Home
  • Pais e Educadores
    Frases Impactantes para Guardar na Memória Dicas Capacitação Profissional Educação Integral e Holística Dicas para Pais e Educadores Testes Psicológicos para Autoavaliação Conflitos Pais e Filhos Um Grito de Alerta aos Pais Pensando Fora da Caixa Dicas de Cursos online 100% Gratuitos
  • Atividades e Jogos
    Atividades Recreativas para Imprimir Guia de Atividades Escolares Desenhos para Colorir Curso Criação de Atividades Escolares Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória QUIZ Online Jogos Educativos
  • Leitura
    Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Imprevisíveis Histórias Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Ilustrado
  • Serviços
    Dicas de Links Educativos
  • Contato
    Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco
  • Redes Sociais
    Youtube Instagram Pinterest Facebook
×

Dicas para Pais e Educadores

Frases Impactantes para Guardar na Memória Dicas Capacitação Profissional Educação Integral e Holística Dicas para Pais e Educadores Testes Psicológicos para Autoavaliação Conflitos Pais e Filhos Um Grito de Alerta Pensando Fora da Caixa Dicas de Cursos online 100% Gratuitos

Sala de Leitura

Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Imprevisíveis Histórias Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Ilustrado

Atividades e Jogos

Atividades Recreativas para Imprimir Guia de Atividades Escolares Desenhos para Colorir Curso Criação de Atividades Escolares Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória QUIZ Online Jogos Educativos

Serviços

Dicas de Links Educativos

Contato

Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco

Redes Sociais

Youtube Instagram Pinterest Facebook

Como criar um ambiente escolar adequado na Educação Infantil

Autor: Cássia Ravena Mulin de Assis Medel[1]
Atualizado: 02 de Janeiro de 2025

Um ambiente escolar adequado é aquele onde o aluno se sente livre para exercitar sua cognição, e potencializar suas predisposições inatas.

"Um educador motivado pela vocação, forma alunos motivados pela disciplina e senso de organização..."
Como criar um ambiente escolar adequado na Educação Infantil.

"Um bom docente tem no seu ânimo uma permanente fonte de motivação para todos..."

Como criar um ambiente escolar adequado na Educação Infantil...

A sala poderá conter os "cantinhos": o cantinho da leitura, de matemática, das ciências, de historia e geografia, de artes, da psicomotricidade, da dramatização, por exemplo.

O cantinho da Leitura, incluindo livros de história de papel, de tecido, de plástico, e outros materiais; revistas em quadrinhos, por exemplo, e livros confeccionados pelos próprios alunos.

O cantinho de Matemática, incluindo jogos relativos à disciplina, como, por exemplo: Dominós; baralho; jogo da memória; ábacos; cuisinaire; material dourado; numerais em lixa e outros que poderão ser adquiridos ou confeccionados pelo próprio professor e pelos alunos. Poderá ser montado um minimercado com estantes incluindo embalagens vazias de produtos e uma "caixa registradora".

O cantinho das Ciências, que poderá incluir livros referentes à disciplina; experiências realizadas pelos alunos como o plantio do feijão; um terrário; um aquário; por exemplo.

O cantinho de História e Geografia, que poderá incluir materiais como um quebra-cabeças do mapa do município onde os alunos residem e outro do Brasil; confeccionados pelo professor e pelos alunos, no caso do 3º Período, e uma maquete dos Planetas da Galáxia, incluindo o Planeta em que vivemos A Terra, utilizando bolas de isopor de tamanhos diversos para representarem os planetas.

O cantinho de Artes, incluindo, materiais necessários para os alunos realizarem atividades de artes, como, por exemplo: tinta guache, pintura a dedo, anilina dissolvida no álcool, massa de modelar, revistas para recorte, tesouras, cola, folhas brancas para desenho, lápis de cor, giz de cera, hidrocor e outros.

• Outros Artigos Publicados

O cantinho da Psicomotricidade, que poderá conter materiais como tênis (de madeira) com cadarço para o aluno aprender a amarrar, telaios (material montessoriano) com botões, colchete, velcron ( para as crianças aprenderem a utilizá-los), tabuleiro de areia, materiais e jogos de encaixe, de "enfiagem", como, por exemplo, ( para enfiar os macarrões ou contas no barbante para trabalhar a motricidade refinada das crianças).

O cantinho da Dramatização, que poderá incluir um espelho afixado de acordo com o tamanho das crianças, trajes dentro de um baú como, por exemplo, fantasias, acessórios como chapéus de mágico, de palhaço, enfim de diversos tipos, cachecóis, echarpes, bijouterias, estojo de maquiagem e outros. Poderá ser construído um pequeno tablado de madeira, onde as crianças poderão apresentar as dramatizações.

O mobiliário deverá ser adequado ao tamanho das crianças: mesas, cadeiras, estantes, gaveteiro (para guardar o material pessoal dos alunos: escova de dentes, creme dental, pente ou escova, avental e outros), cavalete de pintura e outros.

Os murais da sala podem ser confeccionados com materiais como cortiça, no estilo flanelógrafo, utilizando tecido próprio, onde deverão ser expostos os trabalhos dos alunos: pesquisas, exercícios, atividades de artes e outros.

Quadro de giz afixado de acordo com tamanho dos alunos.

Todo material que for afixado na parede, como por exemplo: murais, quadros de chamada de giz, linhas do tempo, janelinhas do tempo, cartazes, e outros deverão ser colocados de acordo com o tamanho dos alunos para que estes possam visualizar.

As paredes da sala devem ser de cores claras, pois além de clarear o ambiente, "passam" tranqüilidade às crianças.

É fundamental que haja um cantinho reservado para colocar colchõezinhos, caso alguma criança adormeça, pois nessa fase algumas ainda dormem durante o dia. É necessário também o travesseirinho e uma manta ou edredon para os dias mais frios.

Concluindo, a sala de aula de Educação Infantil deve ser clara, arejada e deve conter "estímulos" apropriados ao desenvolvimento integral da criança.

  • Desenvolver o espírito crítico na seleção das informações pertinentes ao tema;

  • Refletir sobre os resultados obtidos;

  • Compreender os conceitos envolvidos, levantando e testando hipóteses.

Uma das maiores vantagens em desenvolver uma pesquisa no computador é a economia de tempo. Por meio de uma enciclopédia eletrônica ou da Internet, é possível obter, em poucos segundos, a mesma informação contida em qualquer outro meio. No entanto, "pesquisar" não é "copiar". Um texto transcrito da Internet para um editor de texto, anexado a uma capa de trabalho, jamais pode ser considerado uma pesquisa escolar. Isso é freqüentemente praticado pelos alunos, mas faz perder todo o sentido, o objetivo metodológico da aprendizagem.

O professor deve evitar cópias, falando aos alunos que elas não trazem nenhum benefício e conscientizar-se acerca da necessidade de problematizar os temas de pesquisa.

É fundamental que o professor forneça um roteiro de pesquisa, apresentado em tópicos ou perguntas. Também é recomendável, incluir sugestões de sites.

A pesquisa escolar pode ser individual ou coletiva, e pode ser interdisciplinar, no caso de reunir mais de uma disciplina. Os alunos podem gravar os endereços dos sites, os artigos e as imagens que selecionarem, assim como podem editar anotações no processador de texto. O professor atua como orientador, auxiliando os alunos pesquisadores a:

  • Estabelecer critérios de busca;

  • Definir prazos (para o planejamento e execução das pesquisas);

  • Fazer uma seleção e classificação das informações;

  • Organizar os resultados (através da realização de síntese);

  • Elaborar uma apresentação dos resultados obtidos (alcançados) através da pesquisa realizada.

O professor deve propor aos alunos uma situação-problema, ao invés de uma simples apresentação do tema da pesquisa, como por exemplo, no lugar de lançar o tema "água", o professor pode elaborar uma questão ou problema: "Por que a água é importante para a vida do ser humano?". Esse tipo de questão, leva o aluno a selecionar as informações colhidas, de maneira a responde-la e não apenas copiar o material da Internet.

De acordo com Almeida e Fonseca Júnior (2000) na construção de um projeto devem ser planejadas as seguintes etapas:

  • Identificação de um problema;

  • Levantamento de hipóteses, solução e prováveis respostas;

  • Mapeamento do aporte científico (recursos materiais ou tecnológicos necessários);

  • Seleção de parceiros;

  • Definição de um produto (seria um site na Internet? Um trabalho impresso? Um CD-ROM?);

  • Documentação e registro (um registro diário com anotações dos endereços consultados, livros, visitas, entre outros);

  • Método de acompanhamento e avaliação;

  • Publicação e divulgação (apresentar e divulgar os trabalhos na própria escola e fora dela, em simpósios, congressos, encontros, etc.

Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos autores ou Site.

Veja nosso novo Canal no YouTube!


Siga-nos nas Redes Sociais

• Outros Artigos Publicados

Notas:[1]
Editoria de Educação do Site de Dicas.
Email: sitededicas@gmail.com

Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.

Cássia Ravena Mulin de Assis Medel - ravenamedel@yahoo.com.br
É Professora e Orientadora Pedagógica do CIEP 277 João Nicoláo Filho "Janjão" e da E.M. Prof. Ewandro do Valle Moreira, localizadas no município de Cantagalo-RJ.

© Copyright 2025 - https://www.sitededicas.com.br - Todos os Direitos Reservados
É Proibida a Reprodução Total ou Parcial de Qualquer Conteúdo deste Site para Fins Comerciais ou Pessoais sem a autorização expressa dos Autores ou do Site
Termos de Uso
Fale Conosco - sitededicas@gmail.com