Autor: Site de Dicas - Alberto Filho[1] Atualizado: 14 de Julho de 2024
12 Reflexões de grande valor edificante, especialmente para pais e educadores, que irão nos ajudar a refletir com seriedade sobre práticas comuns em nosso tradicional modelo educativo.
"Se o ensinamento não visa a liberdade consciencial, não pode ser chamado de ensinamento..."
"A criança ou jovem se torna autoconfiante quando recebe tarefas que podem ser realizadas pelo próprio protagonista..."
Observação Importante: Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor ou Educador", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
"Apenas porque um velho hábito faz parte de uma tradição centenária, isso não quer dizer que seja coisa necessária, útil, ou mesmo edificante..."
Por quê a Educação doméstica ainda é um problema tão sério em nosso tempo, isso não sabemos, mas sabemos o que é necessário ser feito...
Partindo do princípio elementar que os pais nunca recebem um manual de procedimentos orientando sobre a forma correta de educar os filhos, logo, a força da tradição se encarregará de ocupar este espaço. Fará isso fertilizando psicologicamente cada indivíduo com aquilo que já possui, com todo seu repertório cognitivo ou mentalidade acumulada, herdada que foi das incontáveis gerações do passado.
E ali estão contidas as distorções sociais e os antigos problemas que se perpetuam. São os antigos problemas adaptados à cada nova geração, de modo a se compatibilizar com os novos hospedeiros. Trata-se de um acervo comportamental onde estão contidos todos os conflitos e angústias humanas, assim como as inumeráveis psicopatologias que só aumentam de volume com o passar dos anos.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
Em primeiro lugar, pais e educadores poderiam guiar-se no processo de Educação dos Filhos a partir de suas próprias carências pessoais, examinando as falhas comportamentais que o mesmo sistema que ora tenta educar suas crianças, não foi capaz de corrigir quando eles próprios estavam na escola.
No entanto, a julgar pela postura dos pais, parece que a maioria prefere acomodar-se e esperar pelo tempo, por um milagre ou intervenção mágica que, vindo de fora, irá tentar corrigir as distorções que existem dentro de cada um.
Desnecessário é dizer que uma mudança de paradigmas pessoais precisa ocorrer com urgência. A questão é que, como essa urgência depende do tempo e da Vontade Voluntária de Mudar de cada protagonista, parece que a espera ainda será bastante longa.
• Outros Artigos Publicados
A seguir, enumeradas estão 12 Reflexões ou Meditações de origem anônima, de grande valor consciencial, que poderão servir como dicas ou guias para que pais e educadores, de maneira mais humana e coerente, sejam capazes de observar seus filhos e alunos com um olhar mais crítico e realista. A partir desta nova postura, talvez possam escrever no livro da vida de suas crianças algumas linhas e protocolos que, de fato, sem mostrem edificantes.
Eis os Pedidos de um filho a todos os Pais...
Criança merece respeito...
Criança merece respeito.
Pai, não me dê tudo que peço. Às vezes peço somente para obter, para compensar, para chamar a atenção, e não por necessidade.
Não me dê ordens. Se ao invés de ordens me pedisse as coisas com firmeza, carinho e paciência, se possível explicando os motivos, eu as faria rapidamente e com muito mais alegria.
Não me faças promessas. Se me prometer um prêmio, dê-me, mas também dê-me o castigo, se prometido.
Não me corrija as faltas diante dos outros, ensina-me a ser melhor quando estivermos sozinhos, e principalmente com o seu exemplo de conduta diário.
Não me compare com ninguém, principalmente com meu irmão ou irmã. Se me fizer sentir pior que os outros, eu sofrerei muito mais.
Não grite comigo. Respeito-o mais quando você fala comigo como o faz com seus amigos, e não me faz gritar também.
Deixe-me andar com meus próprios pés, ter minhas próprias emoções. Se você fizer tudo por mim, eu jamais terei a alegria de poder aprender, especialmente a partir dos meus tropeços e erros.
Quando estiver enganado em alguma coisa, admita-o, pois crescerá muito mais a minha estima por você, e isso me ensinará a também reconhecer e aceitar com alegria os meus próprios erros e limitações.
Trate-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que trata seus amigos, e assim aprenderei com você o respeito e a amizade.
Eu aprendo muito vendo seu comportamento diário diante de tudo. Esta é a base da formação do meu futuro caráter, e personalidade. Lembre-se que meus ouvidos escutam melhor a quem admiro mais, ou seja, você. Então, diante de mim, fique atento aos seus atos, por mais insignificantes que pareçam.
Quando eu estiver atravessando momentos difíceis, ajude-me. Tente me compreender. Demonstre o seu amor por mim. Gosto de sentir que sou amado, que posso sempre contar com seu aporte e amizade.
Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:
Pedidos Extras...
Preciso de segurança para crescer.
Ensine-me a duvidar de tudo, inclusive das minhas certezas. Mas também me mostre o caminho do autoesclarecimento, para que aprenda a ter um senso crítico. Um indivíduo sem dúvidas é uma caricatura de gente, facilmente condicionável; um simples mascote amestrado sem vontade própria.
Ensine-me a aprender, e não a imitar os outros, ou mesmo você. Ensine-me o que é ser livre, pois só assim poderei criar um mundo livre!
Se possível, Atenda meus pedidos, pois só assim serei capaz de ser feliz.
De fonte original anônima.
Texto Revisado e Expandido por: Alberto Filho – Julho 2023
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador pedagógico e orientador em educação infantil, juvenil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também ilustrador, escritor de contos infantis e adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.