12 Verdades sobre Disciplina que não aprendemos na Escola
Autores: Alberto Filho e Jon Talber[1]
Conteúdo Atualizado: 29 de Novembro de 2023
Um Guia pra Prático para que o leitor seja capaz de fazer uma avaliação do seu próprio nível de Disciplina, ou mesmo reciclar aquilo que já sabe sobre o assunto.
"Disciplina é o princípio da ordem interna que aflora a partir da constatação da desordem externa...”
Observação Importante: Quando usamos a Expressão "Os Pais", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Uma Introdução sobre a Disciplina...
A despeito das inúmeras polêmicas construídas em torno do termo
Disciplina, quando examinamos o assunto à luz de fatos, alguns pontos se revelam com inquestionável clareza.
A reflexão profunda em torno de uma questão, uma prática que já requer o uso intenso da Disciplina, demonstra nosso interesse em resolver o problema. No entanto, a resolução de um problema nunca ocorre sem uma investigação, o que significa partir em busca de elementos factuais, seja por meio da cientificação acadêmica, ou ainda por meio da Autoexperimentação Lúcida. Lembre-se, nada substitui a constatação por meio da vivência pessoal.
Refletir partindo de um alicerce abstrato ou hipotético se assemelha a crença de que as flores artificiais se mostram mais atraentes para as abelhas que as naturais.
Para entendermos um pouco mais sobre Disciplina, eis uma relação de tópicos ou princípios, que poderão ser usados como sugestões ou pontos de partida para reflexões sobre o tema. Poderá servir como guia introdutóro para quem deseja ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.
E como sempre, nunca acredite em nada sem antes avaliar, ponderar, investigar, e depois digerir. Neste caso, o processo digestório é sempre lento, pois requer alguma comprovação. Experimente, faça os testes, examine a lógica racional de cada tópico ou questão antes de passar adiante ou adotar como modelo cognitivo ou postural para si mesmo.
12 Verdades sobre Disciplina e Ordem que não aprendemos na Escola
- Qual a diferença entre Disciplina e Ordem? Na verdade não há, e ambos são aspectos complementares de um só atributo, a Inteligência. Inteligência não é a simples capacidade de aprender por meio do intelecto, mas, antes disso, trata-se do processo consciente que permite ao indivíduo aprender o que é necessário ou útil. Sendo a Disciplina um dos principais atributos da inteligência, e quando em consonância com a Ordem, tornam-se potencializadores mútuos.
- Disciplina é a arte de conduzir a si mesmo, firmemente comprometido com os resultados, sem desvios ou distrações. E tudo começa quando os pais descobrem o óbvio, que eles próprios são indisciplinados. A partir da constatação da própria indisciplina ou desordem, se de fato estiverem interessados na correta educação dos filhos, acabarão por se Autorreciclar. Eliminadas as manias dos pais que serviam de exemplos ou gabaritos involuntários para instauração de sua própria desordem postural e por reflexo também dos filhos, estes não mais se tornarão seus clones psicopatológicos. Este exemplo de mudança comportamental dos pais representa um método disciplinador de excepcional valor cognitivo.
- A disciplina surge quando há urgência por Mudanças, que por sua vez aflora quando percebemos a desordem à nossa volta. E como ainda não sabemos o que é a ordem, só nos resta estudar aquilo que não é. E a partir desta observação cuidadosa seguida do exame apropriado, quando se constata que tudo à nossa volta está em desordem, poderá, finalmente, surgir a ordem. Paradoxalmente, a comprovação desta desordem é o marco inicial no processo de Autodisciplina.
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- Disciplina não é a adoção de rotinas ou hábitos repetitivos, mas, ao invés disso, a manutenção do foco, responsabilidade, comprometimento incondicional e empenho na execução das tarefas ou encargos externos, a partir da vontade. Entretanto, sem uma decisão pessoal, ela não pode florescer. E quando, no dia a dia, se aplica a disciplina de maneira consciente e lúcida, então poderá surgir a Auto-organização Integral.
- Um burro de carga não é um animal disciplinado e sim domesticado. A domesticação é simples automatismo, conformação com a rotina pela força de um hábito, obrigação ou sujeição pelo medo. Lembre-se sempre de que, adquirir um Hábito ou Vício é coisa simples e rápida. No entanto, desfazer-se dele depois é sempre um processo lento, doloroso, dramático e na maioria das vezes ineficaz.
- Assim sendo, Disciplina não é conformação ou Domesticação. Em ambos os casos não há um mínimo de consciência, o que se opõe a disciplina, onde há um máximo. O disciplinado está consciente de que o é, enquanto que o domesticado pelo hábito, submissão ou obrigação, nunca será capaz de perceber seu condicionamento.
- Mas a disciplina requer humildade, que não é servidão ou conformismo, a exemplo dos comportamentos sectários e ideológicos. O sectário de uma ideologia nunca será verdadeiramente disciplinado, uma vez que segue cegamente preceitos, ordens e padrões, o que pode contrariar sua natureza e predisposições inatas, mesmo que não seja capaz de perceber a existência de tal postura em si mesmo.
Seria o Estado de Disciplina, um ilustre desconhecido da maioria das pessoas?
- O estado de disciplina não pode coexistir onde existe subjugação ou conformação de qualquer natureza, uma vez que requer liberdade para ser capaz de se expressar com criatividade, uma condição que se opõe aos ritos da obrigação. E onde há obrigação predomina a passividade e a submissão, cláusulas não compatíveis com a criatividade.
- E se a auto-organização é um dos mais elevados estados existenciais do homem, a Disciplina é o processo por meio do qual ela finalmente ganha forma. Organização é o meio pelo qual a desordem é desfeita, enquanto que a disciplina é o meio, princípio e fim por meio do qual a Organização ganha vida própria e se consolida.
- No conceito tradicional de Disciplina, durante a execução de alguma tarefa ou cumprimento de atividades regulares, logo se imagina o uso rotineiro de alguma técnica segundo um protocolo rígido. Mas, disciplina não é nada disso. Trata-se de um estado existencial livre, e não uma condição patrocinada por leis, dogmas, tradições, prescrições da mesologia, desejo de ganho ou mérito, ou simplesmente motivada pelo medo.
- A Infância é a melhor época para se disciplinar uma criança. Ela ainda não está contaminada com nossos vícios, hábitos, paranóias, crenças, dogmas e tabus, princípios que nos obriga a seguir uma linha de ação muitas vezes contrária às nossas disposições inatas ou vontade, e que são totalmente contrários ao processo da Disciplina. Por isso é mais simples lapidar este perfil ainda não recheado por opiniões patológicas. O cérebro inocente de uma criança é um domínio onde o controle mais amplo do Ego condicionado segundo a tradicional cartilha social ainda não fixou suas raízes.
- E para que a Disciplina aflore naturalmente, o hábito de recompensar a Criança ou Jovem apenas pelo fato de cumprir com seus deveres formais deverá ser descartado. O ato de cumprir uma tarefa ou compromisso o deverá ser sempre por Autoconsciência e Automotivação e nunca por coerção. Na coerção jamais existirá o processo disciplinar natural, mas, antes disso, apenas o exercício regular de uma atividade motivada pelo medo ou obrigação, e sempre dependente de castigos ou gratificações, o mesmo princípio já adotado na prática da Corrupção ou domesticação de animais brutos.
Uma reflexão Final:
Finalmente, reflita sobre o assunto antes de acolher o que aqui está escrito. Só o questionamento voluntário permite a experiência pessoal consciente, o único caminho para o aprendizado lúcido e integral. Teste em si mesmo, experimente antes de repassar adiante, não apenas isto, mas qualquer outra coisa que chegue aos seus olhos ou ouvidos, não importa qual seja a fonte, gabarito ou Status social do seu Autor.
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Jon Talber - jontalber@gmail.com
É Pedagogo, Pesquisador, Antropólogo e autor especializado em Educação Integral e Holística.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É orientador em educação infantil, juvenil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também ilustrador e escritor de Contos infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br