico dos conceitos educacionais. A experiência Autodidata, vai permitir ao educador praticar o processo de maneira natural em seu dia a dia, o que inclui o seu magistério.
Compreender a Criança é um item fundamental em qualquer pedagogia ou magistério, uma vez que apenas assim o educador poderá conhecer suas verdadeiras idiossincrasias, aquelas predisposições autênticas, que ainda não foram contaminadas pela propaganda e força condicionadora da mesologia onde vive.
Estar consciente da extraordinária força disseminadora de Costumes e Tradições Patológicas da cadeia midiática, com seus modismos comportamentais bizarros, que acabam por comprometer de modo dramático o repertório psicológico de qualquer jovem, é o dever de casa básico de todo pai ou educador.
Atento a tudo isso, o pai ou educador cuidará de criar uma blindagem exclusiva em seus filhos e educandos, uma vez que já praticou o método em si mesmo.
E por já conhecer as predisposições inatas das crianças, assim como seus limites e gargalos pessoais, agora terá maiores chances de descobrir suas verdadeiras Vocações, cuidando assim de potencializar de maneira efetiva estes preciosos e raros atributos.
E lembrando uma vez mais, crianças não têm preferências, e tudo para elas é aprendizado, sejam os exemplos negativos, sejam as edificantes orientações positivas.
No entanto, o educador ou pai precisam estar capacitados para interpretar do modo correto essa extraordinária e fidedigna forma de comunicação infantil.